Cálculo e Processamento Salarial

(5ª Edição atualizada)

de Paulo Reis

editor: Lidel
A legislação fiscal e laboral está em constante mudança e obriga os técnicos da área administrativa e processual a atualizarem-se continuamente. Esta nova edição aborda importantes alterações com implicações no cálculo e processamento salarial, como as que se referem ao Código do Trabalho e Reforço da Parentalidade - em vigor desde 01 de outubro de 2019 -, dando-se igualmente especial atenção às regras e critérios das pensões que, desde 2016, têm sido modificadas.

Por outro lado, esta obra vem dar resposta a mudanças estruturais, como a crescente mobilidade funcional e geográfica dos trabalhadores, com introdução de novas formas de subsidiação à contratação de trabalhadores fora da sua área geográfica de residência, bem como à conversão de contratos a termo em sem termo, novas formas de regulamentação do trabalho no regime do banco de horas com a possibilidade de um regime grupal sem a intervenção das Convenções Coletivas de Trabalho, novas regras no pagamento do trabalho extraordinário (tributação em IRS), contenção na contratação a termo e reforço da contratação sem termo, e um forte reforço nos direitos da parentalidade, nomeadamente na proteção dos direitos dos pais e da criança.

Esta 5.ª edição atualizada e aumentada destaca a relação das empresas com a Segurança Social e as principais propostas no âmbito da proteção social. Na sequência da entrada em vigor das Leis n.º 93/2019 e n.º 90/2019 de 04 de setembro, entre outros diplomas, houve o cuidado de atualizar e criar novos casos práticos, através dos quais é possível conhecer as reais implicações destas mudanças na gestão da política salarial das empresas. Contém as principais novidades do OE 2020 com impacto no processamento salarial: tratamento fiscal da atribuição de passe social e da bilhética na utilização de transportes públicos, valorização em sede de IRS de jovens licenciados que concluam a licenciatura em 2020, entre outras alterações.

Pelos conteúdos que aborda, esta obra é dirigida a um público bastante vasto, no qual se incluem diretores, responsáveis e técnicos de recursos humanos, técnicos de gestão de pessoal, administrativos, assim como todos os interessados em aprofundar conhecimentos nas práticas administrativas e processuais de trabalho.

Cálculo e Processamento Salarial

(5ª Edição atualizada)

de Paulo Reis

ISBN: 9789897524349
Editor: Lidel
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 240 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 296
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Gestão > Recursos Humanos
EAN: 9789897524349
e e e e e

A Actualização que faltava

Mafalda C

É um livro que recomendo muito para quem trabalha na área. Já tinha um versão muito antiga e achei necessário uma actualizada. O cálculo e processamento salarial explicado de um modo muito prático e que responde a muitas duvidas

e e e E E

Útil, mas...

Carlos R.

Apesar de ser uma ferramenta útil para auxiliar no processamento salarial, merecia uma maior variedade de exemplos. O problema deste livro (e de todos os do género) são as constantes alterações legislativas a que os nossos governantes nos habituam que o tornam obsoleto em pouco tempo.

Paulo Reis

Licenciado em Ciências Sociais / Sociologia e pósgraduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, pela Universidade Católica. Foi Chefe de Departamento de Pessoal em várias empresas e Chefe de Departamento de Recursos Humanos no Grupo SONAE, nas empresas INTEGRUM e NOVIS. Atualmente é consultor de várias empresas, nas áreas de Gestão Administrativa de Pessoal, Direito Laboral, Gestão Estratégica de RH, Processamento Salarial e Segurança Social, Gestão de Carreiras, Gestão de Competências, Avaliação de Desempenho, Gestão da Formação, entre outras. Coordena e elabora manuais técnicos e e-docs de GRH. Desenvolve projetos de consultoria nas áreas de desenvolvimento do potencial humano, entre as quais se destacam: Análise e redefinição do Quadro de Pessoal, Recrutamento e Seleção de pessoal, Implementação dos Modelos de Avaliação do Desempenho, Gestão da Formação dos Ativos da Empresa, Gestão por Objetivos.

(ver mais)