AH! Livro
Livros para Sonhar
de Josse Goffin
Sobre
o LivroEstes livros sem texto tornaram-se obras de referência para os especialistas em literatura infantil e juvenil. Jogam com os sentidos duplos, as adivinhas visuais e, como Magritte, nos ensinam que "um cachimbo não sempre é um cachimbo".
Não contam uma história com introdução, desenvolvimento e desenlace, mas cada página apresenta uma série de imagens independentes, mesmo que relacionadas entre si, formando uma estrutura de encadeamento. Ambos os títulos têm a particularidade que as suas páginas são desdobráveis, de forma que a primeira com a seguinte representa uma ilustração, mas ao abrir esta última, aparece uma imagem diferente. Deste modo, estabelece-se um jogo entre o que se vê e o que se esconde, o que parece algo se transforma em outra coisa...
A diferença de "Oh!" é que contém imagens quotidianas (uma chávena de chá, umas pinças, uma maçã...), e o "Ah!" usa obras destacadas da História de Arte (Mona Lisa, Vénus de Milo...), do que resulta um material didáctico de grande valor. Além da sua apresentação imaginativa e surpreendente, as ilustrações destes livros destacam-se pelo seu carácter descritivo e fácil de entender.
Apesar de se tratar de livros para todas as idades, resultam especialmente atractivos para pré-leitores e primeiros leitores, porque permitem estabelecer um exercício livre de narração enquanto os mais pequenos jogam a adivinhar que objectos ou animais se escondem por trás de cada página. O resultado é que as crianças identificam as imagens, assustam-se e se surpreendem -daí os títulos ao descobrir a parte escondida de cada uma, aprendem a sequência e direcção das imagens e desenvolvem a sua imaginação.