Aves, Maravilhosas Aves
de Hubert Reeves
Sobre
o LivroHubert Reeves, astrofísico, professor, autor de alguns best-sellers de divulgação científica, em que alia o saber da ciência a uma escrita cativante, ou não fosse ele um grande comunicador, acaba de lançar um novo livro, "Aves, Maravilhosas Aves - os Diálogos do Céu e da Vida", recorrendo ao voo dos pássaros (mas também dos morcegos, que não são aves mas voam, e utilizam um sonar - equivalente ao radar, que o homem conhece e usa há poucas décadas -, os ecos, as vibrações, as frequências AM e FM, há milhões de anos) para explicar « a maravilhosa sequência de fenómenos cósmicos» a que devemos a vida.
O escritor esteve recentemente em Aveiro, nas "Conferências do Milénio", e em entrevista ao jornal "Público" referiu, a propósito do livro: « As aves são uma excelente manifestação das proezas tecnológicas da natureza. As aves migrantes, em particular, fazem coisas extraordinárias que estamos longe de compreender e utilizar. Como viajam, como se orientam nas suas viagens utilizando tanta coisa... o campo magnético, as variações atmosféricas. Como é que encontram o seu ninho depois de viajarem milhares de quilómetros?
« Por exemplo, sabemos que as aves utilizam, entre muitas outras coisas, o campo magnético. Evidentemente que para compreendermos isso, faltava-nos descobrir o campo magnético da Terra. Algo que não descobrimos há tanto tempo assim.
«(...) Quando tentámos descobrir como funcionam os morcegos, aprendemos coisas sobre a própria natureza, as forças, a tecnologia, os mecanismos da natureza...»
Sobre o nosso futuro Hubert Reeves lança um alerta: « O planeta Terra é finito. Os recursos naturais são finitos e os seres humanos comportam-se como se fossem finitos.» «É preciso dar os passos certos para salvar o planeta antes que seja demasiado tarde.»
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoLivros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Zoologia
Saber sobre as aves, sobre o voo, sobre nós e sobre o planeta em que vivemos. Uma abordagem poética da vida.