As Raparigas de Riade Livro
de Rajaa Al-Sanea
Sobre
o LivroAs Raparigas de Riade é uma história ficcionada sobre os amores, sonhos, desilusões de quatro jovens muçulmanas que nos mostra como é a vida "por detrás do véu" das mulheres sauditas. A história é desvendada sobre a forma de e-mails semanais de uma narradora feminina anónima para um público internauta de um grupo de chat. Durante um ano, acompanhamos as vidas de Qamara, Michelle, Sadim e Lamis, na luta pelo amor, pelo sucesso profissional e pela sua rebeldia às tradições ancestrais: Sadim vê-se confrontada com o fim do seu casamento fugaz, pois entre o espaço que medeia o casamento no registo e a oficialização religiosa, cedeu em entregar-se ao marido, o que foi entendido como uma ousadia, nada digna de uma mulher muçulmana. Qamara descobre pouco tempo após o seu casamento, que o desdém de Rajid advém de uma relação que mantém há anos com uma japonesa. O namorado de Michelle abandona-a porque a mãe dela é americana e cede à vontade da família em casar-se com a prima a quem estava prometido. Só Lamis encontra o verdadeiro amor, apenas porque não fechou os olhos aos trâmites sociais.
Considerado a versão árabe de O Sexo e a Cidade, banido no seu país de origem, a publicação deste livro levantou críticas e vozes de apoio numa sociedade assente em regras sociais muito rígidas, onde as mulheres ainda são segregadas, que luta entre o respeito pelos valores tradicionais e o desejo de se tornar uma voz válida e independente.
R.da S., JL
É um livro com uma escrita fácil e despretensiosa em certos momentos divertida até...mas que nos faz pensar e dar valor à nossa liberdade na condição de mulher.
Conheci este livro através de uma promoção do vosso site ...que me deu a conhecer este livro ....tenho muita curiosidade sobre outra culturas onde o tema seja MULHERES ...e este para além de falar sobre a mulher fala também sobre a sociedade secreta dessa comunidade de onde tem o tema LGBT e se já é difícil para a sociedade "dita normal" aceitar este tema imagino como será no país do Médio Oriente..uma vez que o livro foi proibido na Arábia Sauditas ...adorei a história ...apesar de ser um tema delicado ...o livro está muito bem elaborado ...e admiro a coragem da autora Rajaa Al-Sanea
Um livro bem escrito e que nos prende
Um livro interessante que nos mostra a vivência de jovens mulheres no médio Oriente e a coexistência de novos hábitos com tradições milenares.