10% de desconto

A Noiva da Revolução

de Paulo Santos de Oliveira

editor: Quidnovi, fevereiro de 2008
Única revolução brasileira digna desse nome segundo os especialistas ó e romântica a ponto de ter como maior símbolo um caso de amor, a paixão proibida entre a filha de um português riquíssimo e o maior líder patriota ó, a República de 1817 antecipou a Independência do País. Cinco anos antes desta, trouxe um governo próprio, forças armadas, constituição, polícia e embaixadores no exterior, além de fazer valer, pela primeira vez, os princípios da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Das Alagoas ao Ceará, esse movimento heróico, atrevido e um tanto ingénuo pôs a gente do povo em pé de igualdade com os poderosos e anunciou o fim da escravidão e das separações pela cor da pele. O sonho durou apenas 74 dias e acabou debaixo de uma repressão violenta e muito cruel, que fez duas mil e quinhentas vítimas. O seu significado e as suas consequências foram, porém, imensos. Este romance é o resultado de vários anos de pesquisa. Nele, o autor buscou apresentar uma visão fiel e detalhada da revolução, assim como o contexto político, económico, social e cultural da época e os perfis das suas principais personagens. O livro traz, ainda, mapas do Nordeste e do Recife, à época, com indicação dos locais dos principais eventos revolucionários, a cronologia do movimento e a biografia das principais personagens.

«Gostei bastante de ler A NOIVA DA REVOLUÇÃO. Mais do que ler, devorei-o em dois serões seguidos. É um bom romance, bem documentado ao nível das fontes históricas e bem ficcionado ao nível das personagens, do enredo e das descrições. Junta à psicologia humana o retrato dos ambientes naturais. Estão bem tratadas as três vertentes mais importantes da população brasileira — brancos, mulatos e negros — e, dentro da primeira, o ódio aos «reinóis». Sabe resgatar o ambiente da ida da Coroa portuguesa para o Brasil, sobre a qual não há praticamente romances.»
Miguel Real

A Noiva da Revolução

de Paulo Santos de Oliveira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896280031
Editor: Quidnovi
Data de Lançamento: fevereiro de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 238 x 26 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 354
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789896280031
Paulo Santos de Oliveira

Paulo Santos de Oliveira é jornalista e recifense da safra de 1952. Foi cartoonista nos anos 70, publicando na Folha de São Paulo, em revistas da Editora Abril, no Jornal do Brasil e na revista experimental de quadradinhos Balão. Em Pernambuco, trabalhou em vários jornais e foi correspondente das publicações da «imprensa alternativa» Movimento e Em Tempo. Na década de 80 coordenou a ECOS - Equipe de Comunicação Sindical, organização de assessoria aos movimentos sindical e popular. Nos anos 90 criou a Estado da Arte e a Plug Multimídia, empresas de assessoria em comunicação e desenvolvimento de software educativo. A Noiva da Revolução é o seu primeiro romance.

(ver mais)