A Identidade Ibérica em Miguel Torga

de Sara Reis da Silva

editor: Principia, abril de 2002
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Entrecruzando duas áreas de trabalho, a cultura e a literatura, Sara Reis da Silva propõe-se estudar o iberismo cultural em Miguel Torga, o poeta que se considerava «filho ocidental da Ibéria» e, «pela graça da vida, peninsular».

Para tanto, parte da procura dos valores semântico e operatório da noção de iberismo cultural (empreendida também por autores como D. Sinibaldo de Mas y Sans, Oliveira Martins, Magalhães Lima, António Sardinha ou Natália Correia) para um estudo das «referências mais ou menos explícitas às duas nações peninsulares como um todo indissociável» que aparecem na obra literária de Torga, desde «Diário» e a «A Criação do Mundo a Portugal», «Traço de União», «Poemas Ibéricos e Alguns Poemas Ibéricos».

A Identidade Ibérica em Miguel Torga

de Sara Reis da Silva

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728500818
Editor: Principia
Data de Lançamento: abril de 2002
Idioma: Português
Dimensões: 164 x 239 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789728500818
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Sara Reis da Silva

Sara Reis da Silva é professora auxiliar na Universidade do Minho (Instituto de Educação). É doutorada em Literatura para a infância pela Universidade do Minho, com uma tese intitulada Presença e Significado de Manuel António Pina na Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude (2009).

Desenvolve a sua docência e a sua investigação na área dos estudos literários e, em particular, da literatura de potencial recepção infanto-juvenil. Integra a equipa responsável pelo projecto Gulbenkian – Casa da Leitura (http://www.casadaleitura.org/). É investigadora da rede temática de investigação ibérica «As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico» (www.usc.es/lijmi).

Tem apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. É autora de artigos/ensaios e recensões no referido âmbito investigativo. É colaboradora permanente da revista Malasartes [Cadernos de Literatura para a Infância e Juventude]. Publicou, em 2002, A Identidade Ibérica em Miguel Torga (Principia) e, em 2005, Dez Réis de Gente… e de Livros. Notas sobre literatura infantil (Caminho).

Na colecção Percursos da Literatura infantojuvenil, da Tropelias & Companhia, publicou Encontros e Reencontros – Estudos sobre literatura infantil e juvenil (2010), Entre Textos – Perspectivas sobre literatura infantil e juvenil (2011), De capuz, chapelinho ou gorro – Recriações de O Capuchinho Vermelho na literatura portuguesa para a infância (2011) e Casas muito doces: reescritas infanto-juvenis de Hansel e Gretel (2015).

(ver mais)