Wook.pt - Anotações à Lei da Prisão Preventiva e Legislação Complementar

Anotações à Lei da Prisão Preventiva e Legislação Complementar

de Fernando Macedo e Pedro Romão 

15,15€
Esgotado ou não disponível.
Sinopse

Lei Constitucional - Lei da Procuradoria-Geral da República
Lei das Revistas, Buscas e Apreensões - Angola

Prefácio

I. O Dr. Pedro Franco Romão pediu-me para prefaciar o comentário à Lei da Prisão Preventiva angolana, por ele e pelo Dr. Fernando Macedo elaborado. Aceitei com gosto e sinto-me muito honrado pela deferência para comigo e por poder, ainda que de forma muito modesta e distante, contribuir para o aperfeiçoamento do processo penal no Pais irmão, mas sobretudo pelo que o trabalho do Dr. Pedro Romão e do Dr. Fernando Macedo representa no seu entusiástico empenhamento na construção de um autêntico Estado de Direito na sua Angola.
Um prefácio não tem de ser a apologia da obra; pode consistir simplesmente na sua apresentação. No caso seria incorrecto que me atrevesse a comentar a Lei e como é aplicada, não só por não estar familiarizado com a sociedade e prática processual penal angolanas, mas também porque a apreciação crítica de institutos da natureza da prisão preventiva é essencialmente um acto de cidadania activa e por isso deve caber primordialmente aos angolanos. Se não devo comentar a Lei, posso, porém, apreciar o comentário dos Autores na sua motivação pessoal e fundamentação teórica. A prisão preventiva é a janela que mostra o respeito pela liberdade dos cidadãos em qualquer ordem jurídica, quer na perspectiva da sua regulamentação legal, quer no modo como é aplicada. A frequência com que se recorre à prisão preventiva e a forma da sua execução constituem o barómetro do culto da liberdade, componente essencial do Estado de Direito material. Por isso até que não seja irrelevante que os Autores tenham escolhido o instituto da prisão preventiva para sua primeira publicação.
Não é irrelevante a escolha, desde logo porque se insere na militância cívica dos doutores Pedro Romão e Fernando Macedo. Os Autores apresentaram-me o seu trabalho como constituindo «apenas um passo e um pequeno contributo para a discussão da problemática da prisão preventiva em Angola, com vista ao seu aperfeiçoamento e reformulação», «tendo sempre presente os cidadãos desconhecidos e indefesos que, não poucas vezes, enfrentam sozinhos o Poder que procura a legitimação do abuso da força na lei perversamente interpretada e aplicada». O propósito de luta pelo Direito e pela Justiça é a natural continuação da militância dos Autores na AJPD — Associação Justiça, Paz e Democracia, de que foram dois dos fundadores, mas o modo de intervenção não desmerece a motivação. Entusiasmou-me a militância, mas não me desmereceu a análise e críticas jurídicas.
II. Os comentários aos artigos da Lei são muito mais do que «singelas notas», como o qualifica Pedro Romão na nota introdutória, pois são sempre apoiados na boa doutrina, dedicada à defesa dos direitos humanos, e inspirados na jurisprudência portuguesa, mas tendo sempre presente a necessária conformação da interpretação à Lei Constitucional de Angola, como se impunha num trabalho que, sendo político, em sentido nobre, é também um trabalho de exegese jurídica para serviço dos práticos do Direito. O Direito é uma ciência prática, destina-se a ser aplicada aos casos da vida em sociedade: o Direito é pauta para a acção dos homens. Nenhuma interpretação será jurídica se não for humana e razoável. E o humano não é lógica, mas vida. Daí haver no universo jurídico lugar para uma lógica humana, a lógica do razoável, em oposição à lógica formal dos conceitos puros. O texto do comentário reflecte essa lógica do razoável, como se pode ler na nota introdutória em que Pedro Romão sente necessidade de esclarecer que nem eles, nem a AJPD reduzem a justiça aos direitos dos arguidos, antes a justiça para todos que se alcança, «em última análise, com a consolidação do Estado de Direito», consolidação que, acrescentamos nós, passa inevitavelmente pela protecção intransigente dos direitos fundamentais de todas as pessoas, também e especialmente porque mais precisam dos suspeitos ou arguidos em processo criminal.
Há muitas vezes a ideia de que o intérprete é neutro, que apenas procura a norma real que a lei materializa, mas a interpretação é antes uma actividade que se orienta por razões que cada intérprete pensa ter como boas para interpretar a lei. São boas, como referi já, as motivações dos Autores: a defesa dos direitos humanos e em especial dos cidadãos desconhecidos e indefesos. Só o propósito justificaria a obra, mas não lhe bastou o propósito. Estamos perante um trabalho jurídico com valia.
III. Os Autores, que não tive a honra de ter como meus alunos, citam-me com frequência neste seu trabalho e isso honra-me muito. Não pela valia dos meus ensinamentos, mas porque também eu no escolher o Direito Processual Penal como núcleo central das minhas preocupações científicas o fiz por militância na defesa da liberdade e para consolidação da democracia em Portugal. É que não basta que os textos, como é o caso do artigo 2.° da Lei Constitucional de Angola, proclamem a liberdade como fundamento do Estado, é preciso que os cidadãos estejam permanentemente alerta para os perigos que a ameaçam e também continuamente se empenhem na sua defesa com as armas que sabem manejar.
Os doutores Pedro Franco Romão e Fernando Macedo, apesar da sua juventude, sabem manejar a "arma" do Direito. Merecem, por isso, que a sua voz seja escutada e que o seu esforço militante na defesa dos perseguidos e pelo progresso democrático da sua Pátria, consubstanciado agora neste trabalho que dão à estampa, seja apreciado como ponto de partida, modesto ainda como é quase sempre o princípio, e sobretudo de estímulo para outros.
Na sua caminhada pelo Direito e pela Justiça em Angola, o Dr. Pedro Romão e Fernando Macedo contarão sempre comigo.
Loures, 30 de Março de 2008.
Germano Marques da Silva

Anotações à Lei da Prisão Preventiva e Legislação Complementar
de Fernando Macedo e Pedro Romão 
ISBN: 9789724035147Edição ou reimpressão: Editor: Edições AlmedinaIdioma: PortuguêsDimensões: 161 x 231 x 23 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 192Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > Direito > Direito Penal
X
Coloque aqui o seu comentário
Anotações à Lei da Prisão Preventiva e Legislação Complementar
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
recomendar
Anotações à Lei da Prisão Preventiva e Legislação Complementar de Fernando Macedo e Pedro Romão 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:
Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.
X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes, ou devolução do valor em cartão, para Portugal continental em CTT Expresso Clássico ou Rede Pickup. 30% de desconto, ou devolução em cartão, nos envios para as ilhas dos Açores e Madeira, em CTT Expresso Clássico. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.
X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm envio previsto a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
Temos pena de o ver partir!
Pode voltar a subscrever as nossas newsletters a qualquer momento, na sua área de cliente em "Newsletters".
Junte-se à comunidade wook nas redes sociais:
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.