Segredos de Abril

Book 1

by José Manuel Barroso
Publisher: Editorial Notícias, April of 1995 ‧
OUT OF STOCK OR NOT AVAILABLE
Sell ​​your book
Esta colectânea de artigos que José Manuel Barroso publicou no Diário de Notícias, por ocasião do 20º aniversário do 25 de Abril, é o fruto de uma aturada investigação jornalística sobre os anos da Revolução. Merecem especial destaque os trabalhos de pesquisa sobre os acontecimentos do 25 de Novembro e do 11 de Março, onde o olhar se distancia dos "vencedores" para se fixar no "outro lado". "E o outro lado é (...) um enorme icebergue, sem a descoberta do qual muitas das lutas contra o regime anterior, e muito do que se passou no pós-25 de Abril não seriam entendíveis".

Segredos de Abril

by José Manuel Barroso

Property Description
ISBN: 9789724607290
Publisher: Editorial Notícias
Release Date: April of 1995
Language: Portuguese
Dimensions: 150 x 230 x 20 mm
Pages: 196
Format: Book
Collection: Textos e Documentos
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Memories and Testimonies
EAN: 9789724607290
Recommended Minimum Age: Not applicable

ABOUT THE AUTHOR

José Manuel Barroso

Nasceu na Vila das Lajes do Pico, Açores, em 1943. Andou pelo mundo quase todo, como jornalista. Viveu no Alentejo, no Algarve, na Madeira, em Lisboa e no Porto, e em África (Guiné-Bissau). Iniciou-se nas artes do jornalismo no Funchal, no semanário Comércio do Funchal. Depois trabalhou em vários diários de Lisboa, nomeadamente República, Jornal Novo e semanário O Jornal. Ingressou em 1978 na agência de notícias Anop, da qual foi diretor. Foi ainda diretor da agência Lusa da qual foi posteriormente Presidente. Foi também diretor dos diários O Primeiro de Janeiro, no Porto, e Diário de Notícias, de Lisboa.
Como jornalista ganhou o Prémio de Jornalismo, do clube português de imprensa, pelos seus trabalhos sobre a transição portuguesa para a democracia (publicados em livro, Segredos de Abril, com prefácio do Professor José Manuel Medeiros Ferreira). Capitão miliciano na Guiné, durante a guerra colonial, foi assessor de imprensa do comandante/chefe e governador, general António de Spínola – e membro do movimento dos capitães. Foi condecorado com o grau de Grande Oficial da Ordem da Liberdade, pelo Presidente da República, em 2021, na sua qualidade de Capitão de Abril. Começou a escrever poesia durante a pandemia da Covid.
Tem publicados três livros: Se ficares conto-te o meu sonho, Húmus, em dezembro de 2023; Monchique, On Y Va, em 2024; e Se ficares conto-te o meu sonho, seguido de Viagem, Húmus, também em 2024. Ganhou o prémio de conto (+65) da Aveiro Capital Portuguesa da Cultura, em 2024, por voto unânime do júri presidido pelo escritor Gonçalo M. Tavares. Lajes é uma evocação da sua vila e da sua ilha do Pico e o seu quarto livro de poesia, Letras Lavadas, em 2025.

(see more)

BY THE AUTHOR