A Televisão Paga

Dinâmicas de mercado em Portugal e na Europa

de Luísa Coelho Ribeiro

editor: Media XXI, setembro de 2007
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Qual o futuro que se adivinha para a televisão paga em Portugal? Quais os desafios colocados pelos avanços tecnológicos e nomeadamente, o impacto que terá a televisão digital terrestre cujo concurso para a atribuição de licenças está em preparação? Estas e outras questões são analisadas em livro que estuda o mercado português sob uma perspectiva internacional e inovadora.

A investigação de que este livro dá conta foi inicialmente elaborada no âmbito daquele mestrado da FEP e visa caracterizar a indústria de televisão paga e, nomeadamente, a indústria de cabo, como parte integrante do desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e como uma "indústria com tecnologias de rede" com os traços distintivos daí decorrentes. É igualmente versado o processo de convergência das indústrias de audiovisuais e telecomunicações, suas causas e efeitos na estruturação do mercado e feita uma resenha da origem das actividades de televisão paga nos EUA e na Europa, sua evolução e sua situação actual. O mercado de cabo em Portugal é particularmente aqui abordado, desde a atribuição das primeiras licenças até à situação actual e examinada a evolução entretanto ocorrida.

Neste contexto, é caracterizada a procura e a oferta existentes (operadores - presença, performance, produtos e serviços e estratégias), as tecnologias que emergiram como principais concorrentes (actuais ou futuros) e a procura do mercado de televisão por subscrição (para este efeito foi efectuado um inquérito a uma amostra representativa da população nacional). É igualmente elaborado um resumo sobre a estrutura dos mercados de televisão paga de vários países integrantes da Comunidade Europeia a 15 e sobre a regulação do sector quer a nível nacional quer internacional.

A autora realiza uma análise quantitativa do nível de concentração observada no mercado de televisão paga em Portugal. Neste âmbito, são revistos vários estudos empíricos sobre as consequências da concentração ao nível da oferta - qualidade/diversidade e preço - e examinados estudos sobre as consequências do aparecimento de tecnologias alternativas ao cabo, da desagregação do lacete local e da concorrência das telecomunicações.

Finalmente, procurou-se identificar as grandes tendências e desafios associados ao modelo de negócio da indústria, quer para os detentores de plataformas de distribuição, quer para os canais de cabo e os produtores independentes de conteúdos.

A Televisão Paga

Dinâmicas de mercado em Portugal e na Europa

de Luísa Coelho Ribeiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899519176
Editor: Media XXI
Data de Lançamento: setembro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 20 mm
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo
EAN: 9789899519176
Luísa Coelho Ribeiro

Luísa Coelho Ribeiro nasceu no Porto. É licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto onde também fez o Mestrado em Finanças. Frequentou várias pós-graduações e cursos executivos nas áreas financeira, fiscal e de gestão estratégica, nomeadamente em business schools, das quais se destacam Ashridge, Insead e Robert Kennedy College. Trabalha desde 2001 na Sonaecom, na análise e avaliação de projectos de investimento a nível nacional e internacional. Anteriormente, trabalhou na área de Private Equity no BPI Banco de Investimento. Desenvolveu também actividades relacionadas com a análise e elaboração de projectos de investimento para o Banco Mundial. Como docente universitária convidada, Luísa Ribeiro colabora com várias instituições de ensino superior, destacando-se a Universidade Autónoma de Lisboa e o Instituto Politécnico de Leiria.

(ver mais)