10% de desconto

A Imagem do Cabo-Verdiano nos Textos Portugueses

1784-1844

de Danilo Santos

editor: Livraria Pedro Cardoso, maio de 2017
Ao ler-se os textos portugueses dos finais do século XVIII e a primeira metade do século XIX depara-se com uma certa depreciação e africanização do homem cabo-verdiano. As formas de sociabilidade dos cabo-verdianos eram reprovadas por estes serem demasiados próximos dos "negros africanos". Estas representações continuam a ser menos conhecidas tanto no domínio da História como nos outros campos do saber. Ora, o presente livro debruça-se sobre a imagem do homem cabo-verdiano construída, pensada e dada a ler, nos textos portugueses produzidos pelos forasteiros no período entre 1784 e 1844.

O corpo textual que sustenta este estudo foi produzido a partir do contacto com as ilhas e os seus habitantes ou, muitas vezes, a partir de informações de terceiros, por alguém cujos padrões mentais e culturais pertenciam a outra realidade. Da longa relação dos portugueses/europeus com os africanos, sob a soberania portuguesa no espaço cabo-verdiano desenvolveu-se uma cultura nova e um homem novo - uma nova sociedade, que por um lado reflete o fracasso português na assimilação dos cabo-verdianos e por outro mostra a capacidade de, num espaço novo, através do processo de mestiçagem, que foi quase um fenómeno natural nas ilhas de Cabo Verde, surgir algo novo, com contornos próprios, que se pode caracterizar de cabo-verdiano.

A Imagem do Cabo-Verdiano nos Textos Portugueses

1784-1844

de Danilo Santos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899974753
Editor: Livraria Pedro Cardoso
Data de Lançamento: maio de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 233 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 264
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > História da Literatura
EAN: 9789899974753
Danilo Santos

Danilo de Jesus da Veiga dos Santos nasceu em Santa Catarina, ilha de Santiago, em 1986. Licenciou-se em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 2008. Em 2011 fez o Mestrado em História de África na mesma instituição. É atualmente Professor de História e de Cultura Cabo-verdiana na Escola Secundária Armando Napoleão Fernandes – Achada Falcão. Tem colaborado com o Instituto Universitário de Educação e o Centro de Estudos de História Religiosa, da Universidade Católica Portuguesa. Tem especial interesse pela História de África e multiplicidades culturais existentes no continente africano.

(ver mais)
Viagens com um Mapa em Branco

Viagens com um Mapa em Branco

10%
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
23,00€ 10% CARTÃO
portes grátis