10% de desconto

A Cidade e as suas Muralhas Incertas

de Haruki Murakami
Livro eBook
editor: Casa das Letras, abril de 2025
26,90€
24,21€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
Mal imagina o protagonista que a rapariga por quem se apaixonou está prestes a levar sumiço. Nos breves encontros entre os dois, sentados à sombra das glicínias ou passeando pela margem do rio, a jovem revela ao rapaz a existência de uma misteriosa cidade rodeada de uma alta muralha, situada num outro mundo. Se um dia quiser reencontrá-la e conhecer o seu verdadeiro eu, ele terá de o desejar com todas as suas forças e abdicar de parte de si.

Chegado o outono, o rapaz recebe uma última carta, o prenúncio de uma despedida, e ela desaparece do mapa, como que por magia. Perdido de amores, apodera-se do rapaz uma tristeza sem fim, mas eis que se decide, investido de um verdadeiro espírito de peregrinação, procurar a elusiva via de acesso à cidade, na esperança de reencontrar a amada.

Finalmente diante do portão, tem de prescindir da sua sombra e é-lhe atribuída a função de leitor de sonhos numa biblioteca sui generis, que não alberga nem um livro para amostra. Afinal, a cidade tal como ela a descreveu existe, e tudo é possível nesse assombroso universo paralelo, onde a realidade, a identidade, os sonhos e as sombras pairam e escapam aos limites rígidos e implacáveis da lógica.
Japão Wook 640.jpg

Qual o destino de férias preferido dos clientes da Wook? Nós dizemos-lhe

Os livros são muitas vezes o início de grandes viagens. Na Wook, as vendas dos guias de viagem são um indicador das preferências dos nossos clientes e, permitam-nos a soberba, dos portugueses em geral. *
Em 2024, Itália liderou a lista dos sonhos de verão — e não é difícil perceber porquê. Da cidade eterna aos canais de Veneza, das águas de Capri aos sabores da Toscana, ecoam as palavras de Italo Calvino: «A cidade não conta o seu passado, contém-no como as linhas de uma mão.» (1)
Este ano, porém, a preferência dos portugueses parece que mudou, não apenas de país, mas também de continente. Os guias mais vendidos em 2025, até ao momento, apontam para o Japão como o novo destino favorito dos viajantes portugueses. O fascínio pelo Oriente, com a sua estética minimalista e espiritualidade serena, tem inspirado muitos a embarcarem para Tóquio, Quioto, Osaka, entre outros locais que nos fazem sonhar. A Haruki Murakami, talvez o mais lido dos autores nipónicos em Portugal, é atribuída a seguinte frase: «Se não consegues entender sem uma explicação, então não vais entender com uma». Talvez seja por isso que há tantos a quererem visitar e experienciar o Japão — há coisas que só se compreendem estando lá.
Entre sushi e sakura, os portugueses parecem ansiar por uma viagem mais introspetiva, em contraste com o hedonismo mediterrânico do verão anterior. Ainda assim, para além do Japão e da Itália, países como Espanha, França ou a Dinamarca continuam populares, alimentando tanto o paladar como a alma, tal como recomendaria Albert Camus: «No meio do inverno, aprendi enfim que havia em mim um verão invencível».(2)
Os destinos mudam, mas o impulso é o mesmo: o desejo de viver histórias dignas de livro. E enquanto houver páginas a virar, haverá sempre novos mapas para desenhar, mundos para descobrir e personagens para encarnar. Afinal, como escreveu Fernando Pessoa, «Viajar é o melhor modo de fugir de si próprio». (3)

Quer saber mais sobre o Japão? Comece com estes livros! A Cidade e as Suas Muralhas Incertas, de Haruki Murakami A Cidade e as Suas Muralhas Incertas é o livro mais recente de Haruki Murakami – o romancista japonês vivo de maior sucesso – e transporta-nos para um estranho mundo surreal. A narrativa desenrola-se em torno dois jovens apaixonados. Nos seus breves encontros, a jovem revela ao rapaz a existência de uma misteriosa cidade rodeada de uma alta muralha, situada num outro mundo. Quando chega o outono e a rapariga desaparece misteriosamente, o rapaz parte em busca da cidade na esperança de reencontrar a amada. Quando a encontra, vê-se perante um universo paralelo, em que realidade, sonhos e sombras desafiam a lógica. COMPRO NA WOOK! » Doce Tóquio, de Durian Sukegawa Doce Tóquio retrata de forma subtil e comovedora a redenção numa sociedade que não perdoa. Sentaro, um homem sem grandes esperanças, trabalha numa loja de dorayaki (panquecas recheadas com pasta de feijão) para pagar dívidas. Certa primavera, a chegada de Tokue, uma idosa com um passado marcado pela lepra, transforma a sua vida ao ensiná-lo a fazer uma pasta de feijão doce tão boa que parece mágica. Com uma escrita delicada, Durian Sukegawa destaca a importância da paciência, da amizade e da busca pela perfeição, celebrando a beleza das coisas simples. Não deixe de ver Uma Pastelaria em Tóquio, a belíssima adaptação deste romance ao cinema. COMPRO NA WOOK! » O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar, de Yukio Mishima Este soberbo romance desenrola-se à volta de Noboru, um adolescente que questiona o mundo e a realidade – com um grupo de amigos que rejeita os valores do mundo dos adultos –, e Ryuji, um marinheiro que simboliza a libertação e as aventuras. O rapaz fascina-se com as histórias, a coragem e a calma daquele homem. Mas quando o marinheiro desilude os ideais do grupo de Noboru, estes montam um plano de vingança. As partes pungentes do romance sobre uma geração traumatizada pelas consequências da guerra e a procura de beleza e da honra perdida do Japão, são pontos-chave nesta obra literária. COMPRO NA WOOK! » Antes da Despedida, de Toshikazu Kawaguchi Antes da Despedida é o quarto livro da série bestseller mundial Antes que o Café Arrefeça. Funiculi Funicula é um centenário café em Tóquio onde, diante de uma chávena de café bem quente, os clientes podem viajar até ao passado e estar com quem amam ou perdoar pessoas que deixaram para trás, mas não sem riscos. Neste volume, o café recebe quatro novos visitantes: um marido que deixou algo muito importante por dizer; uma mulher que não consegue despedir-se do seu cão: uma rapariga que não aceita o pedido de casamento; e uma filha que fez o seu pai afastar-se. Toshikazu Kawaguchi escreveu esta obra originalmente como peça de teatro, e o primeiro livro já foi adaptado ao cinema. COMPRO NA WOOK! » (1) As Cidades Invisíveis, Italo Calvino
(2) O Verão, Albert Camus
(3) Livro do Desassossego, Fernando Pessoa

* Este artigo foi originalmente publicado na revista wookacontece de Maio de 2025.

A Cidade e as suas Muralhas Incertas

de Haruki Murakami

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895813896
Editor: Casa das Letras
Data de Lançamento: abril de 2025
Idioma: Português
Dimensões: 157 x 237 x 35 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 560
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789895813896

Nada de novo

Inês

Apesar deste novo Murakami trazer-nos a sua habitual escrita, e os seus mundos fantásticos, infelizmente parece-me não trazer nada de novo. O protagonista de meia idade é alguém que vive no mundo da sua adolescência, perdido numa cidade fantástica (mas não tão apetecível quanto isso) imaginada por uma namorada. Isso remete-nos para divagações sobre a sua sombra, o seu verdadeiro eu, e o nosso propósito nesta vida. Mas tudo isso parece pouco quando o narrador parece tão perdido quanto nós leitores ao ler as descrições do seu dia-a-dia.

SOBRE O AUTOR

Haruki Murakami

Haruki Murakami é, sem dúvida, um autor de culto, lido por todas as gerações e procurado com especial curiosidade pelos jovens leitores, encontrando-se traduzido em mais de 50 línguas. Sendo um dos escritores japoneses contemporâneos mais divulgado em todo o mundo, é simultaneamente aplaudido pela crítica, que o considera um dos «grandes romancistas vivos» (The Guardian).
Haruki Murakami recebeu vários doutoramentos honoris causa pelas universidades do Havai, Liège e Princeton em reconhecimento da sua obra, recompensada através da atribuição de importantes galardões internacionais, com destaque para os prémios Noma, Tanizaki, Yomiuri, Franz Kafka, Jerusalém e Hans Christian Andersen.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR