Comentário ao Código das Sociedades Comerciais

de Jorge Henrique da Cruz Pinto Furtado

editor: Edições Almedina, junho de 2009
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
NOTA PRÉVIA

Voaram mais de vinte anos sobre o honroso compromisso assumido perante o meu querido e sempre saudoso mestre, Doutor RAÚL VENTURA, de me ocupar dos primeiros 84 artigos deste Comentário ao Código das Sociedades Comerciais, tão auspiciosa e superiormente por ele iniciado sobre outros preceitos.
Logo em 93, ainda consegui apresentar um grosso volume acerca das Deliberações dos Sócios, comentando os arts. 53 a 63 - mas, depois disso, arrastado pelo turbilhão de múltiplos outros afazeres que se intrometeram e me avassalaram por todo este tempo, não consegui prosseguir no esforço empreendido.
Só hoje - porventura quando já ninguém o esperaria! — contrito pela dimensão da pausa mas com redobrado entusiasmo, venho dar novo impulso à empresa prometida.
Peço a Deus que me dê forças e uma réstia de luz para poder concluí-la.
O actual volume, que sistematicamente vai constituir o 1.º do Comentário, trata da matéria inicial do Código, abarcando os arts. 1.º a 19, sob a epígrafe Âmbito de Aplicação — Personalidade e Capacidade — Celebração do Contrato de Sociedade e Registo.
O seguinte, já em elaboração, compreenderá o comentário aos arts. 20 a 35, sob o título Obrigações e Direitos dos Sócios em Geral.
Tenho, evidentemente, já esboçado todo o programa que me proponho levar a cabo - mas, certamente, não vou agora falar dele.
Sou daqueles que preferem apresentar obra feita a anunciar programas de projectos meramente congeminados.
Para já, aqui temos este volume.
Faço votos por que ele tenha o favor que sempre generosamente me tem sido dispensado pelos estudiosos e práticos do Direito — pois é para eles que escrevo.
À última hora, fui obrigado a retardar um pouco a sua publicação porque tive de introduzir nele as adaptações e aditamentos suscitados pelo Decreto-Lei n.º 247-B/2008, de 30 de Dezembro e pelas Portarias n.ºs 3/2009 e 4/2009, ambas de 2 de Janeiro.
Lisboa, Março de 2009
Pinto Furtado

Comentário ao Código das Sociedades Comerciais

de Jorge Henrique da Cruz Pinto Furtado

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724037462
Editor: Edições Almedina
Data de Lançamento: junho de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 164 x 235 x 30 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 498
Tipo de produto: Livro
Coleção: Obras de Raúl Ventura
Classificação temática: Livros em Português > Direito > Direito Comercial
EAN: 9789724037462