Cinco Escudos Azuis

A História da Selecção Nacional de Futebol de 1921 Até aos Nossos Dias

de Afonso de Melo
editor: Dom Quixote, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
«No dia 17 de Dezembro de 1921, a selecção portuguesa de futebol deslocou-se a Madrid para defrontar a Espanha. Perdeu por 3-1. O jogo ficaria para a história porque foi a primeira vez que uma representação nacional de futebol entrava em campo com a camisola das quinas. De 1921 a 2004 passaram-se mais de 80 anos.
A selecção portuguesa, que começara por ser praticamente um grupo de amigos apaixonados pelo futebol, quase todos vindos da Casa Pia de Lisboa, tornou-se aos poucos uma paixão nacional. Ricardo Ornellas, um dos responsáveis pelo seu aparecimento, chamou-lhe um dia a «equipa de todos nós». Eusébio, Figo, Rui Costa, Humberto Coelho, Travassos, Pepe, Matateu, Coluna, Jordão, Fernando Couto, Oliveira, Otto Glória, Manuel da Luz Afonso, José Torres, Peyroteu, Pauleta, Cândido de Oliveira... tantos e tantos nomes que nos fizeram, aqui e ali, viver momentos únicos de entusiasmo colectivo de um país reencontrado consigo próprio num campo de futebol. Era tempo de se escrever a sua história. A história de um clube chamado Portugal que joga com cinco escudos azuis no peito da camisola.»

Cinco Escudos Azuis

A História da Selecção Nacional de Futebol de 1921 Até aos Nossos Dias

de Afonso de Melo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722026406
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 240 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Desporto e Lazer > Futebol Livros em Português > Literatura > Estória
EAN: 9789722026406
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Afonso de Melo

Afonso de Melo trabalhou, colaborou e escreveu, a grosso ou a retalho, para a Soberania do Povo, Semanário, O Liberal, Século, O Jornal, A Bola, O Jogo, O Comércio do Porto, A Capital, Record Dez, Focus, Vida Mundial, Jornal de Letras, Atlântica, Privado, O Benfica, suplemento Fugas do Público. Foi correspondente em Portugal do France Football, do espanhol As e do jornal polaco Reczespospolita, bem como colaborador das revistas japonesas Soccer Hiyo e Sportiva2. Durante o Campeonato do Mundo de 2002, foi colunista do jornal Aajkaal, de Calcutá. Escreveu no jornal Sol durante o Euro 2008. Foi durante muitos anos fornecedor de matérias para a Grande Enciclopédia Portuguesa-Brasileira. Fez parte do Gabinete de Imprensa do Euro 2004, como Media Relations Manager, e assessor de Imprensa para a Seleção A de futebol durante o Euro 2004 e o Mundial 2006. Recentemente foi o diretor-editorial de Jornada. Colaborador da BenficaTV. É autor dos livros Tantas Vezes Tu; Portugal em Calções; A Lenda de Jorge Bum!, com Ponto de Exclamação; Doping – A Triste Vida do Super-Homem; Cinco Escudos Azuis – A história da selecção nacional de futebol; Factos, Números e Nomes da Selecção Nacional de Futebol; Viagem em Redor do Planeta Eusébio; A Princesa-Que-Tinha-Uma-Luz-Por-Dentro; Não Morrerei em Buenos Aires; A Pátria Fomos Nós!; Benfica-Sporting/Sporting-Benfica – 100 anos; Sonata Para 5 Violinos; Sabiá na Gaiola; Apito Dourado – As Entranhas do Polvo; O Cão ao Contrário; O Duelo do Século; Eusébio Enciclopédia; A Terra é um Planeta onde Existe a Inglaterra; Se Mais Mundo Houvera; As Extraordinárias Aventuras de Áfrico Barthélémy d’Souza Três Minutos Depois de Ter Morrido; Os Alegres dias do País Triste; Uma Sombra Laranja-Tigre; 1966 - Homens com pressa.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR