Condição Feminina no Império Colonial Português

de Clara Sarmento
Editor: Politema - IPP, dezembro de 2008 ‧
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
Ausentes ou mistificadas, silenciadas ou vitimizadas, as mulheres da História de Portugal são exemplo do papel desempenhado pelo discurso historiográfico e pelo crivo da ideologia e da memória colectiva na formação das identidades, das suas práticas e representações. A ausência da mulher emerge em especial no momento de analisar a condição feminina no vasto cenário do espaço colonial e metropolitano, do Brasil ao Extremo Oriente, passando pela Europa, África e Índia, entre o início da expansão do século XVI e a devolução das colónias. Descrevendo com seriedade científica as vivências e os (pre)conceitos de que as mulheres foram sujeitos e objectos, esta obra convoca uma multiplicidade de disciplinas, para que as perspectivas e a selecção das fontes e metodologias sejam isentas e plurais, e acolhe as mais diversas origens nacionais, para que se façam ouvir em sintonia as várias memórias intervenientes na saga global, bem como as diferentes versões da história do império colonial português. [Clara Sarmento]

Condição Feminina no Império Colonial Português

de Clara Sarmento

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728688547
Editor: Politema - IPP
Data de Lançamento: dezembro de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 171 x 241 x 32 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 459
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789728688547

SOBRE O AUTOR

Clara Sarmento

Agregada em Estudos Culturais, Universidade de Aveiro.
Doutorada em Cultura Portuguesa, Mestre em Estudos Anglo-Americanos e Licenciada em Estudos Portugueses-Ingleses, Universidade do Porto.
Visiting scholar, Departamento de Inglês, Brown University, USA. Docente, orientadora e arguente de mestrado e doutoramento em Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil e Argélia. Investigadora da COST action CA18126 "Writing Urban Places. New Narratives of the European City". COST Action Independent External Expert. Fundadora, diretora e investigadora do CEI – Centro de Estudos Interculturais, ISCAP-P.PORTO. Professora coordenadora com Agregação, ISCAP-P.PORTO. Fundadora e diretora do Mestrado em Intercultural Studies for Business, ISCAP-P.PORTO. Dois mandatos como diretora do Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas, ISCAP-P.PORTO. Membro do Conselho Consultivo do ISCAP-P.PORTO e da Porto Executive Academy. Conselheira Editorial em Antropologia e Guest-Editor, Cambridge Scholars Publishing (CSP), UK. Guest-Editor, Anthropology and Ethnology Open Access Journal, Medwin Publishers. Membro fundador da Rede Nacional em Estudos Culturais e da ECREA Women's Network.

Distinções: 'American Club of Lisbon Award for Academic Merit'; Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais, U.COIMBRA; bolsa PRODEP III (CE); 'Meet our Authors Campaign', 'best-selling title on study of poetry' e 'book of the month-Social Sciences', CSP, UK; 7 prémios PAPRE (P.PORTO) para publicações em revistas de elevada qualidade; Gardners' (UK) 'Author of the Month', março 2020; Prémio Santander UNICOVID; Bolsa Santander Boas Práticas em E-Learning; júri das 'Sete Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa'; 'International Impact Book Awards', março 2022; BookFest Fall 2022 Award, 3º lugar em 'Business-Entrepreneurship'; Prémio Interculturalidade 2022 – Educação.

Livros, capítulos e artigos; conferências; membro de comissão científica; referee e gestora de projetos em: Cultura e Literatura Portuguesa e Anglo-Americana; Estudos Culturais e Interculturais; Etnografia; Estudos Feministas e de Género; Cultura Aplicada aos Negócios, Turismo e Desenvolvimento; Metodologias de Investigação; Graffiti e Street Art.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR