A Americana que Queria ser Rainha de Portugal

A incrível história de Nevada Hayes, Mulher de D. Afonso, Duque do Porto

de Ana Anjos Mântua

Livro eBook
editor: Manuscrito Editora, janeiro de 2017
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Quando D. Afonso, príncipe real, saiu do automóvel junto ao Paço Real de Sintra naquele ameno dia 8 de Junho de 1908, Nevada Hayes sentiu um calafrio e foi subitamente acometida por um pressentimento: um dia seria sua mulher. Um dia seria rainha de Portugal.

Nascida no Ohio, Estados Unidos, filha de um merceeiro, cedo percebeu que estava destinada a uma vida melhor. E lutou com todas as suas forças para a conseguir. Trabalhou em Washington e Nova Iorque, casou por amor e por interesse, teve um filho que abandonou, viveu em França, Itália, viajou por países exóticos, divorciou-se duas vezes e viu-se envolvida em vários escândalos. O seu nome fez correr tinta na imprensa, nomeadamente quando conseguiu casar com D. Afonso, apesar da recusa e indignação de D. Manuel, último rei de Portugal, então no exílio em Inglaterra. Tornara-se finalmente duquesa do Porto, princesa de Bragança.

Houve quem a retratasse como uma mulher fria, calculista, mal-educada, mas Ana Anjos Mântua, coordenadora da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, conta-nos a sua história para além do rol dos seus incontáveis defeitos. Através de uma investigação cuidada, a autora traz-nos um romance empolgante sobre esta extraordinária mulher, que se transformou ao longo da vida para se tornar uma das figuras mais admiradas e faladas pela imprensa internacional e pela aristocracia europeia da época. Morreu a 11 de Janeiro de 1941, viúva do «seu amor» D. Afonso, e depois de ter conseguido reclamar ao Estado Português a herança que considerava sua por direito.

A Americana que Queria ser Rainha de Portugal

A incrível história de Nevada Hayes, Mulher de D. Afonso, Duque do Porto

de Ana Anjos Mântua

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898818744
Editor: Manuscrito Editora
Data de Lançamento: janeiro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 231 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 268
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789898818744
e e e E E

Esperava Outra Coisa

Marta Alfredo

Quando iniciei este livro pensei que seria uma leitura diferente no sentido em que imaginei uma compilação de factos sobre a vida desta mulher. O que este livro é, é uma narração na primeira pessoa, na voz da própria Nevada, da sua vida. A autora, baseada na rica recolha histórica que fez, narrou as suas vivências na perspectiva da personagem principal. Não era o que esperava porque a autora é uma Historiadora e não uma romancista/escritora, fiquei surpresa. Quanto ao tema: não sabia que D. Afonso de Bragança fora casado com uma americana e provavelmente muito poucos o saberão, talvez principalmente porque D. Afonso não era o herdeiro direto do trono e como segundo filho, esses factos são desconhecimento, ou ainda melhor, esquecidos. Sinto que esta mulher era uma “social climber”, que utilizou todos os meios para obter um fim e, apesar de a autora tentar humanizar esta mulher, é patente em alguns momentos a arrogância desta mulher no destrato dos outros achando-se superior.

e e e e E

Para ler e conhecer

Mário Malheiro

Existem historias dentro da Historia de Portugal que por vezes são colocadas em segundo plano ou esquecidas. É sempre bom que alguém dedique algum tempo a trazer para o palco dos livros este pedaço da historia do nosso país que tem tanto para nos contar. É também uma oportunidade de nos desenhar uma imagem do que fomos e do que somos.

Ana Anjos Mântua

Ana Anjos M‚ntua é licenciada em História, variante de História da Arte, e pós-graduada em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É coordenadora da Casa -Museu Fernando de Castro, no Porto, desde 2021. Anteriormente, desempenhou funções de coordenação da Casa-Museu Anastácio Gonçalves, investigação e curadoria de exposições no Mosteiro dos Jerónimos/Torre de Belém e no Museu Nacional do Azulejo. Em 2004, enquanto técnica superior do IPPAR-Instituto do Património Arquitetónico e Arqueológico, desenvolveu um projeto internacional de salvaguarda do património na Ilha de Moçambique. É ainda autora de uma série de artigos científicos nas áreas do património e do colecionismo. Em 2016, em parceria com Maria de Aires Silveira, recebeu a Menção Honrosa do Grémio Literário pelo catálogo e exposição «Fórmulas Naturalistas da Arte Moderna».

(ver mais)
Josefina

Josefina

Casa das Letras
22,90€
portes grátis
A Troca das Princesas

A Troca das Princesas

Teodolito
18,00€
portes grátis