Controvérsias à Esquerda

de Paulo Fidalgo

editor: Campo das Letras, março de 2008
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

«Sob a aparência do regresso a velhos debates Paulo Fidalgo debate o mais actual dos problemas da esquerda: o de um programa de governo que seja realmente de esquerda.
Escrito com rigor histórico e agilidade dialéctica, o seu livro é um estimulante contributo para a revalorização do papel da teoria na superação da encruzilhada em que se encontra a luta pelo socialismo.»
Carlos Brito

«O século XX viu nascer e morrer os primeiros estados socialistas. Entre os dirigentes comunistas e por muito que isso nos surpreenda, tão estrondoso fracasso está por discutir e entender em toda a sua dimensão, para além da simplificada explicação oficial. Como se os ideais dispensassem as ideias e a militância, a reflexão. Paulo Fidalgo escreve contra esse esquecimento da História, recordando com grande actualidade antigos e mal resolvidos dilemas da transição para o socialismo, no Estado e fora dele, na economia e na política, no espaço nacional ou para além dele. Para que a alternativa socialista se afirme e avance, sem ficar prisioneira da esperada Revolução.»
João Semedo

«Paulo Fidalgo regressou aos textos medulares do marxismo, despojado dos dogmatismos que amiúde descaracteriza(ra)m, para enfrentar problemas de hoje, da esquerda insusceptível de renunciar à sua axiologia e ao seu destino metamorfoseador.
Análise do poder, das implicações sistémicas que dele fluem ou das estruturas e afeiçoamentos que o conformam, sobretudo na esfera das alianças e equilíbrios para uma viragem sustentada, este livro, rico de informação e subtileza hermenêutica, atento a problemáticas que marcam o presente colectivo, propõe-se como momento a induzis o diálogo, reflexões e dinâmicas além do acriticismo e da imediaticidade. Daí o interesse de que se reveste para quantos ousam pensar criativamente o mundo que passa.»
José Manuel Mendes

«Neste livro, o autor oferece-nos o seu pensar sobre questões delicadas, tendo presente as fragilidades actuais do movimento comunista internacional e a necessidade de repensar o presente e o futuro da sua acção própria e das suas alianças. (…)
São polémicas, e naturalmente questionáveis, algumas das leituras feitas e das propostas sugeridas por Paulo Fidalgo (…).
Entretanto, há que pôr em relevo não apenas o esforço sério e sólido de Paulo Fidalgo em encontrar respostas para os problemas, mas, acima de tudo, a coragem intelectual de os atacar.
Pelo que analisa, reflecte e propõe, pelo que desperta para debate, este livro é oportuno, bem-vindo e merece ser lido.»
Manuel Carvalho da Silva, do Prefácio

Controvérsias à Esquerda

de Paulo Fidalgo

ISBN: 9789896252717
Editor: Campo das Letras
Ano: 2008
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192
Tipo de produto: Livro
Coleção: CAmpo da Actualidade
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789896252717
Paulo Fidalgo

Paulo Fidalgo é médico gastrenterologista. Nascido a 25 de Abril de 1955, iniciou-se no movimento estudantil em 1972, tendo ingressado na União de Estudantes Comunistas. Pertenceu à Direcção da Associação de Estudantes de Medicina e aos órgãos nacionais do movimento associativo. Participou em 1979 na fundação do Sindicato dos Médicos da Zonal Sul, tendo sido seu vice-presidente. Colaborou na fundação da FNAM em 1988 pertencendo ao seu Conselho Nacional.
Nos anos 90, trabalhou na Comissão de Saúde do PCP sob a coordenação de Edgar Correia.
Foi nomeado em 1995 pela Ministra da Saúde, Dr.ª Maria de Belém, para a Comissão do Estatuto do Hospital Público. Nesse período, foi ainda nomeado para o Comité de Promoção de Saúde e no Comité de Investigação junto da União Europeia.
Em 2000 foi delegado ao XVIº Congresso do PCP. No quadro das divergências então verificadas, participou na criação da Associação Política Renovação Comunista, da qual é actual Presidente.

(ver mais)