Wook.pt - Autodesk Revit Building

Autodesk Revit Building

2ª Edição Actualizada

de José Garcia 

40,33€
Esgotado ou não disponível.
Sinopse

Este livro destina-se a todos os Arquitectos, Desenhadores e Estudantes de Arquitectura que desejem iniciar a aprendizagem do AUTODESK REVIT BUILDING ou, já sendo utili¬zado¬res, necessitem de uma obra de consulta que descreva o modo de uso das principais funções do programa e os processos de trabalho mais eficientes. Este livro adopta uma abordagem baseada na resolução de situações reais com que nos deparamos durante o projecto de um edifício, incluindo dezenas de exercícios resolvidos passo a passo. A explicação é complementada com um grande número de figuras, notas, sugestões e truques, realçando os procedimentos mais eficazes.

Prefácio do Eng. Jorge Horta (Director da Autodesk Portugal): "O aparecimento deste livro do Arquitecto José Garcia, o primeiro em Portugal sobre BIM (Building Information Modelling), precisamente num momento de grandes desafios para a Indústria da Construção, não é casual (...) ".

Principais Tópicos

  • Configurar o ambiente de trabalho;
  • Controlar a representação gráfica dos objectos;
  • Utilizar filtros para controlar a visualização de modo mais preciso (Novo);
  • Criar e modificar perspectivas;
  • Aplicar sombras automaticamente;
  • Importar e exportar de e para formatos CAD;
  • Cotar e aplicar constrangimentos;
  • Criar e manipular paredes, lajes, tectos falsos e coberturas;
  • Inserir portas, janelas e aberturas em paredes;
  • Inserir pilares e vigas;
  • Criar escadas, guardas e rampas;
  • Traçar paredes cortina;
  • Definir compartimentos e gerar mapas de áreas;
  • Gerar desenhos de pormenor;
  • Criar e exportar tabelas de quantidades;
  • Legendar materiais de forma automática (Novo);
  • Exportar e importar vistas entre projectos (Novo);
  • Compor e imprimir folhas de desenho.
  • Público-Alvo

  • Arquitectos, Desenhadores e Estudantes de Arquitectura que desejem iniciar a aprendizagem do AUTODESK REVIT BUILDING ou, já sendo utilizadores, necessitem de uma obra de consulta;
  • Cursos de formação.
  • Índice

    0. INTRODUÇÃO
    0.1 Informação sobre a versão do programa
    0.2 Guia de utilização do livro e dos exercícios
    0.3 Conteúdo do CD
    1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA
    1.1 Desenho assistido por computador (CAD)
    1.2 O que é o Autodesk Revit Building?
    1.3 Conhecer a organização da informação
    1.3.1 Projecto
    1.3.2 Categorias
    1.3.3 Famílias
    1.3.4 Tipos
    1.3.5 Objectos
    1.4 Iniciar o programa
    1.5 Interagir com o programa
    1.5.1 Usar menus superiores
    1.5.2 Usar barras de ferramentas
    1.5.3 Usar menus laterais
    1.5.4 Usar e configurar atalhos de teclado
    1.5.5 Usar o selector de tipos
    1.5.6 Usar o botão das propriedades
    1.5.7 Usar a barra de opções
    1.5.8 Usar o explorador de projecto
    1.5.9 Usar a Barra de controlo de uma vista
    1.5.10 Consultar a barra de estados
    1.5.11 Manipular o rato
    1.6 Recorrer à ajuda
    1.7 Configurar o ambiente de trabalho
    1.8 Configurar a especificação de pontos (Snaps)
    1.9 Abrir um ficheiro
    1.10 Gravar um ficheiro
    1.11 Fechar um ficheiro
    1.12 Fechar uma sessão do programa
    2. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS OBJECTOS
    2.1 Configurar a representação das linhas
    2.1.1 Definir espessuras de traço
    2.1.2 Definir padrões de linha com traçado interrompido
    2.1.3 Definir estilos de linha
    2.2 Criar padrões de tramas
    2.2.1 Criar um padrão simples
    2.2.2 Criar um padrão por importação de uma definição
    2.2.3 Alterar ou eliminar os padrões existentes
    2.3 Definir materiais
    2.4 Regular propriedades dos estilos de objectos
    2.5 Criar um modelo de projecto
    3. MANIPULAR VISTAS
    3.1 Gerir vistas
    3.1.1 Navegar entre diferentes vistas
    3.1.2 Copiar, eliminar e renomear vistas
    3.1.3 Gerir as janelas das vistas
    3.2 Criar vistas
    3.2.1 Criar plantas
    3.2.2 Criar cortes
    3.2.3 Criar alçados
    3.2.4 Criar perspectivas
    3.2.4.1 Criar uma perspectiva axonométrica
    3.2.4.2 Obter pontos de vista segundo direcções predefinidas
    3.2.4.3 Gravar um ponto de vista
    3.2.4.4 Criar uma perspectiva cónica
    3.2.4.5 Ajustar dinamicamente uma perspectiva cónica
    3.2.4.6 Gravar o ponto de vista
    3.2.5 Modificar perspectivas
    3.2.5.1 Alterar a posição do observador e do alvo numa planta
    3.2.5.2 Alterar as propriedades de uma perspectiva
    3.2.5.3 Alterar o enquadramento de uma perspectiva
    3.2.5.4 Alterar a dimensão de uma perspectiva
    4. CONTROLAR A VISUALIZAÇÃO
    4.1 Alterar a ampliação e o enquadramento de uma vista
    4.2 Controlar a visibilidade dos objectos por vista
    4.2.1 Ocultar objectos temporariamente
    4.2.2 Regular o estado de visibilidade de forma permanente
    4.3 Filtros de objectos
    4.3.1 Criar um filtro
    4.3.2 Aplicar um filtro a uma vista
    4.4 Regular a extensão de uma vista
    4.4.1 Recortar uma vista segundo uma região rectangular
    4.3.1.1 Aplicação de uma Scope box ao recorte de uma vista
    4.4.2 Regular a profundidade de uma vista
    4.4.3 Delimitar uma perspectiva segundo um volume
    4.5 Regular a representação gráfica por vista
    4.5.1 Controlar a escala de uma vista
    4.5.2 Alterar o nível de detalhe de uma vista
    4.5.3 Controlar propriedades do traçado em cada vista
    4.5.4 Alterar o modo de visualização
    4.5.5 Aplicação de sombras e destaque de contornos
    4.6 Gravar e aplicar modelos de vistas
    4.7 Controlar a afixação das espessuras de traço
    4.8 Refrescar o ecrã
    5. INICIAR UM NOVO PROJECTO
    5.1 Criar um novo projecto
    5.1.1 Usar o modelo de projecto predefinido
    5.1.2 Escolher um modelo de projecto específico
    5.2 Gravar um novo projecto
    5.3 Gerir famílias de objectos
    5.3.1 Famílias Standard
    5.3.1.1 Carregar famílias standard num projecto
    5.3.1.2 Exportar famílias standard
    5.3.2 Famílias de sistema
    5.3.2.1 Importar tipos de famílias de sistema por categoria de objectos
    5.3.2.2 Copiar apenas tipos específicos
    5.3.3 Eliminar tipos e famílias de um projecto
    5.3.3.1 Eliminar famílias e tipos a partir do Explorador de projecto
    5.4 Controlar as unidades do projecto
    5.4.1 Unidades de comprimento
    5.4.2 Unidades de área
    5.4.3 Unidades de volume
    5.4.4 Unidades angulares
    5.5 Manipular níveis
    5.5.1 Criar novos níveis
    5.5.2 Alterar a cota de um nível
    5.5.3 Alterar o nome de um nível
    5.5.4 Alterar a extensão das linhas de nível
    5.5.5 Ajustar a localização do símbolo de nível
    5.6 Importar ou ligar um desenho de outra aplicação
    5.6.1 Configurar as espessuras de traço a importar
    5.6.2 Importar um desenho num formato CAD
    5.6.2.1 Eliminar layers importadas
    5.6.2.2 Controlar a representação gráfica dos objectos importados
    5.6.2.3 Explodir a geometria importada
    5.6.3 Controlar a ordem de sobreposição
    6. COTAR E APLICAR CONSTRANGIMENTOS
    6.1 Criar cotas planimétricas
    6.1.1 Configurar a afixação de cotas temporárias
    6.1.2 Alterar dimensões através de cotas temporárias
    6.1.3 Converter cotas temporárias em permanentes
    6.1.4 Criar cotas permanentes
    6.1.4.1 Cotas lineares alinhadas
    6.1.4.2 Cotas lineares horizontais ou verticais
    6.1.4.3 Cotas angulares
    6.1.4.4 Cotas radiais
    6.1.4.5 Cotas de comprimentos de arcos de circunferência
    6.2 Alterar a aparência de cotas permanentes
    6.2.1 Criar ou modificar tipos de marcas de seta
    6.2.2 Criar ou modificar estilos de cotas planimétricas
    6.2.3 Juntar um sufixo ou prefixo ao valor de uma cota
    6.3 Editar cotas
    6.3.1 Alterar a posição do texto de uma cota
    6.3.2 Alterar o comprimento de uma linha de chamada
    6.3.3 Mover uma linha de chamada
    6.3.4 Inserir novas linhas de chamada
    6.3.5 Eliminar uma linha de chamada
    6.3.6 Alterar a posição de uma linha de chamada
    6.4 Inserir cotas de pontos
    6.5 Constranger a posição de objectos através de cotas
    6.6 Bloquear um alinhamento
    6.7 Fixar a posição de objectos
    7. TRAÇAR E MANIPULAR PAREDES
    7.1 Estabelecer planos de referência
    7.2 Criar paredes
    7.2.1 Tipos de paredes
    7.2.2 Opções de construção de paredes
    7.2.2.1 Modos de construção
    7.2.2.2 Altura
    7.2.2.3 Alinhamento construtivo
    7.2.2.4 Modos de traçado
    7.2.3 Ajustar a orientação de paredes
    7.2.4 Manipular os pontos de controlo de paredes
    7.3 Alterar as propriedades de paredes
    7.3.1 Alterar as propriedades de uma determinada parede
    7.3.2 Alterar ou criar tipos de parede
    7.3.2.1 Paredes simples
    7.3.2.2 Paredes compostas
    7.3.3 Controlar a representação gráfica de paredes
    7.4 Medir distâncias
    7.5 Seleccionar objectos
    7.6 Técnicas básicas de edição
    7.6.1 Anular e refazer acções
    7.6.2 Eliminar objectos
    7.6.3 Mover e copiar objectos
    7.7 Alterar o traçado de paredes
    7.7.1 Criar paredes paralelas
    7.7.1.1 Cortar ou estender múltiplas paredes
    7.7.2 Dividir paredes
    7.7.3 Criar um canto entre paredes
    7.7.4 Cortar ou estender uma parede
    7.8 Editar o modo de ligação de paredes
    7.8.1 Cantos de paredes
    7.8.2 Entroncamento de paredes
    7.8.3 Extremo livre de uma parede
    7.9 Alterar o perfil frontal de uma parede
    7.10 Mudar o tipo de uma parede
    7.11 Mostrar objectos ocultos por detrás de outro
    8. VÃOS, EQUIPAMENTO E MOBILIÁRIO
    8.1 Portas e janelas
    8.1.1 Inserir e manipular portas
    8.1.1.1 Inserir portas em paredes
    8.1.1.2 Trocar de tipo de porta
    8.1.1.3 Copiar um tipo de uma porta e aplicá-lo a outra porta
    8.1.1.4 Criar um novo tipo de porta
    8.1.2 Inserir e manipular janelas
    8.1.2.1 Inserir janelas em paredes
    8.1.2.2 Alterar a posição das janelas
    8.1.2.3 Inverter a disposição de uma janela
    8.1.2.4 Alterar a altura do corte de uma planta numa região
    8.2 Alterar as propriedades de portas e janelas
    8.3 Criar aberturas em paredes
    8.4 Inserir e manipular mobiliário e equipamento
    8.4.1 Inserir um equipamento dependente de uma parede
    8.4.2 Inserir uma peça de mobiliário
    8.4.3 Inverter objectos segundo um plano
    8.4.4 Rodar objectos segundo um eixo
    8.4.5 Criar cópias múltiplas segundo um padrão circular
    8.4.6 Constranger a posição de objectos livres
    8.5 Criar e gerir grupos de objectos
    8.5.1 Criar um grupo
    8.5.2 Inserir um grupo de modelo
    8.5.3 Alterar a definição de um grupo
    8.5.4 Substituir um grupo por outro
    8.5.5 Eliminar grupos
    8.5.6 Exportar um grupo para um ficheiro
    8.5.7 Importar um grupo para um projecto
    9. PAVIMENTOS, TECTOS FALSOS E COBERTURAS
    9.1 Criar lajes de pavimento
    9.1.1 Criar uma laje de pavimento inclinada
    9.2 Alterar as propriedades de lajes de pavimento
    9.2.1 Criar ou alterar um tipo de laje de pavimento
    9.3 Copiar e alinhar objectos entre pisos
    9.3.1 Alterar a visibilidade do piso inferior
    9.4 Alterar lajes de pavimento
    9.4.1 Editar o perímetro de uma laje de pavimento
    9.4.2 Individualizar uma região de uma superfície
    9.4.3 Alinhar a estereotomia de uma superfície
    9.4.4 Unir lajes e paredes
    9.5 Criar e manipular tectos falsos
    9.5.1 Criar um tecto falso
    9.5.2 Ajustar a altura de um tecto falso
    9.5.3 Rodar a estereotomia da superfície de um tecto falso
    9.5.4 Inserir dispositivos de iluminação
    9.5.5 Alinhar a estereotomia de um tecto falso
    9.6 Criar coberturas
    9.6.1 Criar coberturas com base no seu perímetro
    9.6.1.1 Estender paredes até à cobertura
    9.6.1.2 Ligar paredes à cobertura
    9.6.2 Criar coberturas com base na extrusão do seu perfil
    9.6.2.1 Recortar em planta uma cobertura extrudida
    9.6.3 Estender uma cobertura até outra cobertura
    9.7 Alterar uma cobertura criada com base no traçado do seu perímetro
    9.7.1 Alterar o perímetro de uma cobertura
    9.7.2 Alterar a inclinação de uma água da cobertura
    9.7.3 Alinhar beirados
    9.8 Alterar uma cobertura criada com base na extrusão do seu perfil
    9.9 Alterar as propriedades de coberturas
    9.10 Criar aberturas em coberturas
    10. ELEMENTOS ESTRUTURAIS
    10.1 Trabalhar com grelhas estruturais
    10.1.1 Criar grelhas estruturais
    10.1.1.1 Criar as linhas de grelha através do desenho do seu traçado
    10.1.1.2 Criar cópias múltiplas segundo um padrão linear
    10.1.1.3 Criar as linhas de grelha por seleccção de paredes
    10.1.2 Modificar grelhas
    10.1.3 Criar ou modificar um tipo de linha de grelha
    10.2 Criar e manipular elementos estruturais
    10.2.1 Criar e manipular pilares
    10.2.1.1 Inserir pilares estruturais
    10.2.1.2 Unir pilares estruturais a paredes
    10.2.1.3 Associar os extremos de pilares a outros objectos
    10.2.1.4 Alterar as propriedades de pilares estruturais
    10.2.1.5 Inserir pilares arquitectónicos
    10.2.1.6 Alterar as propriedades de pilares arquitectónicos
    10.2.2 Criar e manipular vigas
    10.2.2.1 Inserir vigas
    10.2.2.2 Alterar as propriedades de vigas
    10.2.2.3 Unir vigas a lajes e a paredes
    11. ESCADAS, GUARDAS E RAMPAS
    11.1 Criar e manipular escadas
    11.1.1 Criar ou alterar um tipo de escada
    11.1.2 Criar uma escada
    11.1.2.1 Criar uma escada através do traçado do seu percurso
    11.1.2.2 Criar uma escada através do desenho da sua forma
    11.1.3 Inverter a guarda de uma escada
    11.1.4 Alterar a forma ou o percurso de uma escada
    11.1.5 Alterar as propriedades de uma escada
    11.2 Criar e manipular guardas
    11.2.1 Criar uma guarda
    11.2.2 Modificar o traçado de uma guarda
    11.2.3 Trocar o tipo de guarda
    11.2.4 Criar ou alterar um tipo de guarda
    11.3 Criar e manipular rampas
    11.3.1 Criar ou alterar um tipo de rampa
    12. PAREDES CORTINA
    12.1 O que é uma parede cortina?
    12.1.1 Componentes de uma parede cortina
    12.2 Criar e alterar um tipo de parede cortina
    12.3 Criar e alterar tipos de caixilhos
    12.4 Usar paredes cortina num projecto
    12.4.1 Criar manualmente a estrutura de uma parede cortina
    12.4.1.1 Criar a grelha de uma parede cortina
    12.4.1.2 Aplicar caixilhos
    12.4.1.3 Alterar o modo de união dos caixilhos
    12.4.1.4 Juntar painéis
    12.4.1.5 Substituir painéis
    12.4.1.6 Eliminar caixilhos
    12.4.1.7 Alterar a disposição dos painéis
    12.4.2 Criar uma parede cortina com uma estrutura predefinida
    12.4.2.1 Adicionar divisões a uma grelha predefinida
    12.4.2.2 Substituir painéis predefinidos
    12.5 Alterar a disposição de uma grelha
    13. PORMENORIZAÇÃO E DESENHO 2D
    13.1 Gerar desenhos de pormenor
    13.1.1 Gerar uma vista de pormenor do modelo
    13.1.2 Criar uma vista de desenho
    13.1.3 Configurar a representação gráfica das marcas de pormenor
    13.2 Editar o desenho de um pormenor
    13.2.1 Controlar o modo de afixação do modelo
    13.2.2 Alterar o perfil 2D de paredes, lajes, tectos e coberturas
    13.2.3 Inserir detalhes 2D
    13.2.4 Alterar a representação gráfica de arestas do modelo
    13.2.5 Inserir geometria 2D
    13.2.5.1 Traçado de linhas de detalhe
    13.2.5.2 Aplicar tramas
    13.2.5.3 Editar tramas
    13.2.5.4 Controlar a ordem de sobreposição
    13.2.5.5 Importar vistas e elementos 2D entre projectos
    13.3 Criar vistas de legenda
    13.3.1 Inserir objectos a legendar
    13.4 Inserir e manipular imagens
    14. ANOTAÇÕES E TABELAS DE QUANTIDADES
    14.1 Criar e manipular texto
    14.1.1 Escrever texto
    14.1.1.1 Inserir caracteres especiais
    14.1.2 Editar um texto e alterar a sua formatação
    14.1.2.1 Alterar a aplicação de linhas de referência
    14.1.2.2 Mover e rodar textos
    14.1.3 Criar ou alterar um tipo de texto
    14.2 Aplicar e manipular etiquetas de objectos
    14.2.1 Escolher os tipos de etiqueta a usar por omissão
    14.2.2 Aplicar etiquetas e alterar as suas propriedades
    14.2.2.1 Aplicar uma etiqueta a um objecto de cada vez
    14.2.2.2 Aplicar etiquetas a múltipos objectos
    14.2.2.3 Alterar as propriedades de etiquetas
    14.2.3 Mover, alterar e eliminar etiquetas
    14.3 Legendar materiais
    14.4 Definir e legendar compartimentos
    14.4.1 Configurar o modo de cálculo das dimensões
    14.4.2 Criar e legendar compartimentos
    14.4.3 Alterar os limites de um compartimento
    14.4.4 Alterar as propriedades de um compartimento
    14.4.5 Eliminar um compartimento
    14.5 Criar plantas temáticas
    14.6 Criar e gerir tabelas de quantidades
    14.6.1 Criar tabelas de quantidades de objectos
    14.6.1.1 Escolher os parâmetros a constar na tabela
    14.6.1.2 Criar um novo parâmetro
    14.6.1.3 Definir o modo de ordenação e agrupamento dos dados
    14.6.1.4 Definir a formatação de cada um dos campos de dados
    14.6.1.5 Definir a aparência da tabela quando for colocada numa folha
    14.6.2 Criar tabelas de materiais
    14.6.3 Alterar uma tabela de quantidades
    14.6.3.1 Alterar as propriedades de uma tabela
    14.6.3.2 Agrupar cabeçalhos de colunas
    14.6.3.3 Ajuste da largura de uma coluna de uma tabela
    14.6.3.4 Introduzir dados numa tabela
    14.6.3.5 Localizar um objecto que faça parte de uma tabela
    14.6.3.6 Eliminar objectos numa tabela
    14.6.3.7 Aplicar um modelo de tabela
    14.6.4 Exportar e importar vistas de tabela
    14.6.5 Exportar os dados de uma tabela
    15. COMPOR E IMPRIMIR FOLHAS DE DESENHO
    15.1 Compor uma folha de desenho
    15.1.1 Adicionar uma folha em branco
    15.1.1.1 Preencher a legenda de uma folha
    15.1.1.2 Troca do modelo de folha
    15.1.2 Inserir vistas gráficas numa folha
    15.1.2.1 Configurar a legenda das Viewports
    15.1.2.2 Criar ou alterar um tipo de legenda das Viewports
    15.1.2.3 Manipular as Viewports
    15.1.3 Manipular tabelas de quantidades numa folha
    15.1.4 Trabalhar sobre o modelo directamente numa folha
    15.1.5 Criar uma lista de folhas de desenho
    15.2 Imprimir desenhos
    15.3 Exportar desenhos
    15.3.1 Exportar para um formato CAD
    15.3.2 Exportar no formato DWF
    15.3.3 Exportar como imagem
    ANEXO A. INSTALAÇÃO E REGISTO DO PROGRAMA
    A.1 Requisitos de sistema
    A.2 Instalar o programa
    A.3 Alterar o tipo de licença ou registar uma licença monoposto
    A.3.1 Licença monoposto
    A.3.2 Licenciamento através da rede
    A.3.3 Modo de demonstração/visualização
    ANEXO B. ÍCONES DO CURSOR DO RATO
    ÍNDICE REMISSIVO

    Autodesk Revit Building
    ISBN: 9789727225637Edição ou reimpressão: Editor: FCAIdioma: PortuguêsDimensões: 170 x 240 x 30 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 546Tipo de Produto: Livro Coleção: Curso Completo Classificação Temática: Livros em Português > Informática > Edição de Imagem
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    Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.

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    EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
    Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

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    WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
    Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

    COMO FUNCIONA?
    A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

    POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
    Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

    CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
    Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

    EXCEÇÕES
    O botão do Checkout Expresso só será visível se:
    • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
    • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
    • Não incluir artigos escolares na encomenda.