3 Estórias Móveis

de João Freitas Ferreira

editor: Via Occidentalis, outubro de 2007
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Parece ser inegável que, no mundo actual, o telemóvel é cada vez mais um objecto indispensável. Com ele, ganhamos a sensação - talvez falsa - de abolir distâncias, a partir do momento em que qualquer pessoa passa a estar à distância do marcar de um número, onde quer que estejamos. Mas será que o telemóvel alguma vez se irá substituir ao contacto físico, humano? "3 Estórias Móveis", de João Freitas Ferreira, é uma ficção que procura reflectir sobre as distâncias que o imediatismo comunicacional ainda não conseguiu superar...

"Rita", "Bernardo" e "Augusta" são três lisboetas que em nada se distinguem dos estranhos que por nós passam nas ruas da capital, acelerados, absortos a falar ao telemóvel, ou preocupados com algo que somos incapazes de compreender com apenas um olhar.

É com base na vivência destas três personagens que João Freitas Ferreira nos mostra uma perspectiva muito pessoal - e, especialmente, muito humana - da cidade de Lisboa que todos conhecemos, reflectindo sobre a forma como as vidas se cruzam e se ignoram, simultaneamente.

Por detrás das aparências - o aspecto, a profissão, o nome, todos os factores que, demasiadas vezes, nos bastam para pensarmos que conhecemos alguém - esconde-se, por vezes, um "admirável mundo novo", que por vezes é bem mais sombrio do que esperamos.

3 Estórias Móveis é, no fundo, um livro que pretende quebrar alguns preconceitos, reflectindo sobre a forma paradoxal como, num mundo onde a comunicação é cada vez mais presente e mais imediata - materializada nesse objecto quotidiano, como o telemóvel - as pessoas podem ser cada vez mais ausentes.

3 Estórias Móveis

de João Freitas Ferreira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728966270
Editor: Via Occidentalis
Data de Lançamento: outubro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 20 mm
Páginas: 204
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789728966270
João Freitas Ferreira

João Freitas Ferreira nasceu em Lubango, Angola. Com uma forte formação teológica, conclui a licenciatura em Teologia na Universidade Católica de Lisboa, e a Licenciatura Canónica em Teologia Dogmática, com a tese "A Relação Fé - Cultura no Cristianismo Antigo".

A sua relação com a Fé viria também a reflectir-se na sua personalidade humanista. Participa activamente no desenvolvimento de diversos projectos na Baixa - Chiado, com o objectivo de reabilitar as Igrejas e a animação sócio-cultural da zona nobre da capital por exemplo, a elaboração de vários ciclos de concertos de música sacra e a criação dos "Itinerários da Fé", visitas guiadas às Igrejas. Desde 2005 é sócio co-fundador de uma agência de comunicação, onde exerce como consultor de comunicação.

Em termos pessoais, mantém grandes afinidades com o mundo das artes e da cultura: cinéfilo convicto, amante das artes plásticas e da música clássica - mas não só nem tão pouco - encontra na escrita criativa o meio por excelência para a sua expressão pessoal.

Da sua formação e da experiência inter-pessoal, nasce o gosto pela relação humana e a sua qualidade de comunicação. Por isso, aborda com simplicidade a complexidade das relações humanas onde a informação tenta minorar as falhas afectivas. Num mundo ligado 24 horas, onde fica a relação humana, o tempo "gasto" e a gratuidade?

(ver mais)