A Magia da Espada Japonesa
de George Guimarães
Sobre
o LivroMiyamoto Musashi, o mais célebre espadachim do Japão medieval, dizia que aquele que pratica a luta de espada conhece a essência de todas as coisas.
George Guimarães, professor de artes marciais há trinta anos, ao escrever A Magia da Espada Japonesa, ajuda-nos a entender na prática o que dizia esse grande guerreiro. Com este livro, além de proporcionar conhecimentos históricos e técnicos úteis aos praticantes da luta japonesa de espada, o autor traz a público preciosos ensinamentos filosóficos dos samurais, os notáveis guerreiros do Japão medieval, conceitos esses extremamente valiosos não só para quem pratica as artes marciais, como principalmente para as lutas quotidianas do homem comum no mundo moderno, tais como a ansiedade na escalada do sucesso e as frustrações nas derrotas a que todos estamos sujeitos; as alternâncias dos que se juntam e se separam; a adaptabilidade necessária a cada um para vencer os obstáculos com os meios de que dispõe e, até mesmo, a coragem para enfrentar a morte prevista ou inesperada.
Este trabalho foi enriquecido com gravuras de autoria do artista plástico Ari de Moraes Possato, participante de inúmeras mostras de arte no Brasil e no exterior, em cidades como Troyes (França), Barreiro, Porto, Santiago do Cacém e Seia (Portugal), Londres (Inglaterra), Okinawa (Japão) e S. Vito al Tagliamento (Itália ).