Como Não Escrever um Romance
200 erros clássicos e como evitá-los
de Howard Mittelmark e Sandra Newman
Grátis
Sobre o livro
Sobre
o LivroAdmita: você tem um romance brilhante, incrível, comovente e irresistível. Quer ele esteja só na sua cabeça ou guardado numa gaveta ou pasta escondida do seu computador, a verdade é que você tem uma história para contar. E agora? O que fazer para partilhar com o mundo a sua imperdível narrativa? Bem, a melhor coisa a fazer é ter a certeza de que o seu brilhante esforço literário é mesmo brilhante. Quase todos os manuais de escrita criativa concordam que a escrita é uma vocação que se vai trabalhando ao longo do tempo e que não se pode simplesmente «aprender» a escrever bem. Pode sim, aprender como não escrever - ou seja, que erros fatais de narrativa, enredo, caracterização e estilo deve evitar a todo o custo (pelo menos a custo de vir a ser publicado.
Como não Escrever Um Romance é um guia indispensável para não se perder nos caminhos da escrita.
The Daily Record
Comentários
Opinião
dos leitoresDetalhes do produto
Detalhes
do ProdutoLivros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
É uma boa ajuda para quem gosta de escrever e quer melhorar. O que considero mais positivo é o facto de nos mostrarem o que devemos evitar e não o que devemos fazer, deixando que isso seja a nossa criatividade a ditar, servindo apenas de um “guia/editor/revisor” do nosso trabalho. É uma boa solução quando não há muitos cursos de escrita criativa disponíveis.
Este livro apresenta exemplos (textos que nós podíamos ter escrito), explica qual o erro e nós percebemos. Há erros do género: muitas palavras caras que obrigam o leitor a consultar o dicionário a cada parágrafo. Os autores dão um texto como exemplo e explicam a seguir porque isso é mau.
Para quem escrever, ou está a iniciar a aventura na escrita, é natural que este titulo lhe chame a atenção. Como já escrevia há algum tempo de forma independente, e lia tudo sobre escrita criativa, comprei o livro e li de uma assentada. É bom a chamar à realidade ao escritor para que fuja aos clichés, mas atenção, pode ser muito destrutivo também. Li, considero que me ajudou, mas não levo ao pé da letra. O que hoje não é aceite na escrita, amanhã mudou totalmente... mas recomendo a iniciantes.
Ainda não o li na integra, mas como ando a tentar escrever um romance, este livro chamou-me a atenção. No entanto, para quem está a tentar ser "revolucionário" neste campo, tomem cuidado pois este livro pode ser um pouco destrutivo, mostrando que estamos a fazer tudo mal.