Contabilidade de Gestão

de António Baltazar Mortal

editor: Rei dos Livros, outubro de 2007
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

O texto é apresent ado em vinte e dois capítulos e dois apêndices, numa sequência que julgamos lógica, mas que pode ser discutível. Não dividimos o texto em partes, como é costume ver-se, porque alguns capítulos incorporam aspectos di ferentes da matéria. Por exemplo, o capítulo em que nos ocupamos dos custos padrões trata simultaneamente os aspectos do seu cálculo (cálculo de custos), e o lado dos desvios (análise de custos).
Para facilitar a compreensão da matéria, procurámos que a linguagem utilizada não fosse excessivament e técnica e apresentamos em cada capítulo exemplos esclarecedores e, quase sempre, exercícios resolvidos.
O primeiro capítulo tem como objecto recordar os principais objectivos das organizações, as funções dos gestores, salientado a importância da contabilidade de gestão para um melhor desempenho daquelas funções.
No segundo e terceiro capítulos, apresentam-se noções fundamentais, formação do custo de produção e diferent es sistemas de determinar os custos de produção, ou seja os sistemas de custeio.
Os capítulos quarto, quinto e sexto colocam a ênfase na importânci a da informação para o processo de decisão, registando a importância do custo marginal na selecção de informação relevante.
Os capítulos sete e oito, ocupam-se da repartição de gastos por centros de actividade, incluindo o método ABC, reconhecido de grande utilidade para o sector dos serviços e sector público.
Os capítulos nove, dez e onze tratam da forma de determinar os custos unitários dos produtos e do modo de separar os custos conjuntos.
Os capítulos 12 a 15 têm a ver com o processo orçamental. Incluímos um apêndice ao capítulo doze para tratar a questão da gestão dos aprovisionamentos, e outro ao capítulo catorze para enumerar e rel acionar as demonstrações de fundos, incluindo a demonstração de fluxos de caixa, tornada recentemente obrigatória em PORTUGAL como parte integrante das demonstrações financeiras. Também se incluiu um capítulo com os conceitos de equilíbrio financeiro e de tesouraria conceitos muito relevantes para o controle de gestão.
Os capítulos dezassete, dezoito e dezanove colocam a ênfase na análise e controle de custos O capítulo vinte trata do " balanced scorecard", uma importante ferramenta de gestão que se propõe ajudar a gestão a traduzir a estratégia da empres a no plano operacional e muito útil na avaliação do desempenho. Será também da maior utilidade no tratamento dos efeitos da responsabilidade social corporativa, uma nova dimensão empresarial que atende às questões do meio ambiente natural e às questões sociais.
O capítulo vigésimo primeiro trata o tema da responsabilidade social, que quando assumida de forma consciente e inteligente contribui de forma decisiva para a sustentabilidade e melhoria do desempenho empresarial.
Finalmente, com o capítulo vigésimo segundo, pretendemos chamar a atenção para o interesse da contabilidade de gestão para melhorar a eficácia e eficiênci a no sector público.

Contabilidade de Gestão

de António Baltazar Mortal

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725111307
Editor: Rei dos Livros
Data de Lançamento: outubro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 233 x 28 mm
Páginas: 456
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Contabilidade
EAN: 9789725111307