Aproximações ao Livro-Objeto

Das potencialidades criativas às propostas de leitura

de Ana Margarida Ramos

editor: Tropelias e Companhia, março de 2017
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Este volume agrupa um conjunto variado de estudos dedicados ao livro-objeto, pensado quer enquanto artefacto, quer enquanto objeto lúdico, destinado ao entretenimento artístico do leitor.

Durante muito tempo esquecido pela investigação, o livro-objeto suscita um interesse crescente por parte dos estudiosos de várias áreas.

Aqui surgem textos de investigadoras de três países que abrangem o processo criativo dos livros-objeto, a classificação tipológica, a análise de algumas tipologias específicas e a reflexão sobre as suas potencialidades formativas e didáticas.

Aproximações ao Livro-Objeto

Das potencialidades criativas às propostas de leitura

de Ana Margarida Ramos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898582546
Editor: Tropelias e Companhia
Data de Lançamento: março de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 145 x 194 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 230
Tipo de produto: Livro
Coleção: Percursos Da Literatura Infanto-Juvenil
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789898582546
e e e e e

Um ótimo recurso!

Mariana Loureiro

Recomendo este livro para todos os professores e educadores que pretendem explorar o "livro" como recurso. Considero este livro um ponto-chave para criar novas tarefas didáticas. Excelente!

e e e e E

Muito completo e variado

Emanuel Silva

Mais um volume desta excelente coleção sobre literatura infanto-juvenil da Tropelias, desta vez coligindo vários estudos rigorosos e variados sobre o livro-objeto, com a vantagem de ser organizado por uma das maiores especialistas no tema. Muito interessante para quem se interesse por literatura infantil e juvenil no geral, e fundamental para quem pretenda estudar ou saber mais sobre o livro-objeto em particular.

Ana Margarida Ramos

Ana Margarida Ramos é doutorada em Literatura e Professora Auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas da área da Formação de Leitores e da Literatura para a Infância. Integra o Centro de Investigação em "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), da Universidade de Aveiro.

Tem apresentado várias comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. Integrou a equipa que concebeu o projeto CASA DA LEITURA da Fundação Calouste Gulbenkian. Integra, como investigadora, a equipa da Rede Temática de Investigação Ibérica "As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico e Iberoamericano" (www.usc.es/lijmi/).

Integrou um projeto de Reestruturação do Ensino Secundário em Timor-Leste, no âmbito do qual coordenou a equipa responsável pela disciplina de Temas de Literatura e Cultura, cujos materiais pedagógicos também realizou em coautoria.

Publicou vários livros, dos quais se destacam Livros de Palmo e Meio – Reflexões sobre literatura para a infância (Caminho, 2007), Literatura para a Infância e Ilustração: leitura em diálogo (Tropelias & Companhia, 2010) e Tendências contemporâneas da literatura portuguesa para a infância (Tropelias & Companhia, 2012).

(ver mais)