Autodesk Inventor Curso Completo

de Américo Costa

editor: FCA, agosto de 2007
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O Autodesk Inventor é um software para projecto 3D, que foi especialmente concebido para desenhadores, projectistas, técnicos em mecânica, engenheiros, designers e todos os profissionais que desejam utilizar uma ferramenta poderosa para os seus projectos, com a finalidade de aumentar a sua produtividade. Este livro dirige-se não só aos profissionais da área de desenho, concepção e projecto, mas também aos utilizadores de software CAD e a todos aqueles que estejam interessados em conhecer as potencialidades do Autodesk Inventor no projecto assistido por computador.

  • Modelação tridimensional;
  • Modelação em chapa;
  • Construção soldada;
  • Representação de vistas;
  • Parametrização;
  • Modelação por superfícies;
  • Biblioteca de formas e famílias de componentes;
  • Construção metálica;
  • Renderização e Animação
  • Esta obra, profusamente ilustrada, visa mostrar e exemplificar todas as funcionalidades do software, permitindo a todos os utilizadores, profissionais e estudantes que queiram evoluir para a modelação 3D, uma fácil e autónoma aprendizagem através de capítulos de explanação teórica das ferramentas, seguidos de exercícios práticos totalmente resolvidos. Se é um profissional na área do desenho, aprenda neste livro a projectar e validar os seus projectos, com recurso à análise por elementos finitos, e a documentar todos os aspectos dos seus produtos, aumentando a sua produtividade.
  • Engenheiros, desenhadores e projectistas mecânicos
  • Designers de mobiliários de madeira e metálico
  • Técnicos em mecânica
  • Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica
  • Cursos de formação e cursos profissionais
  • Todos os utilizadores de software Cad
  • Para iniciação, actualização ou para aprofundar conhecimentos
  • Índice

    1. PROJECTOS E DOCUMENTOS 
    1.1 Abertura
    1.2 Projectos
    1.2.1 Gestão de projectos
    1.3 Tipos de documento
    1.3.1Para criar um documento do tipo Part

    2. DEFINIÇÃO DE PERFIS
    2.1 Ferramentas de sketch
    2.1.1 Criar um arco com a ferramenta line
    2.2 Restrições
    2.2.1 Visualizar as restrições aplicadas a uma entidade
    2.2.2 Visualizar todas as restrições do sketch activo
    2.2.3 Esconder as restrições aplicadas ao sketch activo
    2.2.4 Eliminar restrições
    2.3 Projecção de geometria
    2.3.1 Como projectar geometria
    2.3.2 Projectar arestas em contexto de conjunto
    2.4 Importar geometria do AutoCAD
    2.5 Criar texto
    2.6 Inserir imagens
    2.7 Edição do sistema de coordenadas
    2.8 Importar pontos de uma folha de Excel
    2.9 Tipos de entidades

    3. MODELAÇÃO TRIDIMENSIONAL
    3.1 Features
    3.1.1 Extrude
    3.1.2 Revolve
    3.1.3 Hole
    3.1.4 Rib
    3.1.5 Fillet
    3.1.6 Chamfer
    3.1.7 Work Plane
    3.1.8 Work Axis
    3.1.9 Work Point
    3.1.10 Rectangular Pattern
    3.1.11 Circular Pattern
    3.1.12 Mirror
    3.1.13 Shell
    3.1.14 Loft
    3.1.15 Sweep
    3.1.16 Coil
    3.1.17 Thread
    3.1.18 Draft
    3.1.19 Split
    3.1.20 Delete Face
    3.1.21 Boundary Patch
    3.1.22 Stitch Surfaces
    3.1.22.1 Ambiente Construction
    3.1.22.2 Ambiente Part
    3.1.23 Replace Face
    3.1.24 Emboss
    3.1.25 Decal
    3.1.26 Move Face
    3.1.27 Bend Part
    3.2 Sketch 3D
    3.2.1 Line
    3.2.2 Spline
    3.2.3 Bend
    3.2.4 Include Geometry
    3.2.5 3D Intersection
    3.2.6 Project Curve to Surface
    3.2.7 Helical Curve
    3.3 Modos de visualização e apresentação

    4. TECNOLOGIA DA CHAPA
    4.1 Tecnologia e parâmetros de quinagem de chapa
    4.1.1 Determinação da linha neutra em chapas quinadas
    4.1.2 Cálculo do comprimento planificado - Factor de correcção "K"
    4.1.3 Cálculo do comprimento planificado - Bend Table
    4.2 Ferramentas de modelação
    4.2.1 Sheet Metal Styles
    4.2.2 Face
    4.2.3 Contour Flange
    4.2.4 Cut
    4.2.5 Flange
    4.2.6 Hem
    4.2.7 Fold
    4.2.8 Corner Seam
    4.2.9 Bend
    4.2.10 Corner Round
    4.2.11 Corner Chamfer
    4.2.12 Flat Pattern
    4.2.13 Como exportar o modelo planificado
    4.2.14 Project Flat Pattern
    4.2.14.1 Projectar o modelo planificado no sketch activo

    5. CONJUNTOS 
    5.1 Operações em conjuntos
    5.2 Restrições
    5.2.1 Mate.
    5.2.2 Angle
    5.2.3 Tangent
    5.2.4 Insert
    5.2.5 Rotation
    5.2.6 Rotation-Translation
    5.3 Gestão das restrições
    5.3.1 Visualizar um par de restrições
    5.4 Contact Set
    5.5 Place Component
    5.6 Create Component
    5.7 Pattern Component
    5.8 Mirror Components
    5.9 Copy Components
    5.10 Manipulação de componentes
    5.10.1 Replace Component
    5.10.2 Move Component
    5.10.3 Rotate Component
    5.11 Editar um componente
    5.12 Eliminar um componente
    5.13 Métodos de visualização
    5.13.1 Visibilidade dos componentes
    5.13.2 Section View
    5.14 Métodos de selecção
    5.14.1 Selecção de todas as ocorrências do mesmo tipo
    5.14.2 Selecção de componentes com restrições em comum
    5.14.3 Selecção de componentes por tamanho relativo
    5.14.4 Selecção de componentes por inclusão num volume paralelepípedo
    5.14.5 Selecção de componentes por inclusão num volume esférico
    5.14.6 Selecção de componentes por plano ou face plana
    5.14.7 Selecção de componentes exteriores
    5.14.8 Selecção de componentes interiores
    5.14.9 Selecção de todos os componentes da vista activa
    5.15 Representações alternativas de um conjunto
    5.15.1 Editar ou suprimir restrições numa representação
    5.15.2 Editar uma cópia rectangular ou circular
    5.15.3 Editar localização de componentes
    5.15.4 Remover as modificações nas representações
    5.16 Níveis de detalhe de um conjunto
    5.17 Biblioteca de componentes e de formas

    6. CONSTRUÇÃO SOLDADA
    6.1 Processos de soldadura
    6.1.1 Cordão esquemático
    6.1.2 Cordão sólido
    6.1.2.1 Para aplicar um cordão esquemático
    6.1.3 Enchimentos de solda
    6.1.3.1 Para aplicar um enchimento
    6.1.4 Simbologia de soldadura
    6.1.5 Preenchimento das secções do cordão
    6.1.6 Editar um cordão de soldadura
    6.1.7 Eliminar um cordão de soldadura
    6.1.8 Preparação dos topos para aplicação de um cordão de soldadura
    6.1.8.1 Definir as features de preparação
    6.1.9 Operações de maquinagem pós-soldadura
    6.1.9.1 Definir as features de operações de maquinagem
    6.2 Relatório da construção soldada
    6.3 Converter um conjunto em construção soldada

    7. REPRESENTAÇÃO DE VISTAS
    7.1 Métodos de projecção
    7.2 Recursos de desenho
    7.2.1 Inserir novas folhas num desenho
    7.2.2 Eliminar folhas de desenho
    7.2.3 Editar folhas de desenho
    7.3 Sheet Formats
    7.3.1 Criar um novo formato de folha
    7.3.2 Borders
    7.3.2.1 Inserir as margens predefinidas
    7.3.2.2 Eliminar as margens de uma folha
    7.3.2.3 Definir margens personalizadas
    7.3.2.4 Definir o ponto de ligação entre a legenda e as margens
    7.3.3 Title Blocks
    7.3.3.1 Criar uma legenda
    7.3.4 Sketched Symbols
    7.3.4.1 Criar um símbolo
    7.3.4.2 Adicionar um ponto de inserção
    7.3.4.3 Adicionar pontos de ligação
    7.4 Projecções
    7.4.1 Base View
    7.4.2 Projected View
    7.4.2.1 Criar uma vista projectada
    7.4.3 Section View
    7.4.3.1 Criar uma vista em corte ou secção
    7.4.3.2 Criar uma vista em corte ou secção, a partir de um sketch
    7.4.3.3 Editar o traço do plano de corte
    7.4.3.4 Alterar o tipo de tracejado
    7.4.4 Auxiliary View
    7.4.4.1 Criar uma vista auxiliar
    7.4.5 Detail View
    7.4.5.1 Criar um pormenor
    7.4.6 Break View
    7.4.6.1 Criar uma vista interrompida
    7.4.7 Break Out View
    7.4.7.1 Criar um corte local
    7.4.8 Overlay View
    7.4.8.1 Criar uma vista alternativa
    7.4.9 Slice 
    7.4.9.1 Criar uma secção
    7.4.10 Edição de uma projecção
    7.4.10.1 Como editar uma projecção
    7.4.10.2 Eliminar uma projecção
    7.4.10.3 Esconder uma projecção
    7.4.11 Alinhar uma projecção
    7.4.12 Rodar uma projecção
    7.4.12.1 Rodar uma vista por uma aresta
    7.4.12.2 Rodar uma vista por um ângulo especificado
    7.5 Cotagem automática
    7.5.1 Adição de cotas paramétricas automáticas
    7.5.2 Adicionar dimensões à vista base quando é criada
    7.5.3 Adicionar dimensões a uma vista já existente
    7.5.4 Adicionar dimensões a uma vista isométrica
    7.5.5 Esconder as dimensões de uma vista
    7.5.6 Eliminar dimensões de uma vista
    7.6 Estilos de cotagem
    7.6.1 Definição de um novo estilo de cotagem
    7.6.2 Atributos de cotagem
    7.6.2.1 Separador Units
    7.6.2.2 Separador Alternate Units
    7.6.2.3 Separador Display
    7.6.2.4 Separador Text
    7.6.2.5 Separador Tolerance
    7.6.2.6 Separador Options
    7.6.2.7 Separador Notes and Leaders
    7.6.3 Alteração de uma dimensão de forma individual

    8. DESENHO DE MONTAGEM 

    9. APRESENTAÇÕES
    9.1 Vistas explodidas
    9.2 Tweak Component
    9.3 Rotação incremental
    9.4 Animação
    9.5 Visualizar os passos de explosão
    9.6 Modos de visualização e velocidade de animação
    9.7 Editar um caminho de explosão
    9.8 Eliminar um caminho de explosão

    10. IPARTS E IASSEMBLY 
    10.1 Criar uma iPart
    10.2 Guardar as iParts
    10.3 Parâmetros e outras propriedades da iPart
    10.4 Parâmetros personalizados da iPart
    10.5 Inserir uma iPart num conjunto
    10.6 Criar um iAssembly

    11. PARAMETRIZAÇÃO
    11.1 Derived Component
    11.1.1 Alterar a geometria incorporada
    11.1.2 Quebrar a ligação com o modelo original
    11.1.3 Suprimir a ligação com o modelo original
    11.2 Adaptatividade
    11.3 Parâmetros de uma folha de Excel
    11.3.1 Criar parâmetros numa folha de Excel
    11.3.2 Definir uma ligação do tipo Link ou Embed
    11.3.3 Editar uma folha de cálculo

    12. MODELAÇÃO POR SUPERFÍCIES
    12.1 Criar superfícies 
    12.2 Aparência e visiblidade das superfícies 
    12.3 Tipos de superfícies
    12.4 Edição de superfícies
    12.5 Converter superfícies em sólidos
    12.6 Ambiente Construction
    12.6.1 Grupos
    12.6.1.1 Visibilidade dos grupos
    12.6.1.2 Organização da informação nos grupos
    12.6.2 Ferramentas do ambiente Construction

    13. BIBLIOTECA DE ESTILOS
    13.1 Tipo de estilos
    13.1.1 Criar, editar ou remover estilos
    13.1.2 Criar novos estilos a partir de outros já existentes
    13.1.3 Editar um estilo corrente
    13.1.4 Remover estilos do documento activo
    13.1.5 Capturar um estilo da biblioteca para o documento
    13.1.6 Copiar, alterar ou eliminar estilos da biblioteca
    13.1.7 Copiar um estilo de uma biblioteca para outra
    13.1.8 Criar novas bibliotecas de estilos
    13.1.9 Comparar estilos entre duas bibliotecas
    13.1.10 Alterar nome de estilos definidos na biblioteca
    13.1.11 Eliminar estilos de uma biblioteca
    13.1.12 Actualizar estilos de um documento
    13.1.13 Remover estilos
    13.2 Cores
    13.2.1 Criar texturas
    13.2.1.1 Criar texturas com pixels transparentes
    13.2.2 Aplicar texturas
    13.3 Materiais
    13.3.1 Adicionar ou editar um estilo de material
    13.4 Luzes
    13.4.1 Criar, editar ou eliminar um estilo de luzes
    13.5 Standards
    13.5.1 Especificar um estilo padrão
    13.5.2 Criar um novo estilo baseado noutro estilo
    13.5.3 Gravar alterações num estilo
    13.6 Balloon
    13.7 Center Mark
    13.8 Datum Target
    13.9 Dimension
    13.10 Feature Control Frame
    13.11 Hatch
    13.12 Hole Table
    13.13 Id
    13.14 Layers
    13.15 Leader
    13.16 Object Defaults
    13.17 Parts List
    13.18 Revision table
    13.19 Surface Texture
    13.20 Table
    13.21 Text
    13.22 Weld Symbols
    13.23 Weld Bead

    14. CONSTRUÇÃO METÁLICA 
    14.1 Frame Generator
    14.1.1 Insert Frame Members
    14.1.2 Change Frame Members
    14.2 Tipos de tratamento
    14.2.1 Miter
    14.2.2 Trim to Frame
    14.2.3 Trim-Extend to Face
    14.2.4 Notch
    14.2.5 Lengthen-Shorten Frame Member
    14.2.6 Rebuild
    14.2.7 Frame Member Info
    14.2.8 Beam and Column

    15. ANÁLISE POR ELEMENTOS FINITOS 
    15.1 Stress Analysis
    15.1.1 Force
    15.1.2 Pressure
    15.1.3 Bearing Load
    15.1.4 Moment
    15.1.5 Body Loads
    15.1.6 Fixed Constraint
    15.1.7 Pin Constraint
    15.1.8 Frictionless Constraint
    15.1.9 Color Bar
    15.1.10 Report
    15.1.11 Animate Results
    15.1.12 Stress Analysis Settings
    15.1.13 Parameters
    15.1.14 Export to Ansys

    16. RENDERIZAÇÃO E ANIMAÇÃO 
    16.1 Inventor Studio
    16.1.1 Ferramentas Inventor Studio

    17. OPÇÕES GERAIS
    17.1 Opções da aplicação
    17.1.1 Separador General
    17.1.2 Separador Save
    17.1.3 Separador File
    17.1.4 Separador Colors
    17.1.5 Separador Display
    17.1.6 Separador Hardware
    17.1.7 Separador Prompts
    17.1.8 Separador Drawing
    17.1.9 Separador Notebook
    17.1.10 Separador Sketch
    17.1.11 Separador Part
    17.1.12 Separador iFeature
    17.1.13 Separador Assembly
    17.1.14 Botões

    Autodesk Inventor Curso Completo

    de Américo Costa

    Propriedade Descrição
    ISBN: 9789727226047
    Editor: FCA
    Data de Lançamento: agosto de 2007
    Idioma: Português
    Dimensões: 171 x 237 x 35 mm
    Páginas: 608
    Tipo de produto: Livro
    Classificação temática: Livros em Português > Informática > Edição de Imagem
    EAN: 9789727226047
    Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
    Américo Costa

    Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Especialista na área de CAD/CAM do CENFIM. Professor Convidado no Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Autor dos livros Autodesk Inventor – Depressa & Bem, Autodesk Inventor 2013 – Curso Completo e Projeto 3D em SOLIDWORKS, editados pela FCA.

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