1984 Livro
de George Orwell; Tradução: Ana Luísa Faria
16,00€
i
Sobre
o Livro
Sinopse
1984 oferece hoje uma descrição quase realista do vastíssimo sistema de fiscalização em que passaram a assentar as democracias capitalistas. A electrónica permite, pela primeira vez na história da humanidade, reunir nos mesmos instrumentos e nos mesmos gestos o trabalho e a fiscalização exercida sobre o trabalhador. O Big Brother já não é uma figura de estilo - converteu-se numa vulgaridade quotidiana.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto1984
ISBN: 9789726081890
Edição: 04-2012
Editor: Antígona
Idioma:
Português
Dimensões: 128 x 209 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 327
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Romance
A conselho da minha mãe, em 2006 (aos 16 anos de idade!), li o livro. Falou-me, vagamente, do conteúdo do mesmo, afim de me fazer pensar no mundo, na sociedade como um todo. O livro e toda a sua história dão que pensar, fazem-nos reflectir sobre o que se passa em nosso redor, o que molda o nosso futuro enquanto sociedade e o que podemos fazer ou impedir que tome certas direcções. Na minha opinião, o livro deveria ser de leitura obrigatória para o cidadão comum! Há que fazer as pessoas pensar, reflectir naquilo que é importante!
Adorei o livro! É um bom retrato dos regimes totalitários, principalmente sobre os seus mecanismos de repressão. Representa um bom "abre olhos" para a ascensão destes regimes e do neonazismo que têm acontecido na europa ultimamente.
Li em 2020, mas poderia ter lido há 10, 20 anos ou daqui a mais tempo que continuaria sempre impressionada pelo facto de uma obra escrita em 1948 ter descrito tão bem o provável futuro que nos aguarda (em boa parte já se reflecte no presente, com a tecnologia a controlar cada vez mais a humanidade). Os sentimentos do protagonista são bem pormenorizados, o que envolve o leitor na história. Recomendo a leitura e depois a visualização do filme.
Magnífica obra literária que nos transporta para um mundo distópico mas maravilhoso aos olhos do Big Brother. Uma escrita que prende o leitor da primeira à ultima página. Maravilhoso.
Comecei a ler este livro por iniciativa própria, já tinha ouvido falar muito na obra e calhou ter em casa (uma busca pela "biblioteca" cá de casa que felizmente voltou a ser usada) e passado pouco tempo na UC de Sociologia do Poder (Licenciatura Sociologia UMinho) foi um dos livros recomendados para um trabalho. Uma verdadeira obra que nos permite reflectir ideologicamente.
1984 é, no geral, uma boa distopia. Na minha opinião, em certas ideias o livro acaba por ser um pouco repetitivo, no entanto, adorei a forma como Winston se vai apercebendo das mentiras impostas pelo governo e como a obra acaba. Gostei bastante do desenlace da história!
Um livro autêntico, que nos faz viajar no tempo e que, sem dar conta, nos descreve o futuro e os nossos tempos de maneira crua mas, ao mesmo tempo, mágica e impressionante. A must read!
“1984” foi uma obra calorosamente acolhida pela população em geral, mas isso não impediu que alguns críticos detonassem a obra e a definissem como um trabalho que não fora bem conseguido e que, em alguns momentos, deixava de ser trágico para se tornar odioso. Apesar de tudo, e na minha opinião, “1984” é exatamente aquilo que se propõe a ser: uma reflexão sobre o mundo em que vivemos e sobre aquilo que pode vir a acontecer, tendo em conta as tendências totalitárias das sociedades do século XXI. Orwell faz uma crítica bastante percetível às instituições estalinistas. Na realidade, toda a obra se baseia evidentemente nelas, bem como em outras instituições que seguiam princípios idênticos, tais como as nazis e fascistas. Na realidade, é-nos fácil perceber, caso paremos um pouco para pensar, que a realidade que “1984” nos apresenta não está assim tão distante como à primeira vista nos parece. Londres, por exemplo, é uma das cidades onde mais câmaras de vigilância há nas ruas. Consequentemente, é também uma das cidades com os índices de criminalidade mais baixos. Mas a pergunta aqui é: será que a paz justifica a invasão de privacidade e a vigilância constante? Na minha opinião, quando os direitos humanos são ignorados em prol de qualquer objetivo, por mais nobre que seja, a resposta é não. Ainda que tenha sido afirmado que George Orwell falhou na execução de “1984”, isso não me parece, de todo, verdade. Ele apenas tentou abrir os olhos dos seus contemporâneos para o que poderia acontecer no então longínquo futuro do ano de 1984. E abre-nos os olhos para o que pode ainda vir a acontecer. Em suma, “1984” é, talvez, a melhor distopia do século XX, bem como a mais completa e, de certa forma, a mais real.
O que mais me fascinou neste livro foi a visão futurista que o autor teve. Tudo bateu certo. Vivemos, apesar de uma forma mais ligeira, o mundo do "1984". O Big Brother está em todo o lado, literalmente. Recomendo!
Um dos livros que ficará para sempre como um dos melhores da história da literatura. Inicio um pouco confuso, mas assim que estamos dentro da história deixamo-nos levar por este enredo maravilhoso e que nos alerta ao mesmo tempo para muitos dos problemas da sociedade atual. A parte final do livro é genial e responde a todas as perguntas que se foram levantando ao longo da leitura, dá que pensar
Livro muito bom, com uma abordagem crítica e bastante actual, feita a transposição temporal devida. Esta é uma das obras mais influentes de Orwell e claramente o feito não faz jus a imponência do livro.
É um clássico, mas não deixa de ser uma leitura quase obrigatória. É bastante interessante esta utopia, mas perturbadora quando percebemos o seu objectivo e intenção. Principalmente nos dias de hoje que vemos a nossa privacidade e a vontade própria manipuladas por terceiros. Este livro fascinou-me tanto quanto me perturbou, e por isso, abriu-me o 'apetite' de conhecer mais utopias de outros escritores e querer informar-me mais. É sem dúvida, uma grande recomendação.
Uma das minhas leituras e verão. Um livro muito inteligente que está, ainda hoje, muito atual. Qualquer um devia ler. Recomendo.
Apesar de um clássico, esta obra é intemporal. Deixa-nos a pensar na sociedade em que vivemos atualmente e cria em nós a dúvida do que será que está ainda para vir, numa altura em que a nossa privacidade é constantemente questionada uma vez que vivemos na era da partilha e da globalização. Recomendo. É uma leitura transversal, adequada aos jovens e aos mais velhos.
Sobre um sistema político e numa abordagem desconcertante, fez-me questionar os nossos conceitos de privacidade, numa altura de internet, drones, smartphones, gps, e com um estilo de vida em que voluntariamente nos expomos nas redes sociais. Fez-me pensar na relevância da informação a que temos acesso, na veracidade das nossas fontes (será que temos ao nosso dispor informação isenta?), e em concordar que estamos, hoje mais do que nunca, a ser continuamente monitorizados e moldados. Recomendo a leitura.
Para uma pessoa como eu, que vai agora ingressar no curso de Ciência Política, foi uma excelente oportunidade ter conhecimento deste livro. Uma crítica imensa ao estalinismo, tal como os manuais de História nos ensinam, mas mostra o lado do Povo, o lado de quem está submetido ao regime sem nada poder fazer, enquanto que os manuais se focam mais no regime em si e em quem o lidera. 1984 é uma excelente obra que, apesar de ter sido escrita há décadas atrás, reflecte-se nos dias de hoje, o que torna a sua leitura surpreendente.
Fantástico livro, que nos transporta para um mundo noutra dimensão (ou talvez não)!! Grande história, que reflecte o poder exercido pelo estado e organismos mais ou menos legais sobre os cidadãos. Reflecte o que ainda hoje se passa em muitos países neste planeta azul.
1984 guia-nos numa realidade vigiada e que nos leva a questionar como seria viver num mundo assim. Um livro que nos leva à máxima " faças o que fizeres estará sempre alguém de olho em ti."
Um livro fundamental e recomendado a jovens estudantes que frequentam o 12º ano de escolaridade pois insere-se na matéria lecionada em história. A cada vez que passamos as páginas deste livro apercebemo-nos que o que estamos a ler não é nada de estranho, e assumimos que o mundo no qual vivemos não é assim tão diferente do descrito no livro. Este livro serve como reflexão ao poder exercido pelo Governo sobre a sociedade e o poder que os mídia têm ao conseguirem captar a fragilidade humana.
Um livro antigo mas actual, que retrata uma sociedade que vive na ignorância e que aceita tudo o que é dito!
Um livro que demonstra uma completa transversalidade temporal, ainda que tivesse sido escrito como forma da crítica ao império estalinista, opressivo e controlador. O lema "Big brother is watching you" personifica a sociedade descrita nesta obra em que o controlo autoritário é o paradigma do funcionamento de uma civilização que se pauta pela defesa da guerra constante, como forma de manter o grosso do população obnubilado e emocionalmente envolvido num Estado fechado.
Um livro de alta qualidade literaria que nos vicia e transporta para outra dimensão... uma bela previsao da parte de G. Orwell. Muito bom, aconselhamento vivamente.
Este é um livro viciante que se lê, com prazer, de uma assentada. Tendo sido escrito há uns bons anos atrás não deixa de ser um livro atual com as adaptações necessarias à evolução tecnológca atual. Porque o "big brother" existe, agora é mais fácil controlar o que se deseja controlar. A era digital permite um panóplia de soluções e alternativas que no tempo analógico de 1984 não era possível. Ainda existem locais por esse mundo fora onde este tipo de situações acontece e que nos desperta a curiosidade "big brotheriana". Este é um livro recomendado a todos aqueles que se interessam por estas matérias e que deveria ser obrigatório para os que não acreditam ou desvalorizam. Excelente.
5*
Um clássico que merece ser lido e relido! Um livro tão antigo... Mas tão actual! Recomendado!