A Convergência de Portugal com as Normas Internacionais de Contabilidade
de Marta Guerreiro e Lúcia Lima Rodrigues
Sobre
o LivroO Regulamento N.º 1606/2002 da Comissão Europeia impõe a todas as empresas cotadas da União Europeia a utilização das normas internacionais de contabilidade emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) na elaboração das demonstrações financeiras cujo exercício tenha início a partir de 1 de Janeiro de 2005.
Portugal, na qualidade de Estado-Membro, depara-se portanto com este notável desafio que coloca novas exigências a todos aqueles que praticam, ensinam e aprendem contabilidade neste país.
Este livro pretende enquadrar este tema de grande actualidade, dando a conhecer o contexto em que tem vindo a desenvolver-se a convergência internacional da contabilidade nas últimas décadas, o percurso de Portugal nesse sentido e as principais divergências entre o normativo contabilístico nacional e as normas internacionais de contabilidade.
Este livro dirige-se a estudantes do ensino superior, de mestrado ou pós-graduação, a profissionais de contabilidade, e a todos aqueles que pretendam aprofundar conhecimentos ao nível da harmonização contabilística internacional e dos desenvolvimentos na contabilidade em Portugal inerentes a esse processo.