A Imperatriz Romanov
de C. W. Gortner
Sobre
o LivroUma mulher governa sempre.
Mesmo quando está nos bastidores do trono.
Um belíssimo romance, com vislumbres da história da Europa desde o final do século XIX até meados do século XX. Acompanhando a vida de Maria Feodorovna, a mãe do último czar da Rússia, viajamos dos opulentos palácios de São Petersburgo aos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial. Desde a corte da Rainha Vitória até à ruralidade russa dominada pelos Bolcheviques.
Depois de Alix, a sua querida irmã mais velha, ter desposado um dos príncipes de Inglaterra, Minnie percebe que terá destino semelhante. Apesar da sua relutância, casa-se com Alexandre, o herdeiro do trono dos Romanov, ascendendo a imperatriz.
Com a morte do seu marido, o filho Nicolau torna-se czar da Rússia, e, com esse poder, chegam os conflitos. A mulher de Nicolau, fortemente influenciada por Rasputine, é apenas uma das ameaças que Minnie, agora Maria Feodorovna, tem de enfrentar para proteger o seu filho e o seu império.
Quando ecos da revolução começam a chegar ao palácio, a Imperatriz Romanov prepara-se para enfrentar o seu maior desafio.
Kirkus Reviews
«Um romance cativante que nos mostra a vida extraordinária da mão do último czar da Rússia e um relato perspicaz da queda de uma dinastia.»
Publishers Weekly
Não sei se foram as saudades de ler um romance histórico ou de ler sobre os Romanov, mas a verdade é que há muito tempo que um livro não me "enchia medidas" como este... Viciou-me, intrigou-me e fez-me pesquisar depois de o fechar. Quanto a mim, estes são os três factores que, conjugados, resultam numa experiência de leitura verdadeiramente compensadora. E foi o caso, levando-me a acrescentar toda a bibliografia deste autor à minha lista de futuras aquisições.
Ainda não acabei a leitura, mas estou a adorar! Já é o 3o livro que leio deste autor, e até agora nunca desiludiu. Recomendo