Wook.pt - Cofrêt Col. Descobrimentos Portugueses

Cofrêt Col. Descobrimentos Portugueses

600 Anos do início da Expansão Portuguesa

de José Manuel Garcia 

22,00€
Esgotado ou não disponível.
Sinopse

VOLUME 1
O INÍCIO DOS DESCOBRIMENTOS COM O INFANTE D. HENRIQUE


Com a conquista de Ceuta em 1415 Portugal começou o amplo e complexo processo da sua expansão pelo mundo. Tal processo ficou marcado pelo fenómeno dos Descobrimentos em que o conceito de descobrir reúne noções como as de buscar e achar.
O infante D. Henrique foi o protagonista do arranque dos Descobrimentos pois foi ele quem promoveu o reconhecimento e ocupação das ilhas do Atlântico bem como a exploração do litoral africano. Foi a partir de 1434 que se começaram a abrir novos horizontes geográficos e económicos, quando Gil Eanes conseguiu passar a barreira psicológica e física que era o cabo Bojador, tendo-se em 1460 chegado à Serra Leoa e desejando-se ir mais longe em busca das Índias.

VOLUME 2
O PROGRESSO DOS DESCOBRIMENTOS NO TEMPO DE D. AFONSO V E D. JOÃO II


Depois da morte do infante D. Henrique em 1460 houve uma pausa no processo dos Descobrimentos que só foi retomado em 1469.
Em 1474, o príncipe D. João, futuro D. João II, foi encarregado de retomar os Descobrimentos tendo em vista alcançar as Índias, colocando-se-lhe duas alternativas: prosseguir a exploração da costa de África ou avançar para ocidente. A guerra que entretanto eclodiu entre Portugal e Castela não permitiu. Só o conseguiu fazer depois de subir ao trono tendo sido logo em 1482 que tomou a iniciativa de ordenar a Diogo Cão que continuasse a contornar a África até que em 1488 Bartolomeu Dias conseguiu ultrapassar o seu extremo sul, a que que se pôs o nome de cabo da Boa Esperança.

VOLUME 3
A DESCOBERTA DO CAMINHO MARÍTIMO PARA A ÍNDIA

Depois de subir ao trono em 1495 o rei D. Manuel I decidiu dar continuidade ao projecto das Índias, que ficara suspenso em 1488, tendo por isso ordenado a conclusão dos preparativos da armada que para lá se deveria dirigir sob o comando de Vasco da Gama. Esta armada partiu de Lisboa em 8 de Julho de 1497 com quatro navios, iniciando uma viagem que seria a mais longa das que até então haviam sido realizadas. Vasco da Gama seguiu uma nova rota para passar o cabo da Boa Esperança que o obrigou a realizar uma larga volta pelo Atlântico Sul. Depois de ter ultrapassado aquele cabo o grande navegador procedeu à exploração cuidadosa da costa da África Oriental até chegar a Melinde.

VOLUME 4
VASCO DA GAMA E A ÍNDIA

Depois de ter chegado à Índia, Vasco da Gama dirigiu-se a Calecut, que era então o principal centro do comércio das cobiçadas especiarias, aí tendo realizado negociações com o soberano local. O capitão-mor verificou que não vinha bem preparado para a sua missão além de que teve de enfrentar adversidades resultantes da hostilidade com que os comerciantes muçulmanos o receberam.
Depois de ter passado por momentos difíceis Vasco da Gama abandonou Calecut sem ter estabelecido um acordo comercial, prosseguindo o descobrimento da costa indiana para norte até chegar à ilha de Angediva. Daqui iniciou uma difícil viagem de regresso a Portugal na qual morreram muitos dos tripulantes da sua armada.

VOLUME 5
O CONHECIMENTO DO ÍNDICO E DO PACÍFICO

A partir de 1500 os Portugueses começaram a identificar as regiões que marginavam o Índico, tendo sido assim que se procedeu à descoberta do resto da África Oriental e das ilhas anexas, além de áreas do interior. Na Ásia reconheceram-se as regiões em torno do mar Vermelho e do golfo Pérsico, bem como a identificação do resto do litoral da Índia, estabelecendo-se os primeiros contactos com Ceilão em 1506.
Em 1509, chegam a Samatra e a Malaca, tendo sido a partir da conquista desta cidade em 1511 que estabeleceram contactos com outras regiões do Sudeste Asiático, de entre as quais se destacaram as Molucas. Os Portugueses descobriram então um novo oceano, aquele que denominariam de Pacífico.

VOLUME 6
OS ÚLTIMOS GRANDES DESCOBRIMENTOS NO ORIENTE

Depois de os portugueses terem conquistado Malaca em 1511 estavam criadas as condições para a exploração de rotas para os mais longínquos territórios do Oriente, de entre os quais se destacou a China, que foi aquele que mais atenção lhes despertou desde que lá foram pela primeira vez em 1513.
De entre outros temas de destaque da História dos Descobrimentos dos portugueses no longínquo Oriente há a assinalar a ida a ilhas como a de Timor e a grande viagem de Fernão de Magalhães.
Finalmente há a considerar a realização do último grande descobrimento português que foi o do Japão, sendo também o mais problemático.

VOLUME 7
O CONHECIMENTO DO NOVO MUNDO

O descobrimento da América levado a cabo por Cristóvão Colombro em 1492 foi antecedido de múltiplos projectos portugueses de descobrir ilhas no Atlântico que o influenciaram mas que não tiveram resultados palpáveis.
A chegada a um Novo Mundo, que inicialmente se defendeu ser a Ásia, suscitou um processo litigioso entre os Reis Católicos e D. João II que terminou em 1494 com a assinatura do Tratado de Tordesilhas. A negociação para este acordo coloca muitas questões nomeadamente sobre os descobrimentos que se lhe seguiram. Portugal teve então um papel importante tanto na exploração da região da Terra Nova e do Lavrador, na América do Norte, como no de um novo território na América do Sul como era o Brasil.

VOLUME 8
À DESCOBERTA DO BRASIL POR PEDRO ÁLVARES DE CABRAL

Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 1500 no decorrer da segunda viagem dos portugueses à Índia. Uma das questões que este descobrimento coloca reside em saber da intencionalidade ou não daquele navegador querer explorar uma área do Atlântico que ficava muito para ocidente da que era necessário percorrer para poder passar o cabo da Boa Esperança, de acordo com a nova rota atlântica determinada em 1497 por Vasco da Gama.
O que é certo é ter Pedro Álvares Cabral descoberto uma terra ocidental até aí desconhecida dos portugueses onde estes estabeleceram contactos amistosos com os ameríndios, cujo conhecimento é do maior interesse apreender.

VOLUME 9
VIAGENS E ENCONTROS NO INÍCIO DA MUNDIALIZAÇÃO


Os portugueses descobriram quase todas as partes do Mundo menos algumas das áreas da América e uma área onde não chegaram a ir que corresponde à Austrália.
Ao equacionarmos a História dos Descobrimentos devemos ter em conta as condições dos viajantes que os fizeram pelo que há a considerar aspectos da vida a bordo dos navios.
Num balanço final do processo dos Descobrimentos temos também de equacionar a forma como eles contribuíram entre outros aspectos para o conhecimento de nova fauna e flora. Tais fenómenos constituem alguns dos aspectos que melhor traduzem a mundialização que então se iniciou, sendo que neste processo tão significativo um dos aspectos mais importante foi o de se ter tornado possível passar a conhecer a Terra tal como hoje a vemos.

Cofrêt Col. Descobrimentos Portugueses
ISBN: 5600818931272Edição ou reimpressão: Editor: Palmo a PalmoIdioma: PortuguêsDimensões: 214 x 221 x 59 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 864Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > História > História de Portugal
X
Coloque aqui o seu comentário
Cofrêt Col. Descobrimentos Portugueses
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
wook deve saber
Promoção válida para o dia 21-10-2017

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:
Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.
X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
recomendar
Cofrêt Col. Descobrimentos Portugueses de José Manuel Garcia 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes válida para entregas em Portugal Continental, em encomendas de valor igual ou superior a 15€ e devolução, em cartão Wookmais, do valor debitado de portes em encomendas de valor inferior a 15€, para envios em CTT Expresso Dia ou Rede Pickup.

Oferta de Portes válida para entregas nos Açores e Madeira, em todas as encomendas enviadas por CTT Expresso Clássico – Ilhas. Ofertas de portes válidas para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.
X
wook deve saber


EM STOCK – ENTREGA EM 24H
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 17 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia, recebendo-a no dia útil seguinte. Encomendas pagas após as 17 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda. 

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm envio previsto a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
Temos pena de o ver partir!
Pode voltar a subscrever as nossas newsletters a qualquer momento, na sua área de cliente em "Newsletters".
Junte-se à comunidade wook nas redes sociais:
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.