Casas com Escritos
Uma História da Habitação em Lisboa
SINOPSE
Mas será que o modelo de casa instituído pelo Marquês de Pombal mudou assim tanto ao longo do tempo? E o que mudou?
Durante séculos, Lisboa foi essencialmente uma cidade de inquilinos. Quem desejava ter uma habitação percorria as ruas da cidade procurando os prédios que tinham «escritos» nas janelas, o que significava que, nesse edifício, haveria uma casa para alugar.
Porém, no século XX, Lisboa torna-se uma cidade de pequenos proprietários. Como se deu e o que determinou uma tão ampla alteração? Esta obra guia-nos pelo crescimento, expansão e alterações da cidade de Lisboa, dos seus bairros e suas casas.
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789725305683 |
| Editor: | Bizâncio |
| Data de Lançamento: | dezembro de 2015 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 174 x 245 x 43 mm |
| Encadernação: | Capa dura |
| Páginas: | 784 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
História
>
História de Portugal
|
| EAN: | 9789725305683 |
OPINIÃO DOS LEITORES
As casas contam histórias
Rita Oliveira
Um livro muito interessante para quem se interessa por urbanismo e, mais em concreto pela cidade de Lisboa. Os «escritos» eram aqueles autocolantes brancos que até há não muito tempo se viam nas janelas das casas disponíveis para alugar, mas a autora vai muito além disso, contando a história da habitação de uma cidade não muito grande mas que tem tanta coisa por revelar. Por exemplo, porque é que na primeira metade do século passado as casas mais valiosas e cobiçadas eram os primeiros andares (e não os andares superiores, como hoje em dia)? Muito simples: porque os prédios não tinham elevador. Esta e muitas curiosidades estão neste livro, que é mais de consulta do que de cabeceira mas que dá vontade de ler sempre mais um bocadinho.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
A Lisboa Caes da Europa10%Edições Colibri16,80€ 10% CARTÃOportes grátis
-
Era Uma Vez Lisboa10%A Esfera dos Livros18,90€ 10% CARTÃOportes grátis