O Teatro de Revista e a 1ª República

Ernesto Rodrigues e a parceria (1912-1926)

by Pedro Caldeira Rodrigues
Publisher: INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda, July of 2011 ‧
OUT OF STOCK OR NOT AVAILABLE
Sell ​​your book
O Teatro de Revista atravessa a I República com assinalável pujança e marca significativamente a vivência social, política e cultural do nosso País nos anos agitados que vão do derrube da monarquia até ao golpe militar que instaura a ditadura, em 1926.
Esta obra, da autoria de Pedro Caldeira Rodrigues, jornalista e mestre em História, oferece-nos uma incursão pioneira no mundo do teatro de revista da I República, em especial através do estudo do papel fulcral desempenhado por A Parceria, liderada por Ernesto Rodrigues e que integrava também Félix Bermudes e João Bastos. Desfilam assim perante nós os principais acontecimentos da época, as recordações e as memórias de quantos atravessaram esse meio teatral e, também, o quotidiano da cidade de Lisboa e da sua população.
Com esta viagem ao mundo do teatro de revista, que marcou aliás grande parte do nosso século XX, esta obra, agora editada pela Fundação Mário Soares, pretende contribuir para a melhor compreensão de aspectos muitas vezes ignorados da nossa vida colectiva nesses anos da I República.
Apoios: Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e Sociedade Portuguesa de Autores.

O Teatro de Revista e a 1ª República

Ernesto Rodrigues e a parceria (1912-1926)

by Pedro Caldeira Rodrigues

Property Description
ISBN: 0000006790873
Publisher: INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda
Release Date: July of 2011
Language: Portuguese
Dimensions: 242 x 270 x 10 mm
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > History > History of Portugal
EAN: 0000006790873

ABOUT THE AUTHOR

Pedro Caldeira Rodrigues

PEDRO CALDEIRA RODRIGUES (Lisboa, 19 de setembro de 1958) é licenciado em História (1981) e Mestre em História e Cultura Europeia Contemporâneas pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (2008). Foi professor do Ensino Secundário entre 1983 e 1987. Jornalista do diário Público desde o ano da sua fundação, em 1990, nas secções de Política Nacional, e desde 1991 na Política Internacional. Autor dos textos e organizador dos mapas do Atlas da Europa, publicado pelo jornal Público, em 1992, e reeditado em 2001 (3ª edição). Destacado, em inícios de 1992, como jornalista da secção Internacional para a crise na região balcânica e a guerra na ex-Jugoslávia. Escreveu O Vírus balcânico. O caso da Jugoslávia, em parceria com o jornalista sérvio Stevan Niksic, ex-editor da revista NIN (Assírio e Alvim,1996). É colaborador da revista VISÃO HISTÓRIA e redator da Lusa, Agência de Notícias de Portugal, secção Internacional, desde 1 de Janeiro de 2011. Assinou recentemente Teatro de Revista e I República. Ernesto Rodrigues e A Parceria (1912-1926), Lisboa, Fundação Mário Soares/Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), 2011.

(see more)