Amali e Abdul do Outro Lado do Muro
de Isabel Bravo; Ilustração: Daniela Bacalhau
Sobre
o LivroPlano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a cidadania nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.
Amali, uma menina de 10 anos, natural do território da Palestina, que ao longo da história, rodeada pela mãe e a avó-materna, partilha toda a sua cultura hebraica. Ela representa a fação israelita do conflito e tem um papel importante, para o qual persuade a sua família, na resolução do conflito preconizado na história; materializado no muro que separa as duas culturas. Abdul é um menino, da sua idade, que representa a fação palestiniana. Amali perde a sua bola na "Terra Proibida", na demanda de recuperá-la confraterniza com Abdul. A amizade é descoberta e proibida por ambas as famílias. Através da "Declaração Universal dos Direitos da Criança", Amali consegue convencer os adultos de que o seu conflito não tem razão de ser.
Este conto infantil, dirigido às crianças entre os nove e doze anos, é uma lição de História; uma história de fé, um elogio à paz, dedicado a todos aqueles que têm um muro a separá-los.
A importância de dar atenção à forma como as crianças percepcionam a realidade e o poder que têm de transformar o mundo. Uma história muito rica sobre dois locais onde, infelizmente, as crianças crescem a odiar as crianças do outro lado e a responsabilidade, mais uma vez, é dos adultos. Uma história rica de como as crianças, se deixarmos, ajudam-nos a transformar a realidade e a ver o outro tal como nós - um ser humano.