Despertar o Gosto Pela Leitura e Pela Escrita
Coesão e coerência na produção textual
de Maria Bárbara Serrano André
Sobre
o LivroProfessora aposentada, com cerca de quarenta anos de experiência lectiva, neste campo, gostaria de passar esta minha vivência, com a divulgação deste trabalho, pelo que passo a apresentar as razões que vêm justifica-la: Criar, nos meus alunos, o gosto pela leitura e, a pouco e pouco, criar neles o prazer da escrita, através de estratégias várias, levando-os a não poderem passar a semana sem recorrerem, com assiduidade, a estas actividades, ou melhor, a enfrentar estes grandes desafios que, por certo, irão contribuir para uma produção textual coesa e coerente.
Se a Escola não abraçar, com paixão, este árduo trabalho, por certo, as novas tecnologias, sobretudo, as mais recentes, tomarão o seu lugar, mas quando unidas poderão dar um grande contributo à sociedade actual. Separadas, creio que não vão conseguir o trabalho que todos (pais, professores e alunos) ambicionamos.
De facto temos de acompanhar os nossos alunos, não os deixar sozinhos entregues à sua sorte. Eles precisam de estímulos, pois, quando isso acontece, eles superam-se. Há que dar tempo ao tempo, deixá-los crescer, deixá-los procurar e finalmente encontrar o gosto pela leitura e pela escrita. É preciso entusiasmá-los, envolve-los… e, eu senti, muitas vezes, essas experiências. Eu procurei marcá-los, tocá-los, prepará-los para a vida…