Conversa de burros, banhos de mar e outras crónicas exemplares

Curso Breve de Literatura Brasileira - Volume 14

editor: Cotovia, novembro de 2006
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Antologia organizada e apresentada por: John Gledson.
Conversa de burros, banhos de mar e outras crónicas exemplares inclui textos de:

MACHADO DE ASSIS
"Pancrácio", "Vae Soli: ‘Gentil viúva...’, "Sermão do diabo", "Conversa de burros", "Canção de Piratas", " O punhal de Martinha", "Mancinelli / Mowat, "Abílio".

OLAVO BILAC
"Haxixe", "Sonho africano", "Os xerentes", "Santos Dumont", "Eça de Queirós", "A revolta da vacina", "O morro do castelo", "A Avenida Central"

JOÃO DO RIO
"O culto do mar", "As crianças que matam", "As mariposas do luxo", "O barracão das rinhas", "O velho mercado", "O charuto das Filipinas"

LIMA BARRETO
"O morcego", "A lei", "A volta", "Não as matem", "Quase doutor", "Velhos "apedidos" e velhos anúncios", "Elogio da morte", "O encerramento do congresso"

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
"Vila de utopia, "Personagem", "O sono", "Capítulo do Gênesis", "Delícia de Manaus", "Hoje não escrevo"

RUBEM BRAGA
"A visita do casal", "Buchada de carneiro", "São Cosme e São Damião", "Lembranças da fazenda", "História triste de tuim", "O mato", "Em Roma, durante a guerra", "A traição das elegantes"

FERNANDO SABINO
"A quem tiver carro", "De mel a pior", "Como melhorar a memória", "A falta que ela me faz", "O brasileiro, se eu fosse inglês", "O tapete persa", "Dona Custódia", "O juramento"

PAULO MENDES CAMPOS
"Revolução", "Dois bons filhos", "Aventura em Lisboa", "Pai de família sem plantação", "Sobrevoando Ipanema", "O saco de confetes", "Lua-de-mel", "Duas damas distintas"

STANISLAW PONTE PRETA
"Vamos acabar com esta folga", "A vaca e o câmbio", "O anjo", "Vovocídio", "Barba, cabelo e bigode", "Teresinha e os três", "Momento na delegacia", "Foi num clube aí"

CLARICE LISPECTOR
"Die irae", "Como uma corça", "Banhos de mar", "O medo de errar", "As caridades odiosas", "Cem anos de perdão", "Tentativa de descrever sutilezas", "Dia das mães".


« O processo de selecção foi difícil - há um excesso de material excelente, muito do qual, por outro lado, tinha de rejeitar por razões extraliterárias. O que segue, então, é uma combinação do dulce e do utile (outro lugar-comum de quase toda escrita sobre a crónica), com ênfase no primeiro; mas, como aprendi história brasileira na companhia deste gênero, achei que podia ser revelador dar uma espécie de ordem histórica - experimental, como disse, e que não foi imposta de fora. Ao contrário, foi surgindo enquanto escolhia os autores e as crónicas. Isto para ajudar a compreensão e ajudar a entender o Brasil, o que não deixa de ser dulce também.
Finalmente, devo talvez dizer que o leitor pode achar que o Rio de Janeiro tem aqui uma representação excessiva. Pode ser, mas há razões para isso. Sobretudo no passado, quando era a capital - a "Corte", a "Capital Federal", a "Cidade Maravilhosa" -, o Rio reflectia, de forma concentrada, mudanças que afectavam todo o país. O que é muito importante, sua geografia histórica - a velha cidade de aspecto ainda colonial, caótica, de Machado de Assis; a Avenida Central e o elegante Botafogo da belle époque; os prédios de Copacabana; a vida praieira da Ipanema dos tempos da bossa nova; as favelas subindo nos morros, pertinho dos bairros da burguesia - ofereceu símbolos e imagens, que, para bem ou mal, reflectem o país inteiro. »
John Gledson, in "apresentação"

Conversa de burros, banhos de mar e outras crónicas exemplares

Curso Breve de Literatura Brasileira - Volume 14

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727951673
Editor: Cotovia
Data de Lançamento: novembro de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 129 x 203 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 344
Tipo de produto: Livro
Coleção: Curso Breve de Literatura Brasileira
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789727951673
O Ano do Pensamento Mágico - Edição Especial

O Ano do Pensamento Mágico - Edição Especial

20%
Cultura Editora
13,60€ 17,00€
portes grátis