Ao Encontro dos Descobrimentos

de José Manuel Garcia

editor: Editorial Presença, abril de 1994
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Os Descobrimentos Portugueses constituem o tema mais importante da História de Portugal na sua relação com a História do Mundo. Ao serem os protagonistas e os pioneiros num processo histórico que pela sua importância marcou o início da Idade Moderna, os portugueses contribuíram decisivamente para o encontro entre as mais diversas civilizações, que até aos séculos XV e XVI poucos ou nenhuns contactos mantinham entre si.
Estes considerandos podem servir para enquadrar os estudos reunidos neste volume, já que eles evocam alguns dos aspectos mais relevantes da História da Expansão dos portugueses pelo mundo, desde Arguim ao Japão, passando pelo Congo, golfo Pérsico, Índia, Timor, etc. Nestes encontros com uma História tão apaixonante como a dos Descobrimentos, que se quer crítica e rigorosa, na abordagem de uma vasta e complexa diversidade de temas, são também tratados assuntos tão importantes como aqueles que se relacionam com sítios tão significativos como Sagres; figuras como as de Fernão Mendes Pinto, Luís Fróis, D. João de Castro, Cristóvão Colombo; além de grandes temáticas da Literatura Portuguesa da Expansão e da Historiografia Portuguesa.

Ao Encontro dos Descobrimentos

de José Manuel Garcia

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722317818
Editor: Editorial Presença
Data de Lançamento: abril de 1994
Idioma: Português
Dimensões: 194 x 263 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 296
Tipo de produto: Livro
Coleção: Cultura Portuguesa
Classificação temática: Livros em Português > História > História em Geral
EAN: 9789722317818
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
José Manuel Garcia

José Manuel Garcia doutorou-se em História pela Universidade do Porto. De entre as suas atividades destacam-se as que manteve na Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e na Fundação Calouste Gulbenkian, além de ter colaborado com universidades portuguesas e estrangeiras. Pertence à Academia Portuguesa da História e à Academia de Marinha, sendo presentemente investigador no Gabinete de Estudos Olisiponenses da Câmara Municipal de Lisboa. Participou na organização de numerosas exposições e congressos; na edição de catálogos e atas; proferiu inúmeras conferências; publicou abundante bibliografia sobre temas de História de Portugal e dos Descobrimentos, em que se contam nomeadamente livros sobre o infante D. Henrique, Cristóvão Colombo, D. João II, D. Manuel, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Fernão de Magalhães, Afonso de Albuquerque, Fernão Mendes Pinto, o Tratado de Tordesilhas, cartografia, fortalezas no Oriente, forais manuelinos e Lisboa.

(ver mais)
Estudos Queirosianos

Estudos Queirosianos

10%
Editorial Presença
21,40€ 10% CARTÃO