A Europa à Procura do Futuro

Da Convenção de Filadélfia ao Tratado de Lisboa

de Arnaldo M. A. Gonçalves
editor: Livros Horizonte, novembro de 2007
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
A Constituição Europeia encontra-se bloqueada e a Constituição americana tem mais de 200 anos de experimentação. Esta obra de Arnaldo Gonçalves esclarece as diferenças. E as possíveis semelhanças. Afinal, quem sabe se semelhante futuro não está reservado ao texto constitucional da União Europeia?

Desde os primórdios da integração europeia que os "pais fundadores" não esconderam nunca o fascínio pelo processo federal norte-americano. Este fascínio animou durante anos os defensores de um modelo federal à escala europeia. Mas, como fica patente nesta obra, não há modelos ideais. Cada arquitectura institucional corresponde a momentos históricos, não se podendo dizer que o modelo federal americano constitui o arquétipo por excelência do projecto de integração europeia.

Já a visão comparada dos dois processos de vocação constitucional - presentes nesta obra de Arnaldo Gonçalves - e de dois textos fundadores de grandes espaços políticos norteados pelos valores da democracia, da liberdade e dos direitos humanos, constitui, sem dúvida, uma excelente oportunidade para reflectir sobre o sentido da evolução histórica do projecto europeu. Com a assinalável diferença de que a Constituição americana tem mais de duzentos anos de efectiva experimentação e a Constituição Europeia neste momento encontra-se bloqueada.

As diferenças não desmotivam uma reflexão sobre o futuro constitucional europeu. Afinal, a Lei Fundamental dos estados Unidos da América esteve à beira de um destino infausto e só entrou em vigor in extremis e de forma quase se diria inesperada…
Quem sabe se semelhante futuro não está reservado ao texto constitucional da União europeia?

A Europa à Procura do Futuro

Da Convenção de Filadélfia ao Tratado de Lisboa

de Arnaldo M. A. Gonçalves

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722414715
Editor: Livros Horizonte
Data de Lançamento: novembro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 171 x 241 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 264
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política Europeia
EAN: 9789722414715

A Europa em crise

arnaldo goncalves

Quando escrevi este livro estava longe de antever os problemas que viriam para a construção europeia na sequência da aprovação do Tratado de Lisboa e da crise financeira dos titulos da divida soberana. Coloquei na altura a hipótese de uma Europa unida num estado superveniente de "estado de necessidade". Cinco anos depois os acontecimentos de há um ano e meio vêm-me dar razão.

SOBRE O AUTOR

Arnaldo M. A. Gonçalves

Arnaldo Gonçalves nasceu em Lisboa (Campo Grande) em 27 de novembro de 1953. Licenciou-se em direito na Universidade Clássica de Lisboa, em 1976. É mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela mesma universidade, tendo como tese de doutoramento as relações União Europeia-China. Monitor na Faculdade de Direito de Lisboa (1974-5), foi assistente do Prof. Adriano Moreira na Universidade Internacional (1997-2000). Foi, entre 1990 e 1997, assessor de gabinete do Governo português de Macau, na área económica, e perito do Grupo de Ligação Conjunto Luso-Chinês. Foi professor de ciência politica e relações internacionais na Universidade Politécnica de Macau (2003-2019).
É autor de livros nas áreas do direito, da ciência politica e das relações internacionais designadamente "O Diálogo Europa-China-Ásia-Pacífico: Desafios e Turbulência no século XXI" (2004), "A Europa à Procura do Futuro – Da Convenção de Filadélfia ao Tratado de Lisboa" (2007), "O Poder e o Direito, Ensaios de Direito Constitucional e Ciência Política", "O Mundo como Vontade e Imaginário" (2008), "Norberto Bobbio. A Tradição Europeia da Liberdade" (2014), "Macau, depois do adeus" (2018). É ainda autor de títulos na área das espiritualidades e esoterismo como "Religion, Culture and Sense of Belonging" (2017), "Por Quem os Sinos Não Dobram. A Maçonaria e a Igreja Católica" (2021) e "Sob o Delta Luminoso. Hermetismo e Tradição" (2023). É casado com Rita Gonçalves, tem dois filhos e cinco netos.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR