A Guerra Civil (Farsália) Livro
de Lucano ; Tradução: Luís Manuel Gaspar Cerqueira
19,50€
i
10% de desconto em CARTÃO
Em stock
portes grátis
Sobre
o Livro
Sinopse
A Guerra Civil (Farsália) foi escrito pelo jovem Lucano entre o ano 59 d. C. e março de 65, quando, aos vinte e cinco anos, foi forçado a abrir as veias por ordem do imperador Nero, que lhe invejava o talento poético.
«O assunto do poema é a guerra civil travada cem anos antes de Lucano, entre César e Pompeio, na sequência do falhanço do primeiro triunvirato. O arco cronológico do poema começa em 49 a. C., com a travessia do Rubicão e o início da guerra, e termina com César cercado pelos Egípcios em Alexandria nos finais de 48, inícios de 47.»
[Da Introdução]
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoA Guerra Civil (Farsália)
ISBN: 9789896417154
Edição: 02-2020
Editor: Relógio D'Água
Idioma:
Português
Dimensões: 152 x 232 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 320
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Poesia
Integrado dentro daquilo que são os textos clássicos. Embora traduza em épica a guerra civil romana entre César e Pompeio, este livro deverá ter uma melhor compreensão depois de lida a Íliada, e sobretudo a Eneida, pois Lucano deve a sua estrutura a Vergílio. Com uma boa introdução, algo muito positivo, pois "educa" o leitor numa maior compreensão da própria obra.
Apesar de Lucano ser um autor canónico da literatura mundial, a sua obra ainda não tinha sido traduzida integralmente para português. Um grupo de tradutores, coordenados por Luís Cerqueira (a quem se devem as traduções de parte da Eneida e de Lucrécio (na mesma editora) e de Boécio (F. C. Gulbenkian)), oferece-nos, ao fim de tantos séculos, um texto num português exemplar. A Farsália é um poema épico que em vários aspectos difere do modelo homérico e virgiliano: sem deuses nem maravilhoso (além de crendices da época), o seu assunto é histórico e não tem heróis, como se quisesse dizer que, numa guerra civil, ninguém sai vencedor.