A Navegação de São Brandão nas Fontes Portuguesas Medievais

Livro 1

de Aires A. Nascimento

editor: Edições Colibri, abril de 1998
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A Navegação de S. Brandão constitui uma das leituras de maior referência na Idade Média. Os textos têm na origem a figura de Brandão, monge irlandês do séc. VI. Neles a tradição portuguesa está repesentada de diversos modos e, apesar de apresentarem problemas específicos, têm a uni-los um mesmo contexto cultural de leituras que animou o imaginário medieval português em que se forjou o espírito dos homens dos Descobrimentos.

A Navegação de São Brandão nas Fontes Portuguesas Medievais

de Aires A. Nascimento

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727720415
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: abril de 1998
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 233 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 282
Tipo de produto: Livro
Coleção: Obras Clássicas da Literatura Portuguesa
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > História da Literatura Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789727720415
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Aires A. Nascimento

Aires A. Nascimento, n. 1939 (Palhais, Trancoso), tem longo percurso académico: Prof. Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ocupou-se de temas diversos de Filologia (textos e manuscritos) e de História (sentido do tempo), como consta nos ensaios recolhidos em Ler contra o Tempo; atenção particular lhe mereceu a Hagiografia medieval, com as problemáticas da Legenda e do Milagre e as reflexões sobre Imagem e Texto, através de considerações em torno de Iconografia e Iluminura.
Nesse plano se integra a monografia que dedica à Rainha Santa Isabel, "maior santa, porque rainha, tanto maior rainha, porque santa" (no trocadilho do P.e António Vieira); merecem-lhe atenção aspetos menos comentados por outros, como é atender a duas Cantigas que o rei D. Dinis terá dedicado à Rainha e como é trazer à colação a sua correspondência epistolar, reveladora de uma personalidade conciliadora em situações de conflitos familiares; presta também atenção ao elogio histórico desenvolvido em ritual académico e atende à iconografia da Rainha Santa: para ilustração desse tema traz à consideração um quadro esquecido na Academia das Ciências de Lisboa, mas atribuído, por tradição, à princesa D. Maria Francisca Benedita, irmã da rainha D. Maria I; aduz-se aqui que esse quadro deve ter pertencido à antiga Galeria de Fr. José Mayne.

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