Albert Einstein e a Experiência do Conhecimento em Física

de Daniel Duarte de Carvalho

editor: Campo das Letras, abril de 2002
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Albert Einstein ocupa, sem dúvida, uma posição privilegiada na história da Ciência e da cultura contemporânea, não se destacando apenas pela sua descrição científica do Universo, mas também pelas suas reflexões em torno do método e da orientação do desenvolvimento da Ciência, da natureza e da possibilidade do conhecimento do real, da ética ou da religião.

Nos seus trabalhos, que reflectem esta diversidade de discursos, encontramos reflexões que conduziram o físico ao reconhecimento de uma religiosidade no Universo, a Religiosidade Cósmica, fruto de uma necessidade de inteligibilidade global, entendida pelo autor da teoria da relatividade como um sentimento imprescindível à prática científica.

A elucidação deste conceito implica a clarificação da concepção einsteiniana de religião e o esclarecimento do processo gnoseológico que, com base naquele sentimento, subjaz à apreensão do real, de modo a que possa ser equacionada a pertinência da actualidade de tal sentimento ao nível do desenvolvimento da Ciência: face a essa crença, na ordem da natureza, face a esse pressuposto de inteligibilidade do real, face a essa religiosidade, o realismo moderado não será hoje uma forma de Religiosidade Cósmica einsteiniana, agora definitivamente laicizada?

Albert Einstein e a Experiência do Conhecimento em Física

de Daniel Duarte de Carvalho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726106524
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: abril de 2002
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 250
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Física
EAN: 9789726106524
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Daniel Duarte de Carvalho

Daniel Duarte de Carvalho é licenciado em Filosofia, mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea e doutorado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo-se especializado na área da Filosofia das Ciências. É actualmente membro integrado do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no grupo de investigação de Filosofia das Ciências. É autor, para além de numerosos artigos, dos seguintes livros: Do Big Bang à Pessoa Humana (Instituto Piaget, 1998); O Espaço e o Tempo (Afrontamento, 2002); Albert Einstein e a Experiência do Conhecimento em Física (Campo das Letras, 2002); Einstein e a Formação da Hipótese em Física (Afrontamento, 2010).

(ver mais)