Algazarra de Versos

de João Manuel Ribeiro; Ilustração: Elisabete Ferreira
Editor: Trinta por uma linha, outubro de 2010 ‧
João Manuel Ribeiro, em Algazarra de Versos, colectânea de mais de vinte poemas, revela claras influências da literatura oral tradicional, apoiando-se na herança das rimas infantis, enfatizando a plasticidade que caracteriza a linguagem enquanto brinca com a métrica, com os sons e com a grafia das palavras. De temática diversificada, como se pode inferir desde o título, percorrendo distintos géneros (como as adivinhas, o alfabeto ou os provérbios), o fio condutor deste volume reside na capacidade do escritor de desconstruir a linguagem com mestria e ludicidade, recorrendo para isso a múltiplas combinações rítmicas, fónicas, melódicas, semânticas e lexicais, sensibilizando o leitor para a poesia. As ilustrações [de Elisabete Ferreira] trazem cor e algum humor à publicação sendo de salientar o equilíbrio e a leveza de leitura de algumas páginas simples com fundo branco (vide dupla «Sabias que» e «Contos & pontos tontos») em comparação com outras menos felizes com fundo ilustrado (vide dupla «Andorinha do meu telhado» e «O fruto do saber»)

Algazarra de Versos

de João Manuel Ribeiro; Ilustração: Elisabete Ferreira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898213341
Editor: Trinta por uma linha
Data de Lançamento: outubro de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 310 x 217 x 7 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 40
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Infantis e Juvenis > Livros Infantis de Ficção > Infantil (6 a 10 anos)
EAN: 9789898213341

SOBRE O AUTOR

João Manuel Ribeiro

João Manuel Ribeiro (1968- ) é poeta, escritor, editor e investigador. Além de ler e escrever, gosta de estudar, sendo Doutor em Ciências da Educação e Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tem o Master em libros y literatura infantil y juvenil, pela Universitat Autònoma de Barcelona. É, ainda, Mestre e licenciado em Teologia, pela Universidade Católica do Porto.
Sendo considerado como «um dos mais promissores autores de poesia para a infância», publicou mais de cinco dezenas de livros de Literatura Infantil e Juvenil, repartidos entre a poesia e a narrativa.
É diretor de A Casa do João – Revista de Literatura Infantil e Juvenil e publica textos de crítica no blogue andancasdopoeta.blogspot.com.
Está representado em Manuais Escolares, Gramáticas e Livros de Atividades, alguns deles da Porto Editora.
Adora visitar escolas e encontrar-se com os seus leitores.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU