10% de desconto

A Lição do Sonâmbulo

de Frederico Pedreira
editor: Companhia das Ilhas, abril de 2020
15,00€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
No prefácio a um livro curioso da sua autoria, José Rodrigues Miguéis escreve: "até que ponto pode um escritor falar das suas experiências pessoais, sem incorrer na pecha de subjectivismo e sem ser indiscreto a respeito de si próprio? Será possível, nesta época e num meio como o nosso, avesso por tradição e preconceito à literatura de confissões, que tem enriquecido e ajudado a esclarecer tantas outras culturas, usar da franqueza de um Rosseau, de um Stendhal, de uma Bashkírtseva, para não dizer já de um De Quincey ou Baudelaire?"

A época a que Rodrigues Miguéis se refere podia também ser a nossa. O problema da confissão (se é realmente isso o que está em causa) mantém-se e será sempre um dos aperitivos preferidos da teoria da literatura. Ainda assim, talvez se insurja outro problema maior nos nossos tempos: a ficção deslumbrada consigo mesma, a ficção como conceito saturado, enquanto via profissionalizante, livre-trânsito do bom gosto, imitação da vida explicada como quem junta dois mais dois, sendo que o caso não se dá apenas em literatura.

Mas voltando a esta: talvez desta vez o autor se tenha cansado de escrever José disse ou Joaquina disse quando foi ele que disse e mais ninguém. Talvez nestes tempos de passamanes não valha muito a pena embelezar um caminho esburacado, quando apesar de tudo são esses buracos que ainda lhe dão um nome.

A Lição do Sonâmbulo

de Frederico Pedreira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899007079
Editor: Companhia das Ilhas
Data de Lançamento: abril de 2020
Idioma: Português
Dimensões: 142 x 221 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 164
Tipo de produto: Livro
Coleção: Azulcobalto
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789899007079

Um livro casa. Um livro gente.

Os Livros da Lena

Levou algum tempo a conseguir encontrar o adjectivo que fizesse jus ao carácter deste livro. Quando finalmente o consegui foi de forma meia tosca, porquanto me apropriei de um substantivo comum e decidi vesti-lo de adjectivo. E aqui o deixo: Este livro é casa. A nossa infância tem muitos lugares e, por vezes, também eles não se limitam à sua redutora definição física. Há lugares que são gente. Há lugares que são cheiro. Há lugares que são alimento, sabor, sentir e colo. Há lugares que são memória.

SOBRE O AUTOR

Frederico Pedreira

Frederico Pedreira nasceu em 1983. Publicou vários livros de prosa e de poesia, entre os quais Doze Passos Atrás, Presa Comum, Fazer de Morto, A Noite Inteira, A Lição do Sonâmbulo e o livro de ensaios Uma Aproximação à Estranheza. Traduziu livros de poesia de W. B. Yeats, Louise Glück e Dylan Thomas, ensaios de G. K. Chesterton e George Orwell, e romances de Dickens, Swift, Wells, Hardy e Banville, entre outros. Colaborou na secção de cultura de alguns periódicos nacionais. Doutorou-se no Programa em Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Venceu o Prémio INCM/Vasco Graça Moura na categoria de Ensaio (2016) e o Prémio Autores SPA para Melhor Livro de Poesia (2022), com Coração Lento, a sua estreia na Assírio & Alvim.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU