Um Guião para um Futuro Ministro das Finanças

Por um Ministro defensor dos Contribuintes

by Pedro Braz Teixeira
Publisher: Ideia-Fixa, January of 2020 ‧
"O Guião agora publicado pelo Dr. Pedro Braz Teixeira constitui, em minha opinião, um contributo sério e original para o indispensável debate que a sociedade portuguesa necessita de realizar sobre a forma de fazer política governamental. Por se tratar especificamente do Ministério das Finanças, cruzam-se inevitavelmente muitos planos: o da política geral, o do enquadramento das políticas públicas (na área financeira e não só), o do conteúdo dessas políticas e até o plano do que antigamente se designava por planeamento económico. Pedro Braz Teixeira enfrenta corajosamente esta complexidade e desafia-nos para uma reflexão importante a que não nos devemos furtar."
João Ferreira do Amaral

"O Guião proposto por Pedro Braz Teixeira para um futuro Ministro das Finanças apresenta-se como uma espécie de canivete suíço oferecido, em termos gerais, aos dirigentes partidários que aspirem à liderança de um governo em Portugal e, em termos mais particulares, aos que ambicionem ser Ministros das Finanças. Compõem-no propostas de organização político-administrativa do governo, da administração pública e dos partidos na oposição e propostas de política económico-financeira, de largo espectro, intercaladas com críticas aos caminhos que têm sido seguidos em várias frentes. Controverso por natureza, está escrito em linguagem prática e facilmente acessível para não especialistas. E tem como pano de fundo uma abordagem céptica da vida pública, resumida, aliás, numa frase que aparece quase à cabeça do primeiro capítulo e onde o autor declara defender ‘que quer a acção do Estado quer a do mercado sejam encaradas com cepticismo’."
Vítor Bento

"Este livro é ainda mais ambicioso do que o seu título indica. Na verdade, não se limitando apenas ao Ministro das Finanças, elenca um vasto conjunto de problemas que confrontam o governo no seu todo. (…) Um tema especialmente relevante e a merecer debate e aprofundamento neste início de uma nova legislatura."
Teodora Cardoso

Um Guião para um Futuro Ministro das Finanças

Por um Ministro defensor dos Contribuintes

by Pedro Braz Teixeira

Property Description
ISBN: 9789898906458
Publisher: Ideia-Fixa
Release Date: January of 2020
Language: Portuguese
Dimensions: 139 x 219 x 12 mm
Cover: Softcover
Pages: 158
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Economics, Finance and Accounting > Economy
EAN: 9789898906458

Excelente

Maria Santos

Propostas excelentes para o despertar das nossas consciências de cidadãos interessados em salvar o nosso país. Alerta-nos para problemas que não imaginámos que existem, porque não se fala deles. Recomendo vivamente para que sejamos pessoas informadas e empenhadas na vida política do nosso Portugal e questionemos as más decisões.

ABOUT THE AUTHOR

Pedro Braz Teixeira

Pedro Braz Teixeira (Lisboa, 1962) é licenciado em economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (FEUNL), onde fez igualmente uma pós-graduação em Economia Internacional. Tem também uma pós-graduação em história do século XIX pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas daquela universidade. Foi assistente na FEUNL, economista chefe do Banco Santander Totta, adjunto da Ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, investigador no Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP) da Católica Lisbon School of Business and Economics e investigador do Nova Finance Center, Nova School of Business and Economics. Atualmente, é diretor do Gabinete de Estudos do Fórum para a Competitividade. Publicou O Fim do Euro em Portugal? (2012, Actual Editora) e O Euro e o Crescimento Económico (2017, Fundação Francisco Manuel dos Santos).

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT