Wook.pt - A Jurisdição Constitucional em Portugal

A Jurisdição Constitucional em Portugal

(3ª Edição)

de José Manuel M. Cardoso da Costa 

10,09€
10%
em stock
10% de desconto em CARTÃO
Em stock - Envio imediato
Sinopse

Nota à 3.ª Edição

Na sua versão inicial, o escrito que ora se reedita teve origem e veio a lume, em 1987, na circunstância e na oportunidade referidas na Explicação prévia que então o antecedeu e que, conservada nesta edição, será só por si suficiente para recordar essas circunstância e oportunidade e para, a um tempo, manter tal escrito ligado ao propósito, que foi o do volume onde originariamente foi publicado, de homenagear o Mestre cuja memória o autor não pode deixar de lembrar sempre com sentida admiração e reconhecimento.
Objecto de uma 2.ª edição em 1992, encontra-se esta esgotada há muito, além de que entretanto se desactualizara, em razão, desde logo, da Revisão Constitucional de 1997 e da revisão da Lei do Tribunal Constitucional que se lhe seguiu em 1998 (para além de outras inovações ou alterações legislativas igualmente relevantes na matéria) - isto, sem falar já do que inevitavelmente resultava da própria consolidação e sedimentação da actividade do Tribunal. Daí a presente edição, em que se actualiza a anterior e se procura dar conta, nas notas que acompanham o texto, dos desenvolvimentos que, ao longo dos anos entretanto decorridos, a matéria versada e os problemas que suscita não podiam deixar de ter conhecido, tanto na jurisprudência como na doutrina. Obrigou isso a alargar de novo e muito consideravelmente o aparato das notas e a extensão de algumas delas: mas só desse modo podia conciliar-se a tomada em consideração (mesmo assim limitada ao estritamente exigível) desses desenvolvimentos — sem o que a nova edição não faria sentido - com a manutenção da estrutura e da natureza contidas do corpo do texto, em que mais não se pretende do que traçar rigorosa mas concisamente as linhas mestras, essenciais e características, da justiça constitucional portuguesa. Por isso - e a mais das actualizações que se impunham - nos limitámos naquele a alguns acrescentos ainda compatíveis com a sua índole e a uma que outra reformulação pontual.
Havendo isto implicado um esforço e um dispêndio de tempo não pequenos e sendo que, por outro lado, temos entre mãos o objectivo de tratar mais desenvolvidamente a temática em causa (ou alguns dos seus pontos centrais) noutra sede, não foi sem hesitar que nos decidimos a levar a cabo esta nova edição. Mas não precludindo ela, na verdade e em definitivo, esse outro propósito, acresce que, ao promovê-la, e para além do préstimo que a mesma possa ter fora do meio escolar, visa-se ocorrer também à necessidade de proporcionar, aos estudantes que vêm seguindo, na Faculdade de Direito de Coimbra, o curso em temos professado a matéria, um seu roteiro ou guião mais fiel e acabado.
Ao ilustre Conselheiro Messias Bento, amigo e colega de uma longa jornada de duas décadas na Comissão e no Tribunal Constitucional, queremos agradecer a disponibilidade com que nos ajudou a esclarecer dúvidas que a revisão do texto nos foi suscitando e algumas precisas e valiosas indicações. E agradecemos, bem assim, a António de Araújo e a Joaquim Pedro F. Cardoso da Costa a colaboração prestada na verificação da bibliografia e na organização do respectivo anexo.
Coimbra, Julho de 2007

Explicação Prévia

O presente texto constitui a versão original, em português, da contribuição do autor para a obra colectiva editada por CHRISTIAN STARCK /ALBRECHT WEBER, Verfassungsgerichtsbarkeit in Westeuropa, Baden-Baden, 1986. Havendo que proceder à sua publicação, não pareceu inadequado inseri-lo neste Livro de Homenagem ao Prof. Doutor Afonso Rodrigues Queira, e é particularmente grato ao autor - por muitas razões, que não só a de um dever estrito de discipularidade — associá-lo, assim, ao correspondente propósito.
Em relação à versão alemã - que ficou a dever-se a primorosa tradução do Doutor Heinrich E. Hõrster, a quem, neste ensejo, reconhecidamente se agradece - apenas se acrescentaram ao texto algumas notas mais (contendo um ou outro desenvolvimento, na sua maior parte já antes elaborados, que houve que sacrificar, por razões de espaço, naquela outra versão) e actualizaram-se, além disso, algumas referências.

Índice

I. Breve enquadramento histórico
II. Estatuto constitucional e organização do Tribunal Constitucional
III. A competência do Tribunal Constitucional
IV. O processo no Tribunal Constitucional
V. As decisões do Tribunal Constitucional
VI. O significado do Tribunal Constitucional no processo político

A Jurisdição Constitucional em Portugal
ISBN: 9789724032535Edição ou reimpressão: Editor: Edições AlmedinaIdioma: PortuguêsDimensões: 161 x 231 x 5 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 120Tipo de Produto: Livro Coleção: Monografias Classificação Temática: Livros em Português > Direito > Direito Constitucional
X
Coloque aqui o seu comentário
A Jurisdição Constitucional em Portugal
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
wook deve saber
Promoção válida para o dia 27-03-2017

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
X
recomendar
A Jurisdição Constitucional em Portugal de José Manuel M. Cardoso da Costa 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:

Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.

X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes, ou devolução do valor em cartão, para Portugal continental em CTT Expresso Clássico ou Rede Pickup. 30% de desconto, ou devolução em cartão, nos envios para as ilhas dos Açores e Madeira, em CTT Expresso Clássico. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.

X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.

X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm envio previsto a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
Temos pena de o ver partir!
Pode voltar a subscrever as nossas newsletters a qualquer momento, na sua área de cliente em "Newsletters".
Junte-se à comunidade wook nas redes sociais:
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.