Da Autonomia do Político

Entre a Idade Média e a Modernidade

de José Maria Silva Rosa

editor: Documenta, dezembro de 2012
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Entre a Idade Média tardia e os alvores da Modernidade encontramos o embate mais frontal que o Ocidente conheceu entre duas ordens irredutíveis de legitimação do poder político: a doutrina do poder absoluto do papa (plenitudo postestatis papalis) e a recusa intransigente desse poder em nome de uma nova ordem jurídica e política. O confronto entre a hierocracia pontifical e os defensores da separação de poderes foi meridiano e do progressivo triunfo da razão natural e da liberdade resultou aquilo que hoje continuamos a chamar autonomia da política. […]

A ideia mestra que presidiu à organização desta obra, e outrossim ao evento que antes a possibilitou, foi justamente a de pensar a política numa época de transição e de emergência de uma nova consciência, mais concretamente no período que está entre a Idade Média e a Modernidade, época que alguns chamam «Idade Média tardia», «Outono da Idade Média», outros de pré-renascentista, protomoderna, etc.
José Maria Silva Rosa, «Introdução»

Da Autonomia do Político

Entre a Idade Média e a Modernidade

de José Maria Silva Rosa

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898618078
Editor: Documenta
Data de Lançamento: dezembro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 218 x 26 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789898618078
José Maria Silva Rosa

José Maria Silva Rosa nasceu em 1965, em Vila de Rei. Licenciatura (1993), Mestrado (1997, Em busca do Centro. Investigações sobre a noção de Ordem na obra de Santo Agostinho) e Doutoramento (2005, O Primado da Relação. Da intencionalidade trinitária da Filosofia) na Universidade Católica Portuguesa - Lisboa. Foi docente nesta Universidade de 1992 a 2002; neste momento é Professor Auxiliar Universidade da Beira Interior, Covilhã. Os seus principais interesses situam-se nas áreas do Pensamento Antigo, Patrístico e Medieval, da Fenomenologia e Filosofia da Religião, dos Estudos Bíblicos, da Teologia Política e da Fenomenologia da Espiritualidade, áreas onde tem vários livros e numerosos artigos publicados.

(ver mais)
Maquiavel e o Maquiavelismo

Maquiavel e o Maquiavelismo

10%
Edições Almedina
20,70€ 10% CARTÃO
portes grátis