A Condição Contemporânea da Arquitetura

de Josep Maria Montaner

editor: Editorial Gustavo Gili
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Hoje, transcorrida uma década e meia do século XXI, já temos o distanciamento suficiente para interpretar a evolução da arquitetura do final do século passado até a atualidade e detectar as características mais evidentes desse período. Neste estudo, que continua a obra Depois do movimento moderno. Arquitectura da segunda metade do século XX (Editorial Gustavo Gili, 2001), Josep Maria Montaner revisa a arquitetura que vai de 1990 a 2015, época que se caracterizou pelo apogeu e a crise da arquitetura entendida como objeto isolado e monumental, de custo exorbitante, e que mostrou o surgimento de alternativas contra o desperdício, a falta de contextualização e a ausência de valores: o renascimento da crítica radical e ativista, a defesa do urbanismo e da arquitetura informais e a intensificação da arquitetura ecológica e sustentável entendida como o bom uso dos recursos.

A Condição Contemporânea da Arquitetura

de Josep Maria Montaner

ISBN: 9788584520497
Editor: Editorial Gustavo Gili
Idioma: Português, Português do Brasil
Dimensões: 142 x 201 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Arquitetura
EAN: 9788584520497
e e e e E

interpretação, evolução, arquitetura

João Ribeiro

Josep Maria Montaner explorar a arquitectura como saber colectivo que evolui, elencando diferentes escalas, locais, programas e/ou outras condicionantes para de algum modo “catalogar” os diferentes movimentos contemporâneos. Um livro de fácil leitura e aberto ao colectivo, com elementos gráficos pontuais e descrições simples e concisas para demonstrar determinado “ponto de vista” do autor.

Josep Maria Montaner

Josep Maria Montaner (1954) é doutor em arquitetura e catedrático do Departamento de Composição da Escola Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB-UPC), onde tem codirigido o programa de mestrado Laboratório da Moradia do Século XXI. Montaner já foi professor convidado em diversas universidades da Europa, América e Ásia e é autor de inúmeros artigos e publicações, entre os quais se destacam Sistemas arquitetônicos contemporâneos (2015), A modernidade superada (2011), Arquitetura e política (2014, com Zaida Muxí), Arquitetura e crítica (2014), Del diagrama a las experiencias, hacia una arquitectura de la acción (2014) e A condição contemporânea da arquitetura (2015), todos publicados pela Gustavo Gili. Colaborador habitual de revistas de arquitetura e dos jornais espanhóis El País e La Vanguardia, em junho de 2015 foi nomeado conselheiro de habitação e do distrito de Sant Martí na Prefeitura de Barcelona.

(ver mais)
Em stock - envio até 48 horas
Edições Cosmos
17,67€ 10% CARTÃO
portes grátis