A escola como espaço social

Leituras e olhares de professores e alunos

de Aline Seiça, Ana Maria Bettencourt, Feliciano Veiga, Ian Davies, Joaquim Pintassilgo, Luiza Cortesão, Maria João Mogarro e Ricardo Vieira

editor: Porto Editora, dezembro de 2009
Situado no contexto recente da presente evolução social e económica e da polémica em torno das políticas educativas, a obra intitulada A escola como espaço social: Leituras e olhares de professores e alunos oferece aos leitores um percurso de leituras multifacetadas sobre a escola, professores e alunos, perspetivando questões críticas e centrais à compreensão das práticas educativas na multiplicidade dos seus contextos. São multifacetadas as leituras e os olhares que se vão desenhando, complementando e cruzando ao longo dos vários capítulos. Ora se espelham nelas perspetivas teóricas e pensamento crítico acerca das atuais políticas de escola, do currículo e dos efeitos que produzem na educação dos jovens; ora se encontram olhares que iluminam e tornam mais inteligíveis as sensibilidades identitárias inerentes à profissionalidade docente, em contexto de mudança estatutária.

Incluem-se neste livro contribuições de natureza diversa. Umas perspetivam e examinam os princípios, finalidades e valores que respeitam à escola enquanto espaço social e multicultural, às práticas curriculares e à cidadania. Outras questionam os contextos políticos e sociais que têm ocasionado mudanças polémicas na educação, mas também na (re)construção da identidade profissional dos professores. Encontram-se, ainda, trabalhos de investigação empírica sobre diferentes campos de ação das escolas e dos professores: direitos dos alunos, significações de ordem ética, social e política dos professores, fatores de (in)satisfação, de motivação e modos de ser professor nos tempos que hoje se vivem nas escolas, nas famílias, na sociedade em geral. Emergem, assim, configurações de significações múltiplas, lógicas interaccionais com colegas, com os alunos e com a escola, nas quais perpassam intencionalidades, valores e práticas diferenciais de profissionalidade.
No seu conjunto, trata-se de uma publicação com relevância e utilidade para públicos com interesses múltiplos. Para os estudiosos dos fenómenos da educação e das mudanças de escola, mas também para investigadores e estudantes de pós-graduação, não só em termos das abordagens teóricas sobre algumas das questões mais centrais às políticas educativas, mas também pelas implicações e sugestões resultantes dos estudos empíricos que se oferecem ao olhar dos leitores.

A escola como espaço social

Leituras e olhares de professores e alunos

de Aline Seiça, Ana Maria Bettencourt, Feliciano Veiga, Ian Davies, Joaquim Pintassilgo, Luiza Cortesão, Maria João Mogarro e Ricardo Vieira

ISBN: 978-972-0-34325-3
Editor: Porto Editora
Ano: 2009
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 244 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Tipo de produto: Livro
Coleção: Educação, Teoria e Prática
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 978972034325310
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável