AutoCAD 2008 & Auto CAD LT 2008 - Curso Completo

de José Garcia

editor: FCA, outubro de 2007
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Com este livro, o leitor aprenderá a utilizar o AutoCAD e o AutoCAD LT com rigor e eficiência e a optimizar o seu modo de trabalho. Baseada na mais recente versão, 2008, esta obra assenta no AutoCAD completo e assinala as diferenças relativamente ao AutoCAD LT, incluindo, sempre que se justifique, notas específicas sobre cada um dos programas. Destina-se não só a quem deseja iniciar a aprendizagem de qualquer um destes programas, mas também a todos os utilizadores que pretendam aprofundar os seus conhecimentos ou que necessitem de migrar para a versão 2008, nomeadamente, no que se refere ao uso de objectos com comportamento de notação (ajustáveis automaticamente à escala).

Para facilitar a aprendizagem, a apresentação das várias matérias baseia-se sobretudo em exemplos práticos, incluindo dezenas de exercícios resolvidos passo a passo, os quais relacionam as funções do programa com situações reais de desenho. A explicação é complementada com um grande número de figuras, notas, sugestões e truques, realçando os procedimentos mais eficazes.

Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:

  • Usar e personalizar o Dashboard
  • Personalizar e usar paletas de ferramentas
  • Gerir eficazmente as layers através do uso de filtros e de estados
  • Criar texto em colunas e listas numeradas automaticamente
  • Usar Multileaders
  • Trabalhar com blocos dinâmicos
  • Trabalhar com referências externas
  • Criar tabelas de extracção de dados
  • Tirar partido do texto automático (Fields)
  • Público-Alvo

  • Pessoas que pretendam iniciar-se no Autocad 2008 e/ou Autocad Lt 2008; queiram actualizar os seus conhecimentos para esta versão; tenham como objectivo aprofundar os seus conhecimentos
  • Cursos de formação de Autocad
  • Estudantes do ensino técnico e universitário nas áreas das Engenharias Mecânica e Civil, Arquitectura, Design, entre outros
  • Profissionais das referidas áreas
  • Índice

    Introdução
    A quem se destina este livro
    Informação sobre a versão do programa
    Guia de utilização do livro e dos exercícios
    Descarregar os ficheiros de desenho
    Realizar os exercícios
    Convenções gráficas usadas no livro

    1. Conhecer o AutoCAD
    1.1. Iniciar o programa
    1.2. Controlar as janelas do programa
    1.3. Alterar o espaço de trabalho
    1.4. Utilizar os menus
    1.5. Utilizar as barras de ferramentas
    1.6. Controlar as caixas de diálogo em forma de paleta
    1.6.1. Usar o Dashboard
    1.7. Usar a área da linha de comando
    1.7.1. Introduzir comandos e variáveis
    1.8. Utilizar a barra de estados
    1.8.1. Afixação de serviços
    1.8.2. Bloquear a posição de barras de ferramentas e de paletas
    1.8.3. Expandir a área gráfica (CLEANSCREENON/CLEANSCREENOFF)
    1.8.4. Controlar os objectos de anotação
    1.9. Utilizar o rato
    1.10. Especificar pontos
    1.10.1. Coordenadas cartesianas 2D
    1.10.2. Coordenadas polares 2D
    1.11. Introdução dinâmica de dados
    1.11.1. Introdução de coordenadas (Pointer Input)
    1.11.2. Introdução de dimensões (Dimension Input)
    1.11.3. Introdução de comandos (Dynamic Prompts)
    1.12. Configurar o símbolo do sistema de coordenadas
    1.13. Interpretar o significado da forma do cursor
    1.14. Personalizar a lista de escalas

    2. Gerir os ficheiros de desenho
    2.1. Iniciar um novo desenho (NEW/QNEW)
    2.2. Abrir desenhos existentes (OPEN)
    2.2.1. Localizar um ficheiro a abrir
    2.2.2. Gerir a lista de locais
    2.2.3. Abrir um desenho recentemente aberto
    2.2.4. Abrir parcialmente um desenho
    2.2.5. Carregar mais informação num desenho parcialmente aberto (PARTIALOAD)
    2.3. Gerir vários desenhos abertos
    2.4. Gravar um desenho (QSAVE)
    2.5. Gravar um desenho com outro nome ou como outro tipo (SAVEAS/SAVE)
    2.6. Recuperar desenhos
    2.7. Fechar desenhos (CLOSE/CLOSEALL)
    2.8. Fechar uma sessão do AutoCAD (QUIT)

    3. Visualizar o desenho
    3.1. Deslocar o enquadramento sem alterar a ampliação da imagem (PAN)
    3.2. Alterar a ampliação da imagem (ZOOM)
    3.2.1. Zoom em tempo real (Real Time)
    3.2.2. Zoom dos extremos do desenho (Extents)
    3.2.3. Zoom de um objecto (Object)
    3.2.4. Zoom dos limites do desenho (All)
    3.2.5. Zoom de uma determinada área do desenho (Window)
    3.2.6. Zoom por escala (Scale)
    3.2.7. Zoom com base na indicação do ponto central do enquadramento (Center)
    3.2.8. Zoom dinâmico (Dynamic)
    3.2.9. Zoom anterior (Previous)
    3.3. Manipular vistas designadas por nome (VIEW)
    3.3.1. Gravar uma vista
    3.3.2. Repor uma vista gravada
    3.3.3. Alterar uma vista gravada
    3.3.4. Alterar o nome de uma vista
    3.3.5. Eliminar uma vista
    3.4. Trabalhar com várias janelas de visualização (VPORTS)
    3.4.1. Criar janelas de visualização
    3.4.2. Unir duas janelas de visualização (-VPORTS)
    3.4.3. Repor uma única janela de visualização
    3.4.4. Recuperar um esquema de janelas gravado
    3.4.5. Eliminar um esquema de janelas gravado
    3.5. Regenerar o desenho (REGEN/REGENALL)
    3.6. Refrescar a área gráfica (REDRAW/REDRAWALL)

    4. Começar a desenhar
    4.1. Definir o formato das unidades do desenho (UNITS)
    4.2. Definir os limites do desenho (LIMITS)
    4.3. Desenhar segmentos de recta (LINE)
    4.3.1. Introduzir coordenadas absolutas
    4.3.2. Introduzir coordenadas relativas
    4.4. Desenhar linhas construtivas (XLINE)
    4.5. Desenhar circunferências (CIRCLE)
    4.6. Anular acções anteriores (U/UNDO)
    4.7. Refazer acções anuladas (REDO/MREDO)
    4.8. Apagar entidades desenhadas (ERASE)
    4.8.1. Seleccionar entidades gráficas
    4.9. Criar entidades paralelas a entidades existentes (OFFSET)
    4.10. Cortar parte de entidades com base em outras entidades (TRIM)
    4.11. Estender entidades até outras entidades (EXTEND)
    4.12. Ligar duas entidades por boleamento (FILLET)

    5. Desenhar com rigor
    5.1. Constranger o movimento do cursor segundo um dado espaçamento (SNAP)
    5.2. Visualizar uma grelha auxiliar (GRID)
    5.3. Seleccionar com precisão pontos notáveis da geometria (Object Snap)
    5.4. Constranger o movimento do cursor segundo duas direcções ortogonais (ORTHO)
    5.5. Deslocar o cursor segundo direcções predefinidas (Polar Tracking)
    5.5.1. Introduzir coordenadas relativas através do uso do rato
    5.6. Medir a distância entre dois pontos (DIST)
    5.7. Identificar as coordenadas de um ponto (ID)

    6. Organizar o desenho
    6.1. Principais propriedades genéricas
    6.2. Identificar e alterar as propriedades genéricas activas
    6.3. Gerir layers
    6.3.1. Definir novas layers
    6.3.2. Manipular rapidamente as propriedades das layers
    6.3.3. Recuperar a configuração anterior das layers (LAYERP)
    6.3.4. Filtrar layers
    6.3.5. Gerir layers através de filtros
    6.4. Gravar e restaurar o estado de configuração das layers
    6.5. Regular globalmente a escala de tipo de linha (LTSCALE)
    6.6. Identificar as propriedades das entidades gráficas (PROPERTIES)
    6.7. Alterar as propriedades das entidades gráficas
    6.8. Aplicar as propriedades de uma entidade gráfica a outras entidades (MATCHPROP)

    7. Desenhar formas mais complexas
    7.1. Desenhar arcos de circunferência (ARC)
    7.2. Desenhar elipses (ELLIPSE)
    7.3. Desenhar polilinhas 2D (PLINE)
    7.3.1. Editar polilinhas (PEDIT)
    7.4. Desenhar rectângulos (RECTANG)
    7.5. Desenhar polígonos regulares (POLYGON)
    7.6. Desenhar e editar splines (SPLINE)
    7.7. Criar máscaras de ocultação de áreas do desenho (WIPEOUT)

    8. Modificar o desenho
    8.1. Copiar entidades gráficas num desenho
    8.2. Copiar entidades gráficas entre diferentes desenhos
    8.3. Criar cópias múltiplas segundo um padrão (ARRAY)
    8.4. Mover entidades gráficas (MOVE)
    8.5. Rodar entidades gráficas (ROTATE)
    8.6. Inverter as entidades gráficas (MIRROR)
    8.7. Alterar o tamanho das entidades gráficas proporcionalmente (SCALE)
    8.8. Deformar entidades gráficas segundo uma direcção (STRETCH)
    8.9. Alterar o comprimento de entidades gráficas (LENGTHEN)
    8.10. Alinhar entidades gráficas com outras entidades (ALIGN)
    8.11. Quebrar uma entidade gráfica em duas ou eliminar uma parte (BREAK)
    8.12. Ligar duas entidades por chanfro (CHAMFRE)
    8.13. Juntar entidades lineares (JOIN)

    9. Seleccionar e construir de modo eficiente
    9.1. Seleccionar entidades gráficas
    9.1.1. Seleccionar após um comando ser accionado
    9.1.2. Seleccionar antes de um comando ser accionado
    9.1.3. Configurar os modos de selecção
    9.1.4. Configurar os efeitos visuais relativos à selecção de entidades (OPTIONS)
    9.2. Especificar pontos com base em alinhamentos automáticos (Object Snap Tracking)
    9.3. Desenhar pontos (POINT)
    9.3.1. Configurar a apresentação de pontos (DDPTYPE)
    9.4. Dividir uma linha em partes iguais (DIVIDE)
    9.5. Dividir uma linha segundo uma dada medida (MEASURE)
    9.6. Editar as entidades gráficas através de Grips
    9.6.1. Configurar as opções referentes a Grips (OPTIONS)

    10. Partilhar conteúdos
    10.1. Criar e inserir blocos
    10.1.1. Criar a definição de um bloco (BLOCK)
    10.1.2. Inserir referências de blocos (INSERT)
    10.2. Gerir objectos com comportamento de anotação
    10.2.1. Actualização de objectos de anotação
    10.2.2. Visualização de objectos com comportamento de anotação
    10.2.3. Ajustar a posição das representações das diferentes escalas
    10.3. Alterar a definição de um bloco
    10.4. Trabalhar com blocos dinâmicos
    10.4.1. Conhecer o editor de blocos dinâmicos
    10.4.2. Criar um bloco dinâmico
    10.5. Separar os componentes de um bloco (EXPLODE)
    10.6. Criar um desenho a partir da exportação de objectos (WBLOCK)
    10.7. Inserir um desenho em outro desenho (INSERT)
    10.7.1. Alterar o ponto de base de um desenho (BASE)
    10.8. Utilizar o Design Center (ADCENTER)
    10.8.1. Configurar a janela do Design Center
    10.8.2. Localizar um objecto
    10.8.3. Inserir objectos no desenho activo
    10.9. Utilizar paletas de ferramentas (TOOLPALETTES)
    10.9.1. Importar blocos para uma paleta
    10.9.2. Configurar as propriedades dos blocos de uma paleta
    10.9.3. Inserir um bloco a partir de uma paleta
    10.10. Alterar o nome de um objecto (RENAME)
    10.11. Eliminar objectos designados por nome e não necessários (PURGE)
    10.12. Exportar informação para outros formatos
    10.13. Importar informação de outros formatos
    10.13.1. Ligar ou incorporar conteúdos de outros programas

    11. Criar tramas e calcular áreas
    11.1. Criar tramas (BHATCH)
    11.1.1. Aplicar tramas com degradação de cor
    11.1.2. Aplicar tramas a partir de paletas de ferramentas
    11.2. Editar tramas
    11.3. Controlar a ordem de sobreposição das entidades gráficas (DRAWORDER)
    11.4. Calcular áreas (AREA/PROPERTIES)
    11.5. Criar o perímetro de uma área (BOUNDARY)

    12. Adicionar texto ao desenho
    12.1. Configurar estilos de texto (STYLE)
    12.1.1. Criar um novo estilo de texto
    12.1.2. Alterar, renomear ou eliminar um estilo de texto
    12.2. Criar texto do tipo linha a linha (TEXT)
    12.3. Editar texto do tipo linha a linha (DDEDIT/PROPERTIES)
    12.4. Criar e editar texto em forma de parágrafo (MTEXT)
    12.4.1. Alterar a largura do texto em forma de parágrafo
    12.4.2. Configurar a formatação de parágrafos
    12.4.3. Criar listas automáticas
    12.4.4. Formatar o texto em colunas
    12.4.5. Importar texto
    12.4.6. Procurar e substituir texto
    12.4.7. Regular o uso de máscara de fundo
    12.5. Criar anotações com múltiplas linhas de referência
    12.5.1. Configurar estilos de anotações com linhas de referência (MLEADERSTYLE)
    12.5.2. Inserir anotações com linhas de referência (MLEADER)
    12.5.3. Adicionar ou remover linhas de referência
    12.5.4. Alinhar anotações com linhas de referência
    12.5.5. Agrupar os blocos de várias anotações
    12.5.6. Editar as anotações através dos seus Grips
    12.6. Procurar e substituir texto (FIND)
    12.7. Verificar e corrigir a ortografia (SPELL)
    12.8. Controlar o modo como o texto é invertido (MIRRTEXT)
    12.9. Usar texto automático
    12.9.1. Inserir texto automático
    12.9.2. Alterar as características de um texto automático
    12.9.3. Actualizar texto automático
    12.10. Criar tabelas de texto
    12.10.1. Criar estilos de tabelas (TABLESTYLE)
    12.10.2. Inserir tabelas (TABLE)
    12.10.3. Editar as características de uma tabela
    12.10.4. Editar as células
    12.10.5. Actualizar conteúdos de células dependentes de um ficheiro      de dados
    12.10.6. Exportar os dados de uma tabela

    13. Utilizar atributos de blocos
    13.1. Criar e inserir blocos com atributos
    13.1.1. Criar a definição dos atributos (ATTDEF)
    13.1.2. Alterar a definição de um atributo (PROPERTIES)
    13.1.3. Criar a definição de blocos com atributos (BLOCK)
    13.1.4. Inserir um bloco com atributos (INSERT)
    13.1.5. Regular globalmente a visibilidade dos valores dos atributos (ATTDISP)
    13.2. Alterar o valor e as características dos atributos (EATTEDIT/ATTEDIT)
    13.3. Alterar a definição de blocos com atributos
    13.3.1. Redefinir um bloco com atributos (ATTREDEF)
    13.3.2. Alterar a definição dos atributos inseridos em blocos (BATTMAN)
    13.3.3. Actualizar os atributos em referências de blocos (ATTSYNC)
    13.4. Extrair dados (DATAEXTRACTION)
    13.4.1. Actualizar os dados extraídos para uma tabela

    14. Criar um desenho com base em referências externas
    14.1. Usar desenhos como referências externas
    14.1.1. Inserir um desenho como referência externa (XATTACH)
    14.1.2. Gerir desenhos inseridos como referências externas (EXTERNALREFERENCES)
    14.1.3. Abrir rapidamente o desenho correspondente a uma referência externa (XOPEN)
    14.1.4. Delimitar o desenho correspondente a uma referência externa (XCLIP)
    14.1.5. Editar no local o desenho correspondente a uma referência externa (REFEDIT)
    14.2. Manipular imagens raster
    14.2.1. Inserir imagens num desenho (IMAGEATTACH)
    14.2.2. Gerir imagens (EXTERNALREFERENCES)
    14.2.3. Recortar uma imagem (IMAGECLIP)
    14.2.4. Alterar a aparência das imagens (IMAGEADJUST)
    14.2.5. Regular a qualidade de imagens (IMAGEQUALITY)
    14.3. Manipular desenhos DWF como referências externas
    14.3.1. Inserir um desenho DWF
    14.3.2. Gerir os desenhos DWF inseridos como referências externas
    14.4. Manipular desenhos DGN como referências externas
    14.4.1. Inserir um desenho DGN
    14.4.2. Gerir os desenhos DGN inseridos como referências externas

    15. Modelar em 3D
    15.1. Controlar o ponto de vista
    15.1.1. Escolher um ponto de vista predefinido
    15.1.2. Alterar o modo de projecção
    15.1.3. Alterar o ponto de vista com base no navegador orbital
    15.1.4. Definir com rigor a posição do observador (CAMERA)
    15.1.5. Navegar numa perspectiva cónica
    15.2. Manipular estilos visuais
    15.2.1. Aplicar um estilo visual
    15.2.2. Gerir estilos visuais
    15.3. Usar várias janelas de visualização
    15.4. Manipular o sistema de coordenadas
    15.4.1. Definir sistemas de coordenadas
    15.4.2. Aquisição dinâmica de um sistema de coordenadas
    15.4.3. Gerir sistemas de coordenadas (UCSMAN)
    15.5. Criar modelos 3D
    15.5.1. Criar polilinhas 3D
    15.5.2. Criar splines 3D
    15.5.3. Criar e editar helixes
    15.5.4. Criar superfícies planas e regiões
    15.5.5. Criar superfícies e sólidos por extrusão
    15.5.6. Criar superfícies e sólidos por revolução (REVOLVE)
    15.5.7. Criar superfícies e sólidos através da ligação de várias secções (LOFT)
    15.5.8. Criar sólidos compostos
    15.5.9. Cortar um sólido (SLICE)
    15.5.10. Editar um sólido
    15.6. Mover um objecto no espaço
    15.7. Rodar um objecto no espaço

    16. Cotar o desenho
    16.1. Regular o modo de cotagem (DIMASSOC/DIMASO)
    16.2. Cotar o desenho
    16.2.1. Criar cotas lineares (DIMLINEAR)
    16.2.2. Criar cotas alinhadas (DIMALIGNED)
    16.2.3. Criar cotas de arcos (DIMARC)
    16.2.4. Criar cotas angulares (DIMANGULAR)
    16.2.5. Criar cotas radiais (DIMRADIUS/DIMJOGGED)
    16.2.6. Criar cotas de diâmetros (DIMDIAMETER)
    16.2.7. Criar marcas ou linhas de centro (DIMCENTER)
    16.2.8. Criar cotas por coordenadas (DIMORDINATE)
    16.2.9. Criar cotas em série (DIMCONTINUE)
    16.2.10. Criar cotas em paralelo (DIMBASELINE)
    16.2.11. Criar várias cotas em simultâneo (QDIM)
    16.3. Ajustar a distância entre linhas de cota paralelas (DIMSPACE)
    16.4. Interromper linhas de cotas (DIMBREAK)
    16.5. Criar quadros de toleranciamento geométrico (TOLERANCE)
    16.6. Reassociar cotas à geometria (DIMREASSOCIATE)
    16.7. Remover a associação das cotas à geometria (DIMDISASSOCIATE)
    16.8. Cotar o modelo na área da folha - cotagem transpacial
    16.9. Alterar as cotas inscritas no desenho
    16.9.1. Ajustar os elementos da cotagem através dos seus Grips
    16.9.2. Editar as cotas (DIMEDIT)
    16.9.3. Alterar as propriedades dos elementos de cotagem (PROPERTIES)

    17. Criar estilos de cotagem
    17.1. Identificar os elementos da cotagem
    17.2. Criar um estilo de cotagem (DIMSTYLE)
    17.3. Alterar um estilo de cotagem (DIMSTYLE)
    17.4. Importar estilos de cotagem para o desenho activo
    17.5. Comparar dois estilos de cotagem (DIMSTYLE)

    18. Configurar impressoras e estilos de impressão
    18.1. Instalar uma impressora
    18.1.1. Criar uma configuração de impressora (PLOTTERMANAGER)
    18.1.2. Modificar uma configuração de impressora (PLOTTERMANAGER)
    18.2. Configurar estilos de impressão
    18.2.1. Criar uma tabela de estilos de impressão dependentes da cor (STYLESMANAGER)
    18.2.2. Criar uma tabela de estilos de impressão dependentes de nome (STYLESMANAGER)
    18.2.3. Modificar uma tabela de estilos de impressão   (STYLESMANAGER)

    19. Compor folhas de desenho
    19.1. Utilizar os espaços de composição de folhas (LAYOUTS)
    19.2. Compor folhas de desenho
    19.2.1. Configurar o modo de impressão de uma folha de desenho (PAGESETUP)
    19.2.2. Desenhar o formato da folha
    19.2.3. Criar janelas de visualização do modelo (VPORTS/ VPORTS)
    19.2.4. Trabalhar na área da folha e na área do modelo
    19.2.5. Escolher a escala de representação e o enquadramento    do modelo
    19.2.6. Alterar a forma e disposição das janelas de visualização
    19.2.7. Alinhar vistas de diferentes janelas de visualização
    19.2.8. Regular as propriedades das janelas de visualização
    19.2.9. Controlar as layers por cada janela de visualização
    19.2.10. Regular a aparência das linhas interrompidas
    19.2.11. Legendar a folha
    19.3. Gerir diferentes espaços de composição de folhas
    19.3.1. Alterar o nome de um layout
    19.3.2. Inserir um novo layout em branco
    19.3.3. Inserir um novo layout com base num modelo
    19.3.4. Eliminar um layout
    19.3.5. Mover ou copiar um layout

    20. Imprimir desenhos
    20.1. Pré-visualizar o resultado da impressão (PREVIEW)
    20.2. Configurar o carimbo de impressão
    20.3. Imprimir um desenho (PLOT)
    20.3.1. Regular a escala de impressão
    20.4. Publicar um modelo 3D no formato DWF
    20.5. Imprimir diversos desenhos de uma só vez (PUBLISH)

    21. Utilizar a ajuda do AutoCAD
    21.1. Formas de ajuda
    21.2. Menu Help
    21.2.1. Recorrer à ajuda global (HELP)
    21.3. Procurar ajuda através do InfoCenter
    21.3.1. Configurar o uso do InfoCenter
    21.4  Procurar informação através do centro de comunicações
    21.5. Recorrer à ajuda em contexto

    Apêndice
    Tabela prática do factor global de escala de tipo de linha
    Tabela de estilos de impressão dependentes da cor
    Caracteres especiais (metacaracteres)
    Edição através de duplo clique
    Localização de ficheiros personalizáveis

    Índice remissivo 

    Textos Extra - Disponíveis na Web em www.fca.pt:

    Criar Normas de desenho
    Criar um ficheiro de Normas
    Gerir as Normas associadas ao desenho activo (STANDARDS)
    Verificar e corrigir o cumprimento de Normas  (CHECKSTANDARDS)
    Verificar o cumprimento das Normas em múltiplos desenhos
    Recuperar uma configuração dos ficheiros utilizados na verificação do cumprimento das Normas
    Converter os nomes e as propriedades das layers  (LAYTRANS)

    Usar recursos de trabalho colaborativo
    Criar e usar hiperligações (HYPERLINK)
    Criar uma hiperligação a um ficheiro
    Abrir um conteúdo ligado por hiperligação
    Criar uma hiperligação a um endereço de e-mail
    Enviar uma mensagem de e-mail através de uma hiperligação
    Alterar ou remover uma hiperligação
    Transmitir um desenho (ETRANSMIT)
    Transmitir folhas de um projecto
    Publicar desenhos na Web (PUBLISHTOWEB)
    Aceder ao serviço www da Web (BROWSER)
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    Anexo
    Instalar e registar o AutoCAD
    Proteger a abertura de desenhos através de uma senha
    Autenticar desenhos através da aposição de uma assinatura digital
    Registar e consultar as propriedades de um DWG
    Configurar o ambiente de trabalho do AutoCAD
    Personalizar as paletas de ferramentas
    Personalizar o Dashboard
    Utilizar a calculadora QuickCalc
    Tipos de texto automático dependentes de um projecto

    AutoCAD 2008 & Auto CAD LT 2008 - Curso Completo

    de José Garcia

    Propriedade Descrição
    ISBN: 9789727225668
    Editor: FCA
    Data de Lançamento: outubro de 2007
    Idioma: Português
    Dimensões: 170 x 240 x 35 mm
    Encadernação: Capa mole
    Páginas: 722
    Tipo de produto: Livro
    Classificação temática: Livros em Português > Informática > CAD
    EAN: 9789727225668
    José Garcia

    Licenciado em Arquitetura (FAUTL), consultor CAD, formador certificado pelo IEFP e pela Autodesk. Autor, entre outros, dos livros AutoCAD 2013 & AutoCAD LT 2013 Curso Completo e Revit Architecture Curso Completo, editados pela FCA.

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