A Arte da Memória

de Paulo Teixeira
editor: Editorial Caminho, abril de 1997
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
Refere Fernando Pinto do Amaral a propósito de Inventário e Despedida, de Paulo Teixeira, in Público de 21-06-1991: «Ao abordar a escrita de Paulo Teixeira, tornou-se um hábito reflectir em torno do lugar que a poesia ocupa, num mundo talvez pouco propício às entregas emocionais ou subtilezas hermenêuticas que a sua leitura tantas vezes implica. Sem querer repetir-me excessivamente, diria, de qualquer modo, que a expressão poética se encontra hoje envolvida numa rede de cultura por entre cujos intrincados fios acabaram por se ir desgastando, ou pelo menos empalidecendo, duas ideias: primeiro, a que via no poeta o inspirado porta-voz de uma fala divina que obrigatoriamente o excedia; mais tarde, uma outra (própria de uma certa modernidade) que encarava a escrita sobretudo como um rigoroso ofício, um "trabalho" a que o poeta metia ombros com a meticulosidade de uma investigação linguística. É na intersecção entre estas duas perspectivas — e na tentativa de ultrapassagem de ambas — que surge alguém como Paulo Teixeira (n. 1962), cujo estilo tem sido considerado precisamente como um bom exemplo da situação histórica em que nos encontramos após a exaustão de alguns entusiasmos que moveram as vanguardas. O regresso a uma sensibilidade classicizante nota-se, por exemplo, na relativa regularidade estrófica, na pontuação e sintaxe convencionais ou na unidade que anima e estrutura a mensagem de cada poema. Além destes aspectos, a obra de Teixeira é igualmente marcada pela incorporação omnívora da tradição cultural do Ocidente, num processo que vai transferindo toda essa pluralidade para a "linguagem autista do poema" (p. 11) e faz de cada texto o privilegiado receptáculo de muitos eus a cujos mundos a poesia dá voz.»

A Arte da Memória

de Paulo Teixeira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722107310
Editor: Editorial Caminho
Data de Lançamento: abril de 1997
Idioma: Português
Dimensões: 128 x 184 x 2 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 72
Tipo de produto: Livro
Coleção: Caminho da Poesia
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789722107310
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Paulo Teixeira

Paulo Teixeira nasceu em Moçambique, em 1962. Reuniu a obra poética, publicada a partir de 1985, no volume O Último Poeta Romano, que inclui o livro inédito Calepino (2020). Publicou também, nesse ano, A Comoção do Mundo, escrito com uma bolsa de criação literária atribuída pela DGLAB/Ministério da Cultura. A sua última incursão neste domínio tem por título A Boda dos Tempos (2024).
Fez parte, por indicação testamentária do próprio poeta, da Fundação Luís Miguel Nava, do júri do Prémio de Poesia por ela atribuído e exerceu as funções de codiretor da revista Relâmpago.
Foi escritor convidado do D. A. A. D. (Deutscher Akademischer Austauschdienst) para uma permanência de um ano em Berlim. Efetuou residências literárias na Maison des Écrivains Étrangers et des Traducteurs de Saint-Nazaire, em França, e na Fundação Sacatar, no Brasil, país onde viveu durante a última década.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR