Deuses Enfurecidos Livro
de Renato Fontinha
Sobre
o LivroNo século XVI, em plena época dos Descobrimentos, o rei de Portugal decide fundar Nova Lisboa, uma colónia na foz do Amazonas. O objectivo: servir de base para a busca do mítico El Dorado.
Como tantas vezes sucedeu nas colónias portuguesas no Brasil, nela se cruzarão as vidas mais díspares: índios que procuram desesperadamente resgatar o seu deus, um padre envolvido em negócios obscuros, escravos negros obcecados por regressar a África, um tabelião que tudo faz para conquistar o amor da sua mulher, jesuítas empenhados em proteger os nativos dos abusos dos cristãos e bandeirantes cuja missão é capturar escravos. Sitiada por índios canibais determinados em exterminar os intrusos, assolada pela fome, peste e traição, Nova Lisboa ainda terá de travar uma luta desesperada contra o exército de um homem que não parará diante de nada até consumar a sua vingança.
Um livro de muito fácil leitura, cativante, que nos mostra o outro lado dos descobrimentos e colonização, da instrumentalização de que eram vitimas as pessoas por parte da igreja. Uma leitura da qual não temos vontade de parar. O único senão é o preço. Não percebo porque há livros de autores portugueses mais caros que de autores estrangeiros.