Canções e Rondas Infantis
de Fernando Lopes Graça
Sobre
o LivroImagino que seja por me identificar, num recôndito espaço do meu ser, com as vozes que vos legamos neste registo discográfico; com o mundo que elas corporizam; com a música a que dão vida; com a singular coerência, sinceridade e plenitude artística do compositor das Canções e Rondas Infantis. Espero que a escuta destas miniaturas musicais possa transportar o leitor-ouvinte ao extraordinário mundo de Fernando Lopes-Graça, e exerça sobre ele o seu poder regenerador...
Desde então, várias foram as ocasiões em que tive a oportunidade de interpretar obras suas ao piano, realizar trabalhos musicológicos recorrendo ao seu espólio, orientar dissertações relacionadas com a sua figura e obra, apoiar o trabalho de estudantes na descoberta da sua vasta e riquíssima produção musical... em todos esses momentos me senti privilegiada por ter tido um conhecimento pessoal, embora superficial e parco, do autor, e rememorei muitas outras imagens da sua presença na AAM ao tempo em que eu a frequentava.
Mas em nenhum deles tive uma impressão tão vívida de regresso ao passado como no dia do ensaio que comecei por evocar nestas linhas; nunca como então me senti tão próxima da menina que era quando ele por lá passava os seus dias e horas, tão consciente do seu legado sobre mim e tantos colegas de então, tão grata pela proximidade relativa que me foi dado ter com Lopes-Graça e pelo alcance da influência que, apesar de tudo, sei que exerceu sobre mim.
Ana Telles, Évora, 2017