Wook.pt - Artistas Unidos N.º 17

Artistas Unidos N.º 17

Os Teatros que vêm da Noruega

de Vários 

15,00€
Esgotado ou não disponível.
Sinopse

O número 17 da Revista Artistas Unidos volta a ser um número especial, desta vez dedicado à actual dramaturgia norueguesa.

O número 17, "Teatros que vêm da Noruega" inclui seis peças de teatro de cinco autores: COMO UM TROVÃO de Niels Fredrik Dahl, A MATA de Jesper Halle, PEÇA ALTER NATIVA e IFIGÉNIA de Finn Iunker, HOMEM SEM RUMO de Arne Lygre e FRANK de Maria Tryti Vennerøds. A revista contem ainda artigos de análise das peças publicadas, por Therese Bjørneboe e IdaLou Larsen.

Quando, em 1906, morreu Henryk Ibsen, a Noruega tinha 1 ano como país independente. As cerimónias fúnebres do grande autor foram uma memorável celebração colectiva. E o teatro foi colocado no centro de uma vontade política. Cem anos depois da morte do homem cujas últimas palavras terão sido "Pelo contrário!", o teatro norueguês manifesta uma grande vitalidade: instituições que funcionam, edições, montagens, prémios, festivais, salas. E inúmeros autores que continuam a interrogar os fundamentos da sociedade e a nossa maneira de viver comum. Fomos entrando para dentro de uma dramaturgia rica, poderosa, original e polémica. Aqui estão as escolhas possíveis, obras novas e diversas.

NIELS FREDRIK DAHLE vive em Oslo. É um dos mais importantes autores noruegueses. O seu segundo romance (På Vei Til En Venn) foi aclamado pela crítica e recebeu o Brage Literary Prize em 2002 — o mais conceituado prémio de literatura na Noruega. Com este prémio a obra tornou-se um êxito de vendas. Antes desta explosão de atenção em 2002, Dahl trabalhou como jornalista e, desde a sua estreia em 19888, ocupa uma posição de relevo entre os poetas e dramaturgos noruegueses. Este autor recebeu ainda, entre outros, o Ibsen Award em 2002 e o Fringe First Award em 2001.

JESPER HALLE nasceu em 1956, em Oslo, onde vive actualmente. Desde 1984 que escreve para teatro, rádio e televisão, já tendo escrito mais de vinte peças. Escreve sempre materiais para serem representados — letras para canções, sketches cómicos, monólogos, teatro radiofónico, peças para marionetas, séries para televisão e peças para teatro. Trabalhou como dramaturgo no Det Åpne Teater por vários períodos de tempo. As suas principais peças são Livet er en sandstrand (1990), Villender (1996), Dagenes Lys (1996) — que recebeu o Ibsen Award for Best New Norwegian Play em 1997, e foi nomeada para o Award for Best Nordic Play, em 1998, Vest for Eden (2000), 24 Mislykte Nordmenn, A Mata — que recebeu o Prémio da Fundação Wilhelm Hansen para Melhor Nova Peça Nórdica e o Hedda Award, Noras barn. Algumas das suas peças foram representadas fora da Noruega, na Suécia, em Nova Iorque estando neste momento a ser planeadas produções na China e na Rússia. A Mata foi apresentada na Suécia, Estados Unidos da América, Alemanha, Dinamarca e estreia agora em Portugal.

FINN IUNKER nasceu em 1969 e vive em Bergen. As suas peças são pouco representadas no país de origem e foram produzidas por várias companhias europeias e também no Canadá. O Atendedor de Chamadas (dirigido em 1999 por António Simão na Culturgest) estreou em Glissen em 1994 com direcção de John Jeserum, sendo mais tarde também produzido pela companhia belga STAN (interpretação de Frank Vercruysen) com estreia em Berlim em 1998. Peça Alter Nativa (produzido em 2004 pelo Teatro de Inverno, com direcção de António Simão no Centro Cultural de Belém) estreou em Amesterdão em 1999, dirigido por Ola Mafaalani. As suas peças mais recentes são versões de clássicos, Ifigénia e Lidando com Helena e foram produzidas pela companhia belga SKaGEN no teatro Lillo de Antuérpia em 2003.

ARNE LYGRE nasceu em 1968, é escritor e dramaturgo. Chamou a atenção internacional com as suas peças Mamma og Meg og Men, estreada em 1998 no Rogaland Teater e Brått Evig, estreada no National Theatre de Oslo em 2000. Tem sido representado na Suécia, França, Dinamarca, Alemanha e Estónia. Em 2004 ganhou o Brage Prize para a melhor coelcção de histórias curtas. A sua penúltima peça, publicada neste número, estreou em 2005 no Nationaltheatret/Torshovteatret. Tem trabalhado como autor residente do Det Åpne Teater de Oslo.

MARIA TRYTI VENNERØD nasceu em 1978 e vive na Noruega. A sua peça Frank ganhou o Primeiro Prémio de Competição Escandinava, no Centésimo Aniversário da Independência da Noruega. Esta peça foi representada pela primeira vez em 2005 no Norwegian Theatre. Em 2005 recebeu também o Prémio Ibsen para a peça Dama I Kuka. A maioria das suas peças foram representadas na Noruega. Em 2000, estreou-se na encenação com o espectáculo Meir da sua autoria. Actividade que repetiu em 2004 com O Serviço de Harold Pinter no Rock Club Mono de Oslo.

A revista publica regularmente desde 1999 não só peças inéditas ligadas ao repertório e às iniciativas promovidas pelos Artistas Unidos, mas também materiais diversos que permitem pensar o teatro contemporâneo: artigos de reflexão, entrevistas, dossiers temáticos, depoimentos, recolhas fotográficas. Foram já editados três números especiais, isto é, dedicados às dramaturgias contemporâneas neerlandesa, escocesa, italiana e francesa.

Do número anterior, com saída simultânea a este número 17, destaca-se um dossier temático sobre Pier Paolo Pasolini e sobre o encenador Mário Feliciano que o revelou em Portugal. A revista incluirá também um balanço e uma mesa redonda sobre os dois anos no Teatro Taborda e um dossier sobre o processo de trabalho em A Fábrica de Nada de Judith Herzberg. Continua o capítulo OS QUE ANDAM POR AÍ AFIRMANDO-SE (III), desta vez com Patrícia Portela e o Teatro Mosca. Serão ainda publicados os textos AO OLHAR PARA TI (RENASCIDO) DE NOVO e A ILHA DE DEUS, de Gregory Motton, juntamente com um artigo sobre a obra completa de deste autor, por Pedro Marques.

Artistas Unidos N.º 17
de Vários 
ISBN: 0142000241343Edição ou reimpressão: Editor: CotoviaIdioma: PortuguêsDimensões: 208 x 295 x 10 mmTipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > Arte > Revistas de Arte
X
Coloque aqui o seu comentário
Artistas Unidos N.º 17
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
wook deve saber
Promoção válida para o dia 24-07-2017

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:
Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.
X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
recomendar
Artistas Unidos N.º 17 de Vários 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes válida para entregas em Portugal Continental, em encomendas de valor igual ou superior a 15€ e para envios em CTT Expresso Dia ou Rede Pickup.
Devolução do valor dos portes em cartão Wookmais para encomendas de valor inferior a 15€.

Nos envios para as ilhas dos Açores e da Madeira, 30% de desconto no envio em CTT Expresso Dia para encomendas de valor superior a 15€ ou devolução daquele valor em cartão Wookmais para encomendas inferiores a 15€. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.
X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm envio previsto a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
Temos pena de o ver partir!
Pode voltar a subscrever as nossas newsletters a qualquer momento, na sua área de cliente em "Newsletters".
Junte-se à comunidade wook nas redes sociais:
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.