A História Interminável Livro
de Michael Ende
Sobre
o Livro"Faz o que quiseres" é a inscrição que consta do símbolo do poder ilimitado de Fantasia. Mas o jovem Bastian, herói desta aventura, só ao fim de uma longa e árdua busca descobre o que essa frase realmente significa.
A História Interminável é uma singular fantasia épica com todos os requisitos do género: criaturas fantásticas, paisagens exóticas, florestas sombrias, encantamentos, rituais de cavalaria, espadas e amuletos, uma imperatriz Criança e tudo aquilo que possamos imaginar, visto que Fantasia é o próprio mundo da Imaginação.
Tudo começa quando Bastian descobre um estranho livro numa não menos estranha livraria e se sente subitamente compelido a roubá-lo como se algo de mágico o estivesse a arrastar para uma perigosa aventura.
Uma obra que passou ao grande ecrã como um filme de culto.
É uma história que me acompanhou na minha juventudo e que se mantém super actual, por isso escolhi-a para acompanhar também a juventude do meu filho.
A História Interminável tornou-se logo no meu livro preferido quando ainda nem sequer estava a meio dele. Adorei tudo, desde as personagens aos dois mundos estarem diferenciados por cores. Ainda hoje fico encantada só de me lembrar da história e, definitivamente, os filmes não fazem jus à grandeza e genialidade presentes nesta obra. É demasiado magnífica. Quem não leu, faça um favor a si próprio e leia.
A primeira vez que tive contacto com esta historia foi em filme e nao em livro quando ainda era jovem, apaixonei me imediatamente e na altura requesitei o livro na biblioteca da minha escola. Agora adulta decidi compra-lo e ter um só para mim, pois traz uma certa nostalgia quando o leio. Sem dúvida Um dos meus livros preferidos.
Bastian Baltasar Bux vive duas histórias nesta história: primeiro, é um menino sem ego que começa a ler a história interminável. Vai-se apercebendo que é mencionado nessa história até ao momento em que se deixa entrar nela. Segundo, já dentro da história interminável, Baltasar começa a ganhar tanta confiança que se transforma num menino diferente. Mas se não ter ego não é bom, ter o ego muito cheio também não. Entre aventuras com seres fantásticos, a fuga ao 'nada' e a cura da Imperatriz Criança, percorre-se o fantástico reino de Fantasia.